Superando Atelofobia, o Medo de Ser Imperfeito, Escolha o Cérebro

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Qual é o seu maior medo irracional?

Para muitos, é o medo de cobras, aranhas, alturas ou espaços fechados.

Mas para outros, seu maior medo não é ser perfeito.

Se você está constantemente estressado pela busca da perfeição ou acha seu perfeccionismo paralisante, você pode ter atelofobia.

Aprenda como essa forma extrema de perfeccionismo pode diminuir sua vida e saúde e o que você pode fazer sobre isso.

O que é atelofobia?

Atelofobia é definida como o medo mórbido da imperfeição em si mesmo. (1) A palavra atelofobia é derivado das palavras gregas atelès que significa “imperfeito” ou “incompleto” e phóbos o que significa “medo” ou “pânico”. A atelofobia, como outras fobias, é um distúrbio de ansiedade. Pessoas com esse distúrbio são chamadas de atelófobos.

Os atelofóbicos sofrem com o medo de não serem bons o suficiente e geralmente sentem que tudo o que fazem é errado.

A atelofobia ocorre quando as expectativas percebidas de uma pessoa não correspondem à realidade.

Pessoas que desenvolvem atelofobia geralmente são altamente inteligentes e capazes. 2)

Talentosos, mas paralisados ​​pelo medo do fracasso, os atelofóbicos têm pavor de cometer erros.

Como resultado, eles optam por desistir de tarefas, não competir com os outros e evitar desafios.

Como a Atelofobia difere da maioria das outras fobias

Todas as fobias são medos irracionais extremos, mas a natureza do estímulo da atelofobia o torna diferente da maioria das outras fobias.

Enquanto objetos externos (como aranhas ou cobras) ou situações (como alturas ou multidões) desencadeiam ansiedade na maioria das outras fobias, o gatilho da atelofobia vem de dentro.

O próprio julgamento de uma pessoa sobre si mesmo é o estímulo à atelofobia.

Evitar é uma estratégia comum de enfrentamento para pessoas com fobias. (3)

Por exemplo, digamos que você tenha aracnofobia, uma fobia de aranhas.

Você sabe que pode evitar amplamente uma resposta de ansiedade, simplesmente evitando aranhas.

Mas quando sua fobia é de opinião, você tem sobre si mesmo – de não ser bom o suficiente – não pode se afastar.

E você não pode prever quando terá uma reação ansiosa às suas falhas percebidas.

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A atelofobia pode ser difícil de diagnosticar e muitas vezes é confundida com perfeccionismo (um traço de personalidade) ou rotulada como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). 4)

Infelizmente, os atelófobos raramente consideram que seus sintomas são sinais de fobia e geralmente não procuram tratamento.

Sintomas de atelofobia

Existem muitos sintomas psicológicos da atelofobia – comportamento de esquiva, sentimentos de impotência, extrema ansiedade e pavor, medo de perder o controle, falta de foco e muito mais. (5)

Os sintomas físicos incluem sudorese, freqüência cardíaca elevada, dores de cabeça, tensão muscular, náusea, tremor e boca seca.

Outros sinais de que você pode estar propenso a atelofobia incluem:

O terrível medo de falhas

Embora muitas pessoas tenham medo de cometer erros, há uma grande diferença entre ficar nervoso antes de um evento significativo e ignorá-lo totalmente em pânico.

A extensão da sua reação a possíveis falhas é o que importa.

Padrões impossíveis

Embora a autocrítica seja normal, enormes demandas auto-impostas e a constante busca de erros podem ser um sinal do seu medo de ser imperfeito. (6)

Seu lema é: “Prefiro não fazer nada do que fazer errado.”

Enquanto esse for o caso, será difícil evitar problemas no trabalho e problemas com o seu bem-estar geral.

Fuja das tarefas diárias

É desafiador fazer telefonemas, escrever uma mensagem ou conversar com outras pessoas?

Você evita limpar sua casa porque sabe que ela não atende aos seus altos padrões?

A diferença entre atelofobia e perfeccionismo

A atelofobia parece muito perfeccionismo – mas é a mesma coisa?

Não exatamente.

Há uma diferença central entre perfeccionismo e atelofobia.

Sim, os atelofóbicos costumam fazer da perfeição seu objetivo e não conseguem alcançá-lo, porque nada é perfeito o suficiente para eles.

Mas a atelofobia é mais do que apenas manter-se em padrões elevados.

É uma fobia específica que é mais paralisante do que motivadora.

Ao contrário dos perfeccionistas que respondem à ansiedade trabalhando mais e realizando mais, os atelófobos escolhem a inação para evitar possíveis falhas.

O perfeccionismo também se manifesta frequentemente como um desejo de conquista e sucesso pessoal.

Esses “esforços perfeccionistas” podem realmente torná-lo uma pessoa melhor e mais bem-sucedida. (7, 8)

A atelofobia não tem essa vantagem.

Causas da atelofobia

Ninguém conhece a verdadeira causa da atelofobia.

Pode haver uma propensão genética ou pode resultar de um evento traumático.

Mas, na maioria dos casos, é uma resposta aprendida que começa na infância ou adolescência.

