Quando a vida parece muito difícil: como passar o dia com atenção

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“Se hoje ficar difícil, lembre-se do cheiro de café, da maneira como a luz do sol bate em uma janela, o som da risada de sua pessoa favorita, a sensação quando uma música que você ama toca, a cor do céu ao anoitecer, e que nós somos aqui para cuidar uns dos outros. ” ~ Nanea Hoffman

Atualmente estou exausto. Absolutamente batida. Aceitei mais trabalho do que posso realizar com conforto no meu tempo disponível, estou me sentindo mal há algum tempo e meu filho de dezoito meses está em mais uma regressão do sono.

Quer esteja cuidando dele ou trabalhando, quase sempre estou fazendo alguma coisa, sete dias por semana. E, como muitos de nós, sinto que tenho muito poucos meios para me divertir e relaxar, mesmo se encontrar tempo, dadas as limitações da pandemia.

Eu sei que tenho pouco do que reclamar. Sou relativamente saudável, assim como as pessoas que amo. Tenho todas as minhas necessidades básicas atendidas. E tenho muito a apreciar. Mesmo assim, meus dias parecem opressores e difíceis.

Talvez você consiga se relacionar – e talvez para você seja ainda pior.

Talvez você esteja lutando com problemas de saúde mental por causa de meses de isolamento. Ou você está tentando descobrir como pagar suas contas porque perdeu seu emprego ou algumas de suas horas. Ou você está lidando com um ente querido doente, e a responsabilidade parece excessiva.

Se você está naquele lugar sobrecarregado agora – se está frustrado e exausto ou no fim da linha – eu entendo. Eu realmente quero. E não tenho respostas simples para esses problemas muito reais e talvez aparentemente intransponíveis.

Posso dizer, porém, que as coisas nem sempre são o que parecem. E não importa o que esteja por vir, há algumas coisas que todos podemos fazer para nos ajudar a superar este dia. Nossa sanidade intacta. Portanto, somos menos atormentados, mais fundamentados e mais capazes de lidar com o que quer que o futuro possa trazer.

Aqui estão algumas maneiras cuidadosas de encarar o dia em que tudo parece muito:

1. Faça apenas o que pode realizar com uma única tarefa.

Acho incrivelmente difícil estar presente quando tenho que fazer várias coisas ao mesmo tempo, porque sinto que estou falhando em todas elas e, inevitavelmente, fico preso na minha cabeça, julgando a mim mesmo e meus esforços.

Também não gosto de nada quando estou sobrepondo tarefas – mesmo que algumas delas pudessem ser agradáveis, como passar um tempo com meu filho ou escrevendo. É como ter vinte guias abertas em minha mente, com música, videoclipes e programas do Netflix tocando simultaneamente. Todas as coisas boas, mas não todas de uma vez!

Mesmo em tempos normais, os pais em particular precisam realizar várias tarefas múltiplas – há muito o que fazer entre cuidar dos filhos, cuidar da casa e trabalhar de verdade. Mesmo assim, percebi que posso pedir ajuda em muitas coisas e simplesmente deixar algumas coisas passarem. Posso lavar a louça mais tarde. Ou faça um almoço não cozido. Ou não fazer algumas das pequenas coisas que eu gostaria de fazer, mas na verdade não tenho que fazer para este site.

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Isso não é fácil para perfeccionistas. Queremos pensar que podemos fazer tudo – e fazer tudo bem. E se não podemos, somos duros com nós mesmos. Mas comecei a dizer a mim mesmo, no final do dia, se não consigo cumprir razoavelmente tudo na minha lista de tarefas, o problema não sou eu, é minha carga de trabalho.

Então faça uma coisa de cada vez, e se você sentir que simplesmente não pode, pergunte-se se isso é realmente verdade, ou se você está apenas apegado às suas ocupações – porque se sente produtivo, ou isso lhe dá uma sensação de controle, ou permite que você evite emoções que talvez não queira enfrentar.

2. Permita-se desfrutar das pequenas coisas.

Parece clichê, e eu sei que é, mas isso realmente é um salva-vidas. Quando seus dias parecem opressores, esses pequenos momentos podem ajudar muito a criar uma sensação de equilíbrio, mesmo que a vida não seja tão equilibrada agora.

Aproveite os cinco minutos para saborear seu chá ou café, em vez de rolar e passar por ele. Dance a sua música favorita e cante a letra, sentindo-a de verdade em seu coração. Reserve alguns minutos para olhar a lua e as estrelas à noite e se perca por um minuto na beleza da noite e na vastidão do universo.

Outra noite, após uma experiência particularmente difícil com meu filho, percebi que a lua parecia que alguém a havia pintado. Era realmente impressionante – cheio e muito mais laranja do que o normal – e não me lembro de tê-lo visto tão bonito antes.

Então eu encarei. Não tentei parar de pensar, só fiz porque era espetacular. E depois de alguns minutos me senti mais calmo. Eu tinha meditado sem nem mesmo tentar simplesmente apreciar algo que eu poderia ter perdido – apesar de ser enorme e bem alto no céu para eu ver.

Reserve um tempo para se surpreender com algo de que não gostará, a menos que escolha conscientemente se concentrar nisso. Veja as coisas que você não pode ver quando está com pressa. Ouça as coisas que você não consegue ouvir quando está estressado. Fique tão preso aos seus sentidos que todo o resto parece parar por um momento – porque as coisas não param de verdade. Portanto, temos que ser os únicos a fazer isso.

3. Se você começar a se preocupar com o futuro ou se arrepender do passado, faça um inventário de seus pontos fortes atuais.

Os dias difíceis são infinitamente mais difíceis quando revivemos os dias difíceis ou nos preocupamos com a possibilidade de dias difíceis chegando. Mas nossas mentes são como ímãs para coisas negativas quando começamos a ceder a pensamentos derrotistas. É como se colocássemos um filtro cinza e olhássemos para frente e para trás no tempo com um holofote escuro e deprimente.

Portanto, em vez de relembrar o passado ou se preocupar com o futuro, concentre-se em todos os pontos fortes que você tem agora que o impedirão de cometer os mesmos erros e o ajudarão a lidar com o que está por vir.

Pense em tudo que você superou e como isso o moldou. Talvez você seja engenhoso, adaptável ou de mente aberta. Talvez você seja determinado, disciplinado ou empático de uma maneira que o ajude a se conectar com as pessoas e a criar sistemas de apoio sólidos.

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Em vez de se preocupar com o que o mundo pode fazer por você, encontre força em quem você se tornou por causa do que você passou – e confie, neste momento, que você pode contar com essas forças para servi-lo bem, não importa o que o futuro reserva.

E então, melhor ainda: encontre uma maneira de usar um desses pontos fortes agora.

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Outro dia, comecei a me preocupar com meus planos para o início do próximo ano, porque muita coisa está no ar agora e – como sempre – há muita coisa que não posso controlar.

Então me lembrei que, por ter me colocado em muitas situações novas ao longo da minha vida, estou sempre adaptável e com recursos. Eu encontro uma maneira de fazer as coisas funcionarem e de tirar o melhor proveito, mesmo que nem sempre acredite que poderei fazer isso no futuro.

Então, bem naquele momento, quando eu estava me sentindo oprimido e dilacerado, optei por tirar o melhor da minha situação colocando uma música de que gosto e fazendo uma pausa no trabalho para ver meu filho dançar. O dia não foi perfeito, mas aquele momento foi, porque eu o fiz assim.

4. Pratique pequenos atos de autocuidado.

Houve um tempo em que tive muitas oportunidades de cuidar de mim. Antes do bebê, eu poderia facilmente fazer uma aula de ioga de uma hora e meia e também fazer uma caminhada na praia e talvez até um banho.

Atualmente, estou mais propenso a fazer dez minutos de alongamento ou cinco minutos de respiração profunda ao som do oceano (já que não moro mais perto da praia) ou tomar um banho cuidadoso.

Houve um tempo em que pensei que essas coisas não valiam o esforço. Sou uma pessoa do tipo tudo ou nada! Mas um dia com 25 minutos de autocuidado, espaçados, parece muito melhor do que um dia sem nenhum autocuidado.

