Superando a raiva – Aprenda a controlar suas reações

Superar a raiva
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Superar a raiva

O que é raiva e quando ela aparece?

A raiva surge como uma resposta a sentimentos de insatisfação, frustração e infelicidade, que geralmente surgem quando não gostamos de uma pessoa, de um determinado objeto ou de uma situação.

Geralmente aparece quando somos incapazes de realizar nossos desejos ou vontades, ou quando somos forçados a fazer algo que não gostamos de fazer ou preferimos evitar.

Em tais situações, a mente reage produzindo infelicidade e estresse, e isso leva à raiva e ressentimento.

A vida cotidiana nos confronta com muitas situações, que podem produzir raiva.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Seu parceiro, filhos ou amigos, dizem ou fazem coisas que você não gosta.
  • Você quer fazer uma xícara de café, mas descubra que ficou sem café.
  • Você chega atrasado à estação e descobre que o trem já partiu.
  • Você precisa conversar com alguém de quem não gosta.
  • Seus planos podem não sair como você deseja.

Todas essas e outras situações semelhantes podem causar raiva. A questão é: você precisa reagir automaticamente ou pode mudar sua reação e evitar a raiva?

A verdade é que você pode aprender a reagir de maneira diferente. Isso exigiria algum esforço, mas definitivamente vale a pena.

A raiva é a reação mais negativa e deve ser evitada o máximo possível. Esta é uma obrigação, se você deseja progredir no caminho do auto-aperfeiçoamento.

Você não pode evitar todas as situações que causam raiva; no entanto, com algum treinamento, você pode aprender a mudar suas reações e atitudes. Você pode aprender a não ficar com raiva.

Você precisa estar ciente das situações que podem levar à raiva e estar alerta o suficiente quando as experimentar.

Você pode superar a raiva, mas isso requer algum trabalho interno de sua parte. Você não precisa reagir automaticamente, pode aprender a agir conscientemente e controlar suas reações.

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8 dicas simples para superar a raiva

  1. Quando você se sentir desconfortável e infeliz, pare o que está fazendo e visualize uma agradável cena mental do passado. Pense em algo que te fez feliz.
  2. Quando sentir que está ficando com raiva, respire fundo algumas vezes. Isso atrasará a raiva e o acalmará.
  3. Conte devagar de um a dez. Isso atrasará sua reação de raiva e a enfraquecerá. Você pode tornar esse exercício mais eficaz contando para trás, de dez para um.
  4. Durante o seu tempo livre, pense sobre o que a raiva leva e como vale a pena evitá-la.
  5. Ao sentir raiva, beba um pouco de água. Isso tem um efeito calmante no corpo, nas emoções e na mente.
  6. Esforce-se para ser o mais paciente possível no seu dia-a-dia. À medida que você se torna mais paciente, fica mais lento com a raiva
  7. Um dos melhores remédios para a raiva é o desapego emocional. Quando você está emocionalmente desapegado, para de tomar as coisas pessoalmente, para de ser afetado pelo que as pessoas dizem ou fazem, e é mais fácil evitar ficar com raiva.
  8. Outra maneira de evitar a raiva é desenvolver o hábito da paz de espírito. Isso requer algum treinamento, mas é uma habilidade que vale a pena.

“Um homem apaixonado, monta um cavalo louco.” –Benjamin Franklin

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“Um homem briguento não tem bons vizinhos.” –Benjamin Franklin

“A raiva é um ácido que pode causar mais danos ao vaso em que está armazenado do que a qualquer coisa sobre a qual é derramado.” –Batista Batista

“Manter a raiva é como agarrar um carvão quente com a intenção de jogá-lo em outra pessoa; você é quem se queima. -Buda

“O melhor remédio para um temperamento curto é uma longa caminhada.” –Joseph Joubert

“Nunca faça nada quando estiver de mau humor, pois fará tudo errado.” –Baltasar Gracian

Fonte da imagem – DepositPhotos

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