Haverá um dia em que a tecnologia dominará todos nós?

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“Hoje seja grato e pense como você é rico. Sua família não tem preço. Sua saúde é riqueza. Seu tempo é ouro. ” ~ Desconhecido

Outro dia li uma história de ficção científica chamada “The Pedestrian”, de Ray Bradbury. É sobre Leopard Mead, um cidadão da sociedade centrada na TV, que gosta de caminhar à noite.

A rotina acaba levando-o a uma cela em um centro psiquiátrico porque ninguém entende por que ele faz isso. Na cidade dominada pela televisão, as pessoas não andam. Eles estão muito ocupados fixando seus olhos nas telas.

Eu me pergunto se haverá um dia em que a tecnologia dominará todos nós, em que nos tornaremos tão dependentes dela que as atividades não digitais serão consideradas anormais. Um ato lógico é considerado insano.

Talvez a sociedade centrada na TV não seja ficção, mas já está aqui. Muitos de nós hoje não podemos viver sem nosso telefone, laptop ou iPad. Sua presença é tão crucial em nossa rotina que sua ausência traz desconforto.

Não usamos dispositivos digitais apenas para consumo de informação. Nós os deixamos dirigir nossa vida. Pegamos o telefone logo pela manhã para verificar e-mails, ler notícias, responder mensagens de texto. Usamos nosso laptop para o trabalho, mais de oito horas por dia. À noite, surfamos mais com nosso telefone e não paramos até depois da meia-noite.

Toda a nossa vida é digital. Não podemos perder nossos gadgets. A tecnologia é mais do que apenas um meio de comunicação. É uma ferramenta para viver. Precisamos disso para trabalho, relaxamento e entretenimento.

O custo é alarmante.

Como a tecnologia nos afeta?

1. Isso causa estragos em nosso bem-estar.

Horas de trabalho antes das telas prejudicam nossa visão. A superexposição à luz azul causa falta de sono e cansaço corporal. Sem mencionar a pressão que nossas costas e pescoço têm que suportar quando sentamos em uma posição por muito tempo.

Navegar na internet constantemente também nos torna mais propensos a ter mau humor e pensamentos negativos. Não é difícil saber por quê. A mídia está cheia de más notícias.

E embora possamos pensar que assistir TV ou vídeos no YouTube pode melhorar nosso humor, isso apenas nos ajuda a escapar de sentimentos negativos temporariamente. No momento em que paramos de assistir, voltamos ao humor negro. Vamos nos sentir ainda mais entediados, irritados e deprimidos.

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2. Isso arruína nossos relacionamentos.

Mais tempo gasto online também significa menos tempo para as pessoas de quem mais gostamos. Em vez de brincar com nossos filhos, conversar com eles ou levá-los para tomar um sorvete, dedicamos nossa atenção aos telefones ou laptops. Na maioria das vezes, é só navegar na rede sem pensar, ler notícias ruins, navegar no Facebook, enviar mensagens de texto.

3. Isso mata o tempo.

O tempo pode parecer abundante, mas não é ilimitado. Pelo menos nosso tempo não é ilimitado. Ele voa na velocidade da luz. Um dia, olharemos para trás e nos perguntaremos para onde foi.

Todo esse tempo precioso que poderíamos usar para criar, para observar a beleza do mundo, para contribuir, desperdiçamos tudo para rolar sem pensar.

4. Isso nos enche de informações.

Se você acha que o tempo gasto online consumindo informações o torna mais feliz e mais experiente, pense novamente.

A abundância de informações é uma maldição, não uma bênção. Mais conteúdo é escrito agora do que nunca. Mas isso não nos ajuda a atingir nossos objetivos mais rapidamente. Pelo contrário, retarda nosso progresso. Ficamos sobrecarregados e confusos no mar de conteúdo. Em vez de escolher seguir um recurso, podemos acabar usando muitos e nos perder como resultado.

Tomando blogs, por exemplo. Existem centenas de recursos para nos ensinar como fazer um blog. Se não estivermos satisfeitos com um, podemos sempre mudar para outro. Tentar muitas estratégias ao mesmo tempo pode resultar em falhas.

5. Torna-nos com preguiça de pensar.

As informações estão tão disponíveis, por que se preocupar em pensar quando a resposta de que precisamos está a apenas um clique de distância? E não apenas uma resposta, milhões de respostas que aparecem quando clicamos no botão de pesquisa.

Como reduzir o impacto da tecnologia em nossa vida?

Eu costumava ser um viciado em Internet. Gosto de escrever e passo a maior parte do tempo rabiscando no meu telefone ou iPad. Eu poderia me perder em artigos online, blogs e e-books por horas a fio. Quando me cansava de escrever ou ler, muitas vezes vagava pela Internet sem pensar – lendo notícias inúteis, assistindo excessivamente a vídeos do YouTube etc. Houve um tempo em que gostava de ficar em casa. Eu não tinha ideia do porquê. Eu simplesmente não estava com vontade de sair com amigos. Gostava de trabalhar e sair sozinha.