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Pais exigentes que exigem perfeição e professores rígidos incentivando as notas mais altas podem se tornar os principais fatores para futuros transtornos mentais, incluindo o medo de não serem bons o suficiente. (9)

Quando crianças ou adolescentes não conseguem atender às expectativas irreais e elevadas dos pais, geralmente acabam sofrendo de depressão, medo de falhar e apatia.

Outra causa de atelofobia pode ser a natureza humana.

Pessoas excessivamente sensíveis podem se esforçar quando competem e fracassam.

Comentários negativos e críticas severas os desanimam e podem levar a uma completa perda de confiança. (10)

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Sua tendência natural à preocupação torna esses indivíduos mais propensos à atelofobia.

Algumas pessoas podem desenvolver atelofobia comparando-se constantemente com outras.

Isso é particularmente comum entre os empresários que obtêm sucesso com a maioria das medidas, mas se esforçam para ser o próximo Elon Musk ou Mark Zuckerberg. (11)

Parafraseando o psicólogo social Dr. Leon Festinger, um renomado especialista em teoria das comparações sociais, o desejo de nos compararmos com os outros é tão poderoso quanto a sede ou a fome, mas quase sempre é desencorajador, porque sempre haverá alguém melhor que você. (12)

Os efeitos prejudiciais à saúde de buscar a perfeição extrema

Buscar a perfeição extrema pode levar a vários problemas de saúde física relacionados ao estresse. (13)

Eles incluem, mas não estão limitados a:

  • Dores de cabeça – O estresse desencadeia e intensifica a tensão em sua mente.
  • Ataques cardíacos – O estresse aumenta a pressão arterial, danificando suas artérias.
  • Problemas de pele – O estresse libera substâncias químicas que levam à desidratação, rubor, rosácea ou eczema. (14)
  • Sistema imunológico enfraquecido – Preocupações constantes de não ser bom o suficiente comprovam a quebra do sistema imunológico. (15)
  • Problemas respiratórios – A ansiedade causa tensão muscular que leva à falta de ar.
  • Diminuição do desejo sexual – O estresse afeta os níveis de hormônios sexuais em homens e mulheres. (16)
  • Problemas nos dentes e gengivas – O estresse pode causar tiques nervosos, ranger de dentes e, portanto, dores e danos na mandíbula. (17)

O estresse constante de buscar a perfeição irracional pode até levar à incapacidade a longo prazo. (18)

Além da saúde física, esse tipo de perfeccionismo destrói a produtividade.

Estudos de caso de pintores talentosos mostraram que eles desistem ou ocultam seu trabalho porque consideram que suas pinturas não são perfeitas o suficiente.

Remanejando-os repetidamente, esses artistas nunca estão satisfeitos; Como resultado, eles não completam nada. (19)

Como superar o medo de não ser bom o suficiente

Se você mostrar sinais de atelofobia, considere aconselhamento profissional.

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Como é o caso de outras fobias específicas, a primeira linha de tratamento para atelofobia é a psicoterapia.

Ao se concentrar no relaxamento e ajudar o paciente a entender como permitir a imperfeição, a psicoterapia pode ajudar a superar a fobia. (20)

Pensa-se que dois tipos específicos de psicoterapia são eficazes para a atelofobia.

A terapia de exposição força os pacientes a enfrentar seus medos para superar sua ansiedade.

Com a exposição repetida a gatilhos que não produzem a reação estressante esperada, a mente eventualmente se adapta e para de reagir adversamente.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) procura modificar padrões de pensamentos negativos para mudar o humor e o comportamento.

Uma combinação de terapias cognitivas e comportamentais, a TCC concentra-se em pensamentos, ações e comportamentos.

Ele identifica situações da vida que podem ter levado à fobia e fornece estratégias construtivas para lidar com elas.

A TCC exige de 10 a 20 sessões para alcançar resultados.

Outros tratamentos para a atelofobia incluem terapia de grupo, meditação, hipnoterapia e psicologia energética.

Às vezes, medicamentos anti-ansiedade também são prescritos. (21)

Todos esses tipos de tratamento para atelofobia se complementam e funcionam melhor quando usados ​​juntos.

Atelofobia: os resultados

O medo é uma reação natural do cérebro a situações desconhecidas, suspeitas e estressantes.

Mas quando se torna irracional, o medo pode se transformar em fobias que prejudicam a vida profissional e pessoal, a saúde e o bem-estar geral.

Uma dessas fobias é a atelofobia, o medo de ser imperfeito.

A atelofobia impede você de agir, arruina a produtividade, enfraquece sua saúde física e prejudica sua capacidade de interagir com outras pessoas.

Tratamentos como psicoterapia, terapia cognitivo-comportamental, terapia de exposição, meditação e medicamentos podem ajudar a gerenciar e superar a atelofobia.

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Lesley é um escritor profissional da Web e criador de conteúdo. Ela colabora com publicações sobre marketing digital, artesanato, autodesenvolvimento e produtividade. Nos livros e nas viagens em que ela confia, você pode conhecer Lesley no Facebook e discutir Hemingway ou Paris com ela.



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