Vegan Ramen | Comida com sentimento

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Nutritivo Ramen Vegan é uma mistura saborosa de tofu, bok choy, cebola verde, gengibre, cogumelos e macarrão ramen, tudo cozido em um caldo complexo e saboroso. O jantar ou almoço aconchegante perfeito, fácil e à base de plantas para os meses mais frios!

ramen vegan servido com palitos

Fazer ramen em casa é mais fácil e acessível do que você imagina! É certo que esta é a primeira receita de ramen que desenvolvi, e sei que não é autêntica, mas acredite, é MUITO boa! Mesmo assim, esta não é uma receita de ramen totalmente autêntica, com certeza você vai adorar o quão rica e saborosa ela fica. Também é muito fácil e rápido de fazer.

Mais tradicionalmente, o caldo ramen é feito fervendo vários cortes de carne por um longo período de tempo, o que resulta em um caldo rico e saboroso. No entanto, como esta é uma receita vegetariana, estamos ficando um pouco mais criativos. Mais sobre isso depois 🙂

Uma das minhas coisas favoritas para comer fora é ramen e temos dezenas de locais de ramen em Portland. Eu não posso esperar até que possamos nos aventurar mais e eu possa realmente explorar a cena ramen aqui em Portland!

tigela de ramen vegan servido com pauzinhos

Ingredientes para ramen vegan:

Esta receita de ramen vegan está repleta de ingredientes saudáveis ​​e nutritivos que trazem um sabor incrível ao caldo. Aqui está o que você precisa:

  • Óleo de gergelim torrado. Eu amo o sabor do óleo de gergelim torrado e você vai precisar de um pouco para cozinhar o tofu e os vegetais. Se você tiver apenas óleo de gergelim normal ou mesmo azeite de oliva, isso também funciona.
  • Tofu. Para manter esta receita de ramen vegana, estamos usando tofu em vez de frango ou porco. Você também pode deixar isso completamente como desejado ou até mesmo usar uma proteína vegetal diferente.
  • Bebê Bok choy. Este verde parecido com repolho é um vegetal popular na culinária asiática. Eu gosto de usar baby bok choy porque as folhas novas são mais tenras e doces do que o bok choy de tamanho normal.
  • Cebola verde. Adiciona sabor, textura e cor!
  • Cebola doce. Para um delicioso sabor aromático.
  • Cogumelos shitake. Sinta-se à vontade para trocar os cogumelos frescos por 1/2 onça de cogumelos shiitake secos se forem mais fáceis de encontrar.
  • Caldo de legumes. Eu recomendo o uso de caldo com baixo teor de sódio para ajudar a controlar o nível de sódio neste prato de ramen. Ultimamente, tenho adorado a base de vegetais da marca melhor do que caldo!
  • Intensificadores de sabor. Esses extras dão ao ramen um sabor rico e incrível – alho, gengibre ralado na hora, pasta de missô e molho de soja.
  • Miojo. Sinta-se à vontade para usar tanto macarrão quanto você quiser. Eu prefiro que minha sopa tenha mais caldo, então descobri que 6 onças de macarrão (2 pacotes de macarrão ramen médio) são um pouco demais. Você pode separá-los e adicionar o valor que desejar. Se você adicionar macarrão adicional, sugiro adicionar um pouco mais de caldo e molho de soja (cerca de 1 xícara adicional de caldo e 1 colher de sopa de molho de soja).
  • Extras. Na hora de servir, gosto de acrescentar cenouras salteadas, cebolinha e sementes de gergelim.

fazendo ramen vegan em uma panela grande

Uma nota sobre macarrão ramen:

Para o macarrão, eu uso o macarrão instantâneo simples do pacote e eles funcionam muito bem. Com todos os sabores e texturas deste prato, você nunca imaginaria que eram macarrões embalados baratos. Lembre-se de jogar fora o pacote de temperos que vem com ele! Eu recomendaria verificar se o seu macarrão é vegano, já que ocasionalmente o macarrão ramen contém ingredientes que os tornam não veganos.

Em minha loja local de alimentos naturais, vi macarrão ramen fresco feito localmente que sempre quis experimentar. Eles são bastante caros, mas acho que valeria totalmente a pena, na ocasião, para mais ramen autêntico.

E conforme mencionado acima e nas notas da receita abaixo, fique à vontade para usar a quantidade de macarrão que preferir. Você sempre pode quebrar os pacotes ao meio para obter a quantidade desejada.

Como fazer ramen vegan:

Fazer ramen vegan é realmente muito fácil! Aqui está um rápido resumo do que está envolvido, mas você pode encontrar a receita completa na parte inferior da postagem.

  1. Cozinhe bok choy. Salteie o bok choy até ficar ligeiramente carbonizado no fundo. Adicione água na frigideira, tampe e cozinhe no vapor até ficar macio. Retire da frigideira, retire a água e limpe levemente.
  2. Cozinhe o tofu. Usando a mesma frigideira, aqueça o óleo de gergelim em fogo médio. Quando estiver bem quente, adicione o tofu e refogue, mexendo a cada poucos minutos até dourar por todos os lados.
  3. Sauté veggies. Enquanto o tofu está cozinhando, coloque óleo de gergelim em uma panela grande e, uma vez quente, acrescente a cebolinha verde, o gengibre, a cebola e o alho. Refogue por 5 minutos e, em seguida, adicione os cogumelos e cozinhe por mais 3 minutos.
  4. Adicione o caldo e os condimentos. Misture o caldo, o missô, o molho de soja, tampe e leve para ferver. Depois de ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos.
  5. Cozinhe o macarrão. Adicione o macarrão ramen e cozinhe por mais 2 a 4 minutos, dependendo de quão tenro você prefere seu macarrão. Os meus ficaram perfeitos por volta de 3 minutos.
  6. Servir. Usando pinças ou pauzinhos, remova o macarrão e coloque-o uniformemente em 2 tigelas de sopa grandes. Coloque o caldo e os vegetais por cima do macarrão e cubra com o tofu, o bok choy e outras coberturas opcionais. APROVEITAR!!