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Levei um tempo para perceber que estava perdendo uma grande parte da vida. A Internet, embora boa, não poderia substituir o mundo real. Se eu parasse de navegar por um segundo, veria que havia um mundo inteiro para explorar, novos hobbies para aprender, lugares interessantes para viajar e amigos maravilhosos para compartilhar minha felicidade.

Portanto, decidi desistir de grande parte do meu tempo online. Foi difícil no começo, mas quando consegui, me perguntei por que havia demorado tanto. Comecei a sair com os amigos com mais frequência, a frequentar aulas de ioga, caminhar à tarde e preparar refeições para minha família. De repente, senti uma felicidade profunda em minhas horas offline.

Tenho que admitir, durante a quarentena comecei a usar muito meus dispositivos digitais novamente, principalmente para trabalho e conexão. Mas tenho mais controle sobre o uso da Internet. Estou usando com mais atenção agora.

Você também pode fazer isso. Por mais pesado que você ache que seu vício em tecnologia seja, você pode cortá-lo se quiser.

A chave está na consciência. Você usa seus dispositivos digitais de propósito ou apenas vagueia sem pensar?

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Em minha experiência, além do trabalho e da comunicação objetiva, a maior parte do nosso tempo digital se enquadra na última categoria. Os dispositivos digitais são nossos bodes expiatórios para emoções negativas. Navegamos no Facebook quando nos sentimos entediados. Assistimos TV quando estamos deprimidos. E quando estamos estressados, navegamos na rede para esquecer nossa luta atual.

Eles melhoram nosso humor? Claro, mas apenas momentaneamente. Depois de consumi-los, realmente nos sentimos pior. Tédio, depressão e estresse agora estão associados à culpa e vergonha.

Portanto, esteja atento às suas emoções e cuide bem delas.

Como?

Pare de sintonizar a TV ou o telefone quando se sentir para baixo.

Em vez disso, participe de uma atividade que cultive a consciência. Respire fundo algumas vezes, ande, veja a natureza. Você pode gostar de praticar meditação. Um ótimo aplicativo de meditação que descobri recentemente é o The Plum Village. É 100% gratuito e repleto de práticas úteis que permitem que você entre em contato com seu corpo novamente.

E quando usamos tecnologia para trabalhar e relaxar? Como podemos usar nossos dispositivos digitais sem ser controlados por eles?

Novamente, a chave é atenção plena.

Aqui estão algumas dicas para trabalhar com atenção:

Faça uma coisa de cada vez.

Este é um ótimo hábito que aprendi com o incrível e-book Foco (totalmente gratuito) por Leo Babauta, fundador da Zen Habits: Comece o dia escrevendo três tarefas mais importantes. Faça-os um por um. Demore o tempo que for necessário para cada tarefa, mas evite multitarefa (por exemplo, você não pode escrever e verificar sua caixa de entrada de e-mail a cada quinze minutos). Se você trabalha no laptop, estabeleça uma regra para abrir apenas uma ou duas guias durante o trabalho. Isso o ajudará a manter o foco e terminar seu trabalho com mais rapidez.

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Defina um tempo para consumir.

Consumir significa checar e-mails, responder mensagens de texto, fazer ligações, ler livros, etc. Aqui está o fato: você não pode trabalhar enquanto consome. Você se distrairá e acabará usando mais tempo do que o necessário para realizar uma tarefa.

Separe os dois processos: consumir e trabalhar. Enquanto trabalha, concentre-se em suas tarefas. Não mude para o Facebook ou e-mails. Mesmo a leitura de postagens de blog não é permitida. Em vez disso, defina um horário específico para essas atividades. Por exemplo, você pode verificar e-mails às 11h e navegar no Facebook das 16h às 17h quando terminar de trabalhar.

Desligar notificações.

Mude seu laptop para o modo silencioso. Além disso, mantenha seu telefone fora de vista. Isso evitará que distrações (ligações, mensagens de texto, etc.) cheguem até você.

Use técnicas de Pomodoro.

Concentre-se na tarefa por vinte e cinco minutos. Em seguida, faça uma pausa de cinco minutos. Repita até terminar suas tarefas.

Mais algumas ideias para limitar seu tempo digital:

  • Se houver algum e-mail que você não tenha lido por dias, cancele sua inscrição. Mantenha apenas o essencial.
  • Assista menos TV. Em vez disso, assista a filmes significativos. Ou passe o tempo extra para a família ou lendo um bom livro.
  • Limite ou pare de ler notícias em seu telefone.
  • Faça algo pelo qual você seja apaixonado. Se você não tem nenhum passatempo além do trabalho, cultive um. Aprendizagem de línguas, tocar um instrumento, cozinhar, caminhar. Há muito por onde escolher. Basta escolher um e começar.
  • Sair com amigos.
  • Desfrute de um passeio na natureza.
  • Leia livros físicos.
  • Pratique meditação.

A tecnologia não precisa assumir o controle de sua vida. Você ainda pode usar a tecnologia sem ser consumido por ela. A chave é estar atento a isso. Não vai ser fácil. Mas seja persistