Sua mente vagueia quando você precisa focar?

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Mente Errante

Você está ocupado com seu trabalho, lendo ou ouvindo uma palestra, quando de repente percebe que sua atenção se voltou para outros assuntos.

Você esqueceu o que estava fazendo e começou a sonhar acordado.

Em vez de focar no seu trabalho, no livro ou nas palavras do professor, você se perdeu em um devaneio sobre outra coisa, completamente sem relação com o que estava fazendo.

Você se senta à sua mesa no trabalho, em uma reunião ou na sala de aula, enquanto sua mente está a quilômetros de distância, ocupada com outras coisas. De repente, você percebe que alguém lhe fez uma pergunta. Você o vê olhando para você, mas não sabe qual era a pergunta. Isso pode ser embaraçoso.

Tenho certeza que você está familiarizado com essas situações. Isso geralmente acontece com a maioria das pessoas. A mente apenas se afasta.

Isso acontece quando há falta de foco.

O estranho é que você nem se lembra de quando sua mente se distraiu e por quanto tempo.

Isso acontece com todos e, às vezes, mesmo em situações em que pode ser arriscado perder a atenção, como ao dirigir.

Perder a atenção e permitir que a mente divague é uma ocorrência diária bastante comum. Isso acontece em todas as idades e para todas as pessoas.

Perder a atenção geralmente ocorre quando você está entediado, cansado ou fazendo algo que não gosta de fazer.

Quando você perde sua atenção e sua mente se afasta?

Quando sua mente divaga?

  • Se você não gosta do seu trabalho, sua atenção pode frequentemente desviar para outros assuntos.
  • Você pode pensar em suas últimas férias ou nas próximas férias.
  • Você pode começar a pensar na festa de amanhã ou no filme que viu ontem.
  • Você pode pensar em algo que alguém disse que o deixou com raiva.
  • Você pode se preocupar com todos os tipos de assuntos.
  • Frequentemente, você ouve as conversas que estão acontecendo ao seu redor, observa o que as pessoas estão fazendo ou apenas pensa em assuntos sem importância e irrelevantes.
  • A mente também tende a ruminar quando você tem preocupações e problemas.
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Perder sua atenção pode ser arriscado, se você é motorista ou trabalha com máquinas. Isso pode levar a erros e ineficiência em todo tipo de trabalho.

É menos provável que a mente divague, quando você está fazendo algo que ama ou que está animado. A emoção e o interesse não permitem que sua mente se afaste.

Isso é mais óbvio com as crianças jogando um jogo que elas gostam. Eles ficam absorvidos no jogo e ficam alheios a tudo o mais. No entanto, quando ficam entediados e perdem o interesse, sua atenção imediatamente se afasta e eles param de focar no jogo.

Vamos fazer uma experiência.

Vamos fazer um experimento controlando a atenção.

1 Sente-se confortavelmente em um lugar calmo.

2) Olhe para a praça abaixo e concentre sua atenção nela por cerca de dois minutos. Cuidado para não forçar os olhos. Pisque, se achar necessário.

3) Concentre-se na praça e tente não pensar em mais nada.

4) Você pode definir um despertador para tocar após dois minutos.

Agora, depois que você terminar, gostaria de fazer duas perguntas.

  1. O que aconteceu enquanto você tentava focar sua atenção na praça?
  2. Você conseguiu manter sua atenção firme? Provavelmente não!

Sua atenção se voltou para outros pensamentos, provavelmente apenas alguns segundos depois que você começou a tentar focalizá-lo. Então, você percebeu que não estava direcionando sua atenção para a praça e a trouxe de volta. Talvez isso tenha acontecido algumas vezes.

Este exercício prova a facilidade com que a mente se afasta. Tenho certeza de que você já percebeu o quanto é importante poder concentrar sua atenção no que está fazendo.

Você pode dizer que gosta de sonhar acordado e que gosta quando sua mente se afasta. É uma espécie de fuga de um trabalho chato ou de uma tarefa chata.

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É como umas férias. É uma maneira de escapar do que você não gosta. Na verdade, estou inclinado a acreditar que uma grande porcentagem de pessoas sonha acordada parte do tempo no trabalho, especialmente quando realiza algum tipo de atividade automática que não exige muita atenção.

A mente gosta de vagar para algo mais agradável e agradável do que o que você está fazendo no momento, mas pode igualmente vagar para pensamentos negativos, preocupações e problemas.

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Desenvolvendo a capacidade de controlar sua mente

Seria mais útil desenvolver a habilidade de controlar a atenção.

  • Isso aumenta o tempo de atenção e coloca você em uma posição melhor para fazer seu trabalho melhor e, portanto, obter uma promoção.
  • Com essa habilidade desenvolvida, quando você trabalha, a probabilidade de cometer erros é menor.
  • Você termina as tarefas em um curto espaço de tempo.
  • Em uma palestra, você não perderá nada.
  • Ao dirigir, você estará mais atento à estrada e como está dirigindo.
  • Quando estiver com amigos, em uma reunião ou com clientes, você não perderá o que está acontecendo e sempre estará ciente do que as pessoas estão dizendo ou perguntando.
  • Essa habilidade também é útil quando você medita, ajudando você a se concentrar e a limpar sua mente de pensamentos não essenciais.

Quando você tem mais controle de sua atenção, evita ficar distraído e pensar em outros assuntos, em locais e momentos em que você deve estar alerta e atento.

4 dicas simples para parar a divagação da mente

  1. Tente estar ciente dos pensamentos que passam por sua mente. Isso ajudaria você a se conscientizar quando sua mente começar a vagar e, portanto, estar na posição de trazê-la de volta mais facilmente.
  2. Tente se concentrar no que você está fazendo. Não faça uma coisa enquanto pensa em outra coisa.
  3. Quando você estiver ocupado com alguma coisa, e um pensamento importante surgir em sua mente, escreva-o em um pedaço de papel, para que você retorne mais tarde.
  4. Quando estiver cansado ou entediado no trabalho, enquanto estuda ou em qualquer outro momento, pare o que está fazendo por alguns momentos, estique o corpo e respire fundo algumas vezes.
  5. Quando sua mente se desviar para outros assuntos, pare e se pergunte: “O que posso fazer para tornar o que estou fazendo mais interessante?”
  6. Descanse bastante e durma e exercite seu corpo. Isso lhe daria mais energia para ficar alerta.
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No meu livro, Concentre sua atenção, eu cobri essa questão e forneço orientações e exercícios para focalizar a atenção.

Este livro ensina como melhorar a concentração e como se concentrar no que você está fazendo. Você encontrará neste livro orientações, dicas e exercícios simples para melhorar sua concentração, o que o ajudará a impedir que sua mente se desvie quando precisar focalizá-la.

Fonte da imagem – DepositPhotos

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