mão tirando macarrão de uma tigela com pauzinhos

Armazenamento de sopa de ramen:

Sobras. Qualquer resto de ramen que você tiver, pode ser armazenado em um recipiente hermético e mantido na geladeira por até cerca de 3 dias. Você pode reaquecer o ramen no fogão ou no micro-ondas e adicionar mais caldo. Observe que, enquanto descansa, o macarrão realmente absorve o líquido e fica um pouco encharcado. Se você tiver sobras, sugiro realmente armazenar o macarrão e o caldo separadamente e simplesmente combiná-los quando estiver pronto para comer.

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Congelando. O macarrão nesta sopa não resiste ao congelamento. Você pode segurar o macarrão e congelar a sopa sem eles. Depois que a sopa estiver completamente resfriada, coloque-a em um recipiente próprio para freezer ou em um saco para freezer do tamanho de um galão que possa ser fechado novamente. Pode ser congelado por até 3 meses. Para descongelar, transfira o caldo para a geladeira e guarde durante a noite. Quando estiver pronto para servir, aqueça em fogo médio no fogão. Você pode adicionar o macarrão neste momento.

tigela cheia de macarrão ramen, cogumelos, cenoura e bok choy

Como de costume, POR FAVOR, deixe-me saber se você faz este ramen vegano e se gosta! Você pode voltar aqui e deixar um comentário ou marcar-me no instagram (@foodwithfeeling).

Veja como fazer esta receita de Ramen Vegan:

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Descrição

Nutritivo Vegan Ramen é uma mistura saborosa de tofu, bok choy e cebola verde, gengibre, cogumelos e macarrão ramen, tudo cozido em um caldo complexo e saboroso. O jantar ou almoço aconchegante perfeito, fácil e à base de plantas para os meses mais frios!



Escala

Ingredientes

  • 2 colheres de chá óleo de gergelim torrado, dividido (1 colher de chá para tofu e 1 para vegetais)
  • ½ bloco de tofu (~ 7 onças), prensado e cortado em pedaços pequenos
  • 1 baby bok choy, pontas aparadas e cortadas ao meio
  • 1/4 xícara de cebola verde, cortada em cubos (mais mais para cobertura, se desejar)
  • 1 pedaço de gengibre, descascado e finamente picado *
  • 1/2 de uma cebola doce cortada em tiras finas (gosto das minhas meias-luas)
  • 2 dentes de alho finamente picados
  • 5 onças (pouco mais de ¼ libra) de cogumelos shiitake, fatiados
  • 4 xícaras de caldo de vegetais
  • 1 colher de sopa de pasta de missô, usei branco, mas amarelo ou vermelho também funcionam
  • 2 colheres de sopa de molho de soja
  • 1 Pacote de 3 onças de ramen (veja as notas se quiser macarrão extra)
  • Para costurar: cenouras salteadas, cebola verde, sementes de gergelim


  1. Pulverize levemente uma frigideira antiaderente grande com spray de cozinha e aqueça para médio-alto. Quando estiver bem quente, acrescente o bok choy, com o lado cortado para baixo e refogue por 4 minutos ou até que esteja ligeiramente carbonizado no fundo. Adicione ½ xícara de água na frigideira e leve para ferver. Tampe e cozinhe por 4 minutos até ficar macio. Retire da frigideira, retire a água e limpe levemente.
  2. Usando a mesma frigideira, aqueça 1 colher de chá de óleo de gergelim em fogo médio. Quando estiver bem quente, adicione o tofu e refogue por 15 minutos, mexendo a cada poucos minutos até dourar por todos os lados.
  3. Enquanto isso, em uma panela grande, adicione o óleo de gergelim restante e aqueça em fogo médio. Quando estiver bem quente, acrescente a cebola verde, o gengibre, a cebola e o alho. Refogue por 5 minutos. Adicione os cogumelos e cozinhe por mais 3 minutos.
  4. Misture o caldo, o missô, o molho de soja, tampe e leve para ferver. Depois de ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos.
  5. Adicione o macarrão ramen e cozinhe por mais 2 a 4 minutos, dependendo de quão tenro você prefere seu macarrão. Os meus ficaram perfeitos por volta de 3 minutos.
  6. Usando pinças ou pauzinhos, remova o macarrão e coloque-o uniformemente em 2 tigelas de sopa grandes. Coloque o caldo e os vegetais por cima do macarrão e cubra com o tofu, o bok choy e outras coberturas opcionais.
  7. Sirva imediatamente e DESFRUTE !!

Notas

Pasta de miso– você pode deixar isso de fora, se não tiver disponível.

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Gengibre- você também pode usar 1 colher de chá de pasta de gengibre

Cogumelos você pode trocar os cogumelos frescos por 0,5 onças de cogumelos shiitake secos

Macarrão- Eu testei isso de várias maneiras e descobri que 6 onças de macarrão são um pouco demais, já que prefiro uma sopa de caldo. Você pode fazer 6 onças (2 pacotes de macarrão ramen médio) ou mesmo 4 ½ onças, mas quebrando um dos pacotes ao meio e adicionando 1 ½ pacote à sopa. Se você adicionar macarrão adicional, sugiro adicionar um pouco de caldo extra e molho de soja também (cerca de 1 xícara adicional de caldo e 1 colher de sopa de molho de soja)

  • Categoria: jantar
  • Método: fogão
  • Cozinha: Asiática

Palavras-chave: ramen vegan, ramen, macarrão ramen



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