O poder do “não” e como ele ajuda na ansiedade Escolha o cérebro

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Dizer “não” é um ato simples em teoria. Na prática, a maioria das pessoas tende a achar que é mais difícil do que aparenta. Mesmo quando as pessoas pensam que são boas em dizer não, os pedidos de tempo, esforço e energia muitas vezes podem ultrapassar os limites que antes se mantinham firmes. Quando isso acontece, pode ser fácil esquecer o valor de dizer “não”.

Especialmente para aqueles que lutam contra a ansiedade – a ansiedade social é um dos principais culpados – dizer “não” pode ser especialmente difícil no momento, quando confrontado com situações momentâneas. É por isso que é importante preparar e estabelecer limites firmes que você seguirá ao longo da vida, para que cada vez que diga não, fique mais fácil.

Aprender a dizer “não” pode ajudá-lo a enfrentar seus medos e sair de sua zona de conforto de maneiras seguras e graduais, para que você possa construir hábitos melhores. Isso pode mostrar benefícios enormes em seus relacionamentos, sua vida pessoal e até mesmo em sua saúde mental.

Aqui estão apenas algumas maneiras pelas quais dizer “não” pode afetar sua ansiedade – e talvez até permitir que você se sinta um pouco mais calmo no geral.

Definindo limites

Um dos principais componentes de como dizer “não” ajuda a conter a ansiedade e melhorar sua saúde mental é ensiná-lo a estabelecer limites saudáveis ​​e levá-lo a considerar quais podem ser esses limites.

Limites saudáveis ​​parecem diferentes para cada pessoa, e é importante pensar sobre o que você precisa dizer “não” antes de tentar se forçar a fazer isso o tempo todo. Isso pode levá-lo a ter uma conversa consigo mesmo sobre suas prioridades, o que você quer e o que sabe que não quer.

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Saber o seu valor

Cada pessoa tem diferentes gatilhos de ansiedade, mas um tema comum de muitas pessoas com ansiedade é o medo de não ser bom o suficiente ou não ser digno – isso também pode estar presente em pessoas com depressão.

Aprender a dizer “não” aos outros pode ser uma lição e um lembrete constante de que seu tempo e esforço são valiosos e que você merece determinar suas próprias prioridades e colocar suas necessidades em primeiro lugar.

Saber o que esperar

Outro gatilho comum de ansiedade é não saber o que esperar ou coisas inesperadas que o deixam confuso.

Embora seja importante estar o mais preparado possível para o que quer que a vida traga, isso também não significa que você precise sucumbir a tudo o que é pedido a você a qualquer momento. Aprender a dizer “não” pode permitir que você examine suas visões e objetivos no dia a dia, bem como em longo prazo.

Comunicação Eficaz

Às vezes, a pressão em uma situação pode fazer você dizer “sim” quando quiser – ou precisar – dizer “não”, o que pode prejudicar a comunicação eficaz, entre outras coisas. Aprender a dizer “não” é uma parte de aprender a dizer o que você quer dizer e ser ouvido. Ao dizer “não” e manter seus limites, você pode aprimorar suas habilidades de comunicação para poder dizer o que precisa, mesmo quando estiver um pouco ansioso.

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Aprendendo que o “não” não precisa ser rude

Uma das maiores maneiras de dizer “não” pode ajudar com a ansiedade é aprender que dizer não, recusar uma oferta ou até mesmo não estar em um lugar para ajudar alguém no momento não é o mesmo que ser rude ou uma pessoa má. Quando alguém pergunta algo de você, eles estão fazendo especificamente isso – perguntando – o que deixa a bola em seu campo. Além disso, se eles não estão perguntando, você não deve ter escrúpulos em dizer “não” às pessoas que exigem coisas de você.

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Você não deve às pessoas uma explicação ou uma desculpa ou qualquer coisa do tipo. Se você quiser, seja breve. Frases como “Eu adoraria, mas não posso” e “Gostaria de poder ajudá-lo, mas na verdade estou ocupado” são ótimas maneiras de comunicar sua recusa educadamente e com gentileza.

Criando equilíbrio em sua vida

Dizer não, especialmente quando você estabelece limites específicos para viver e os mantém regularmente, pode ser muito útil para ajudá-lo a alcançar o equilíbrio em sua vida. Estabelecendo sua agenda e suas prioridades e não permitindo que os outros o dissuadam de cuidar de si mesmo, você pode criar uma vida mais equilibrada e calma.

Um dos melhores antídotos para a ansiedade é a rotina. Rotinas e equilíbrio criam uma sensação de segurança e proteção que acalma a ansiedade, e há uma sensação de poder em ser capaz de criar isso para você mesmo. Dizer “não” não é a única parte para criar equilíbrio em sua vida, mas pode ser um excelente começo.

Aprendendo a dizer “não” à ansiedade

A ansiedade de cada pessoa é diferente e não existe uma cura que possa consertá-la ou fazê-la desaparecer para sempre. No entanto, assumir o controle de seu poder e aprender a valorizar a si mesmo e estabelecer limites é uma ótima maneira de gerenciar os diferentes sintomas de ansiedade e seus gatilhos. De modo geral, dizer “não” quando necessário é uma ótima habilidade para a vida, não importa quem você seja e com que tipo de teste de saúde mental você luta.

Dizer “não” é um processo de aprendizado contínuo e pode ajudá-lo a se sentir mais confortável com sua vida, suas escolhas e suas interações com as pessoas ao seu redor. O que você planeja dizer “não”?

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Kara Reynolds é editora-chefe e fundadora da revista Momish. Mãe e madrasta vivendo sua melhor vida enquanto controlam a ansiedade e normalizam famílias mistas. Ela gosta de pilates, podcasts e um belo pinot grigio.


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