Por que é importante comer fibra?

Por que comer fibra
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Por que comer fibra

quando falamos sobre a importância de uma dieta equilibrada para o bom funcionamento do nosso corpo, não fazemos isso simplesmente por hábito ou para obter mais variedade na dieta de todos. Essa dieta balanceada é essencial se queremos evitar problemas posteriores, porque nosso corpo precisa, em proporções diferentes, mas com igual importância, de todos os nutrientes e minerais que a natureza oferece em alimentos 100% naturais, de carnes a frutas e legumes. , legumes e cereais.

5 razões pelas quais comer fibra é benéfico

Cada grupo de alimentos contém uma quantidade maior de algum tipo de nutriente ou mineral e, combinando-os, criaremos uma dieta perfeita, rica em todos os tipos de vitaminas e também apenas em calorias, para que não tenhamos que nos arrepender mais tarde por ter tomado algum peso. . Ferro, magnésio, vitamina C … Todos são importantes para diferentes funções do nosso corpo e, quando consumimos, sentimos que algo falha, mas às vezes é difícil determinar o que é. Com a fibra, no entanto, somos muito claros desde o início, porque sua ausência envolve diretamente problemas no trato digestivo, que podem ser muito irritantes.

1. Facilita a digestão

Desde sempre, um nutriente não essencial, como a fibra, tem sido relacionado, acima de tudo, à boa digestão, resolvendo problemas como a constipação, algo que pode ser extremamente irritante quando a sofremos. E, é claro, uma das principais funções da fibra é justamente isso, para beneficiar nossas digestões, alimentando as bactérias do intestino grosso, cuja missão é digerir bem os alimentos. Por isso, é comum recomendar cereais, frutas ou vegetais ricos em fibras para quem sofre desse problema, sendo uma solução bastante boa e rápida, pelo menos nesse aspecto, permitindo manter a digestão em condições e, consequentemente, , sinta-se melhor conosco.

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2. Cuide do sistema cardiovascular

Mas os alimentos fibrosos não são bons apenas para combater a constipação, mas também oferecem outros benefícios à saúde. Eles ajudam, por exemplo, a manter nosso coração saudável, graças aos benefícios em nossas artérias, limpando-os e impedindo a acumulação de gordura, o que pode levar a problemas cardiovasculares.

3. Previne diabetes

Mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis, graças ao fato de favorecer a lenta assimilação de energia. Isso é importante para evitar o aparecimento de um problema tão difícil quanto o diabetes.

4. Satisfaça o apetite

Segundo alguns estudos, a fibra também nos ajuda a ficar mais saciados. Uma dieta rica em fibras deixa nosso estômago com uma sensação de maior saciedade e isso nos permite comer menos tarde, o que pode ser muito benéfico se estivermos tentando perder peso.

5. Evite problemas de peso e cólon

Graças aos seus benefícios para a flora intestinal, a fibra também ajuda a prevenir problemas sérios derivados dessa área, como câncer de cólon ou obesidade, além de outros pontuais, como a própria constipação, que é muito comum nos dias de hoje por causa da essa dieta equilibrada que mencionamos no início.

Onde podemos encontrar mais fibra?

Existem muitos alimentos que contêm grandes quantidades de fibra. Maçãs, bananas e figos são bons representantes no grupo das frutas, enquanto cereais como aveia, trigo ou arroz também são muito bons nesse sentido, desde que sejam abrangentes, é claro.

Quanto aos vegetais, acelga, cenoura ou brócolis são fontes incríveis de fibras, além de oferecer muitos outros benefícios ao organismo, com uma ingestão calórica quase nula. Tomar mais desses alimentos em nossa dieta normal logo notará a diferença e as fibras nos farão sentir muito melhor.



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