Aqui estão mais alguns dos meus pequenos atos favoritos de autocuidado:

  • Ler um capítulo ou algumas páginas de um livro por prazer
  • Fazendo uma máscara facial para ficar mais limpa e rejuvenescida
  • Não fazer absolutamente nada por cinco minutos – apenas sentar e me deixar ser
  • Ligar para alguém que amo para conversar
  • Deitado com as pernas em cima da parede para acalmar meus músculos e relaxar minha mente
  • Aplicar loção em minhas mãos e massagear para aliviar a tensão
  • Comer algo saudável ou beber um suco verde em vez de um lanche processado
  • Rabiscando por alguns minutos e me reconectando com meu cérebro criativo
  • Verificando comigo mesmo e perguntando: “O que eu preciso agora?” Em seguida, dando a mim mesmo, seja uma pausa, um copo d’água ou uma caminhada pela sala.
  • Fazer algo que eu gostava de criança, como inventar uma dança idiota para uma música que amo

5. Pratique a auto-apreciação radical.

Acho que os dias difíceis são muito mais fáceis quando estou mais tranquilo comigo mesmo. Nem sempre é fácil de fazer quando o dia parece difícil, porque muitas vezes encontro uma maneira de me culpar pela dificuldade. Como se eu simplesmente não fosse bom ou forte o suficiente. Ou não fiz as escolhas certas, e é por isso que as coisas parecem tão difíceis agora.

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Para contrariar isso, tento imaginar que estou observando alguém que amo vivendo minha vida e penso no que diria a ela se ela se sentisse oprimida ou deprimida.

Até adquiri o hábito de me chamar mentalmente de “irmã” às vezes – meio estranho, eu sei – porque sempre sou muito empática com minha irmã.

Então, quando estou lutando, posso dizer: “Irmã, você está indo muito bem! Ninguém que eu conheço pode fazer tanto quanto você, ou tão bem! “

E então, como um ato mais preventivo de autoavaliação, tento verificar comigo mesmo ao longo do dia para notar o que estou fazendo bem. E às vezes não se trata de fazer, mas de ser.

Ótimo trabalho em ser compreensivo quando você realmente quer julgar.

Que bom que você foi atencioso quando poderia ter se envolvido em suas próprias coisas.

É um jeito de continuar dando uma folga – agora – mesmo que você sinta que está péssimo na vida hoje!

Sei por experiência própria que os dias difíceis parecem ainda mais desgastantes quando nos batemos em cada passo do caminho. É como caminhar por uma tempestade carregando seu próprio gêmeo que se debate e grita nas costas.

A tempestade não será menos violenta porque somos mais gentis conosco, mas a jornada é muito menos cansativa quando escolhemos conscientemente nos amar através dela.

Como eu sei que nem sempre é fácil estar atento – então você pode se concentrar em uma coisa de cada vez, aproveitar as pequenas coisas, deixar de lado os arrependimentos e preocupações, cuidar bem de si mesmo e ser gentil consigo mesmo – eu ‘ estou oferecendo outro sorteio para meu novo Kit de Mindfulness (que está à venda por US $ 29!)

Quando a vida parece muito difícil: como passar o dia com atenção 3

O kit inclui quatro produtos baseados em aromaterapia, um guia diário de prática de mindfulness e três guias digitais expandidos.

Os produtos incluem:

  • Gel de banho e banho relaxante
  • Um Roll-On de óleo essencial de lavanda
  • Um spray relaxante para travesseiro
  • Uma vela perfumada de flor de lichia

Os guias digitais incluem:

  • Como tornar o banho consciente, feliz e rejuvenescedor
  • 5 exercícios de respiração para acalmar e focar sua mente
  • Como fazer uma varredura corporal na hora de dormir para uma noite de sono tranquila

Eu criei este kit para ajudar todos nós a relaxar nossos corpos e mentes cansados ​​por meio de rituais diários simples, pequenos e calmantes. Até agora, recebi um feedback maravilhoso de pessoas que amam as fragrâncias e estão gostando das práticas!

Como da última vez, estou dando dois kits – um para o vencedor e outro para o vencedor presentear um ente querido.

Para entrar, basta comentar abaixo, compartilhando algo que te fez sorrir recentemente.

Você pode entrar até meia-noite PST no domingo, 6 de dezembroº. Vou listar o nome do vencedor aqui na segunda-feira dia 7º. Certifique-se de verificar novamente para ver se você ganhou, então você pode me enviar seu endereço de e-mail

E se você quiser comprar um kit para você ou para alguém que você ama agora, enquanto está à venda por US $ 29, você pode comprar um aqui.



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