Mindfulness – Vivendo no Momento Presente

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Mindfulness - Meditação

Mindfulness é uma forma de se tornar mais consciente do momento presente, reduzir o estresse, ficar calmo e relaxado e aumentar o foco e a concentração.

Sua prática é semelhante ao exercício de meditação. Existem muitas formas de meditação, e a atenção plena é uma delas.

As práticas conscientes o ajudam a desenvolver suas habilidades de concentração e o ensinam a ignorar as distrações.

A plena atenção também o ajuda a se tornar totalmente presente. Isso significa que você está totalmente focado no presente, no aqui e agora.

Atenção plena e meditação não são diferentes. Ambos usam métodos semelhantes. Eles reduzem o estresse e ajudam você a viver no momento presente.

Prática de meditação, meditações guiadas e exercícios de atenção plena, todos melhoram seu foco e atenção, reduzem a tensão e a tensão e expandem a consciência.

Como definir mindfulness?

Wikipedia define atenção plena do seguinte modo:
“Mindfulness é a prática de trazer propositalmente a atenção de alguém no momento presente sem julgamento. Uma habilidade que a pessoa desenvolve por meio da meditação ou outro treinamento.

“Mindfulness deriva de sati, um elemento significativo das tradições budistas e com base nas técnicas de meditação Zen, Vipassana e tibetana.”

Merriam Webster Dictionary diz:
“A prática de manter um estado sem julgamentos de consciência elevada ou completa dos pensamentos, emoções ou experiências de uma pessoa a cada momento.”

dicionário Cambridge define-o da seguinte forma:
“A prática de estar ciente de seu corpo, mente e sentimentos no momento presente, pensada para criar uma sensação de calma.”

De acordo com a American Psychological Association (APA.org, 2012), atenção plena é:

“Uma consciência momento a momento da própria experiência sem julgamento. Nesse sentido, a atenção plena é um estado e não uma característica. Embora possa ser promovido por certas práticas ou atividades, como meditação, não é equivalente ou sinônimo delas. ”

Jon Kabat-Zinn sobre Mindfulness

Jon Kabat-Zinn, professor americano emérito de medicina e criador da Clínica de Redução do Stress e do Centro para Mindfulness em Medicina, Saúde e Sociedade da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, define mindfulness nas seguintes palavras:

“Mindfulness é a consciência que surge prestando atenção, propositalmente, no momento presente, sem julgar.”

Jon Kabat-Jon, também disse:
“Todos nós nos levamos muito a sério porque acreditamos que há alguém para levar a sério. Que eu’. Tornamo-nos a estrela do nosso próprio filme.

“A história de ‘eu’, estrelando, é claro, eu! E todo mundo se torna um pequeno jogador em nosso filme. E então esquecemos que é uma invenção.

“É uma construção. E que não é um filme e que não existe um ‘você’ que você possa realmente encontrar se for descolar. ”

Os benefícios da atenção plena

Quais são os benefícios da atenção plena e qual é o efeito da atenção plena?

Praticar a atenção plena, como a meditação, aumenta o foco, ajuda a parar de pensar demais, amplia a consciência e acalma o corpo. Na verdade, é um programa de redução do estresse.

Outros benefícios importantes são sentir menos estresse, criar um espaço interior de calma e paz e se tornar uma pessoa mais paciente e tolerante.

Você pode cultivar a plena consciência ao sentar-se sozinho em sua cadeira e prestar atenção às suas sensações corporais, e também pode praticar a plena consciência ao caminhar, viajar e até mesmo ao trabalhar.

Tudo o que você precisa fazer é se concentrar no momento presente, no que está fazendo ou nas sensações do seu corpo.

Exercício Simples para Cultivar a Atenção Plena

Aqui está um exercício simples para começar a cultivar a atenção plena.

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1O primeiro passo é encontrar um lugar tranquilo, onde você possa se sentar tranquilamente. Você pode sentar em uma cadeira ou no chão, o que achar mais conveniente.

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2Tente relaxar seu corpo o máximo que puder.

3 –Agora, respire profundamente algumas vezes.

4 Feche seus olhos.

5 Comece a fazer varreduras corporais com a sua consciência. O que isto significa? Começando pela cabeça, mova sua atenção lentamente de uma parte do corpo para a outra, enquanto se concentra em cada parte.

Esforce-se para estar atento a cada parte de seu corpo, onde quer que você concentre sua atenção. Sinta se ele está tenso ou relaxado e preste atenção nas sensações que sentir.

Não tente analisar as sensações, apenas tome consciência delas de maneira neutra, fazendo uma anotação mental delas.

6 Mova sua atenção lentamente, da cabeça para o rosto, testa, olhos, nariz, boca, pescoço, tórax, abdômen e assim por diante, até chegar aos dedos dos pés.

7 Sempre que sua mente divagar, apenas traga-a de volta ao exercício com calma.

Você pode começar com uma sessão de cerca de 5 minutos e, gradualmente, à medida que ganha experiência, aumente o tempo para 15 minutos e ainda mais.

Praticar atenção plena não é difícil

Praticar a plena atenção em si não é difícil. Na verdade, você pode fazer isso onde quer que esteja. Basta estar presente aqui, com toda a atenção. Em palavras simples, concentre-se no que você está fazendo.

A chave é não fazer uma coisa enquanto pensa em outra. Sua atenção deve estar no que você está fazendo, pensando ou experimentando.

A parte difícil é treinar a mente para estar atenta. Conforme a mente vagueia, você precisa trazê-la de volta. Você precisa se lembrar de estar atento, pelo menos parte do tempo. Isso é um desafio, se sua capacidade de atenção for curta e você não conseguir focalizar sua mente.

No entanto, isso não é um problema. Tudo que você precisa é perseverar e continuar treinando sua mente. Você pode mudar seu comportamento e hábitos mentais, se for sério o suficiente.

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Mindfulness Quotes

Aqui estão algumas citações de atenção plena para colocá-lo no clima dessa prática e para descobrir o que alguns especialistas dizem a respeito.

“A melhor forma de capturar momentos é prestando atenção. É assim que cultivamos a atenção plena. Atenção plena significa estar acordado. Significa saber o que você está fazendo ”. – Jon Kabat-Zinn

“Muitas pessoas estão vivas, mas não tocam no milagre de estarem vivas.” – Thich Nhat Hanh

“Meditação não é evasão; é um encontro sereno com a realidade. ” – Thich Nhat Hanh

“A única coisa real em sua jornada é o passo que você está dando neste momento. Isso é tudo que existe. ” – Eckhart Tolle

“A plena atenção não é difícil, só precisamos nos lembrar de fazer isso.” – Sharon Salzberg

“Use todas as distrações como um objeto de meditação e elas deixarão de ser distrações.” – Mingyur Rinpoche

“A única maneira de viver é aceitar cada minuto como um milagre irrepetível.” – Tara quebrou

“O paraíso não é um lugar; é um estado de consciência. ” – Sri Chinmoy

“De modo geral, a ideia da meditação não é criar estados de êxtase ou absorção, mas experimentar o ser.” – Chogyam Trungpa

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