Os efeitos da cafeína de funções cognitivas

Os efeitos da cafeína de funções cognitivas
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


O efeito da cafeína no funcionamento cognitivo é um tópico amplamente debatido. Dependendo dos hábitos de consumo, essa substância, consumida principalmente em bebidas como café, chá e cacau, pode melhorar ou inibir o desempenho mental. Pode reduzir o risco de comprometimento cognitivo resultante de estilos de vida não saudáveis, influências genéticas, inflamação e estresse oxidativo. A cafeína pode melhorar o aprendizado, a memória e a cognição e apresenta efeitos adversos mínimos na saúde das pessoas.

O consumo de cafeína melhora o funcionamento cognitivo, embora os efeitos variem dependendo da idade dos indivíduos. De acordo com McLellan al. (2016), essa substância melhora o desempenho psicomotor, a capacidade de atenção, a cognição e os sentimentos de bem-estar entre adultos e idosos. No entanto, seu impacto na proteção contra o declínio do desempenho mental é mais pronunciado nos idosos do que nos jovens. Além disso, estudos mostram que, entre os jovens, a cafeína aumenta o desempenho mental durante as distrações. Por outro lado, seus efeitos no desempenho entre idosos são mais evidentes em tarefas complexas que requerem atenção sustentada. Notavelmente, os idosos são mais propensos aos efeitos promotores de desempenho mental da cafeína do que os jovens. A cafeína tem um impacto positivo no funcionamento cognitivo, como tempo de reação e atenção, embora o grau de influência dependa do nível de consumo e da idade.

O impacto da cafeína no desempenho mental é atribuível aos seus efeitos no cérebro e no sistema nervoso. Especificamente, a substância é conhecida por produzir efeitos estimuladores e ansiogênicos no sistema nervoso central, bem como influência cronotrópica e intrópica positiva no sistema cardiovascular. Além disso, a cafeína é eficaz no bloqueio de receptores de adenosina que controlam várias atividades cerebrais, embora esse efeito dependa da dosagem (McLellan et al., 2016). De acordo com McLellan et al. (2016), doses entre 40 e 300 miligramas melhoram a vigilância, atenção, atenção e tempo de reação. Além disso, quantidades de cafeína acima de 200 miligramas têm impactos positivos em vários indicadores de desempenho físico, como força muscular, exaustão e resistência. O uso de cafeína para melhorar o desempenho mental tem sido observado em várias ocupações, como socorristas, militares e trabalhadores em turnos de fábrica, cujos trabalhos envolvem longas horas de sono restrito. A cafeína ajuda essas pessoas a manter as capacidades cognitivas e físicas.

Leia Também  Brownies Veganos | Comida com sentimento
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Vários estudos epidemiológicos em humanos e animais documentaram inúmeros benefícios à saúde da cafeína. A pesquisa mostrou repetidamente uma correlação positiva entre o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas específicas, incluindo a síndrome de Alzheimer, e o consumo crônico de cafeína. Em modelos experimentais da doença de Alzheimer, verificou-se que o consumo crônico de cafeína inibe a produção de β-amilóide (Aβ), responsável por déficits de memória. De fato, a substância é eficaz em restaurar ou evitar deficiências de memória resultantes da homeostase cerebral. No entanto, o potencial da cafeína para melhorar o desempenho mental é limitado pelo fato de que a administração excessiva de cafeína leva à tolerância (Cappelletti et al., 2015). Portanto, o consumo agudo é benéfico apenas para baixos e não consumidores. Essas descobertas são prova suficiente dos impactos positivos da cafeína na cognição.

A oposição persistente ao uso de cafeína não é infundada. Numerosas pesquisas relataram muitos efeitos colaterais e distúrbios que podem resultar do consumo desta substância. Especificamente, as pessoas que usam quantidades extraordinariamente altas de cafeína geralmente apresentam problemas psiquiátricos, como transtornos de humor, comportamentais e de ansiedade. Tais impactos podem representar sérios riscos à saúde dos usuários de cafeína, dadas as chances de desenvolver tolerância e dependência (Cappelletti et al., 2015). No entanto, esses perigos apenas se materializam entre os raros consumidores crônicos, o que implica que a cafeína é benéfica principalmente para usuários moderados.

Conclusivamente, a cafeína é um potenciador cognitivo que gera numerosos efeitos positivos no desempenho mental das pessoas. Especificamente, a substância melhora a atenção, os tempos de reação e a atenção, entre outras métricas de cognição. Os supostos impactos prejudiciais da cafeína são mais pronunciados entre os usuários pesados. Caso contrário, não há evidências de danos da cafeína a consumidores baixos e moderados.

Leia Também  Qual é a maneira mais rápida de perder peso hoje?

Referências

Cappelletti, S., Daria, P., Sani, G., & Aromatario, M. (2015). Cafeína: potenciador do desempenho cognitivo e físico ou medicamento psicoativo ?. Neurofarmacologia atual, 13(1), 71-88.

McLellan, T.M., Caldwell, J. A. & Lieberman, H.R. (2016). Uma revisão dos efeitos da cafeína no desempenho cognitivo, físico e ocupacional. Comentários sobre Neurociência e Bio-comportamental, 71294-312.



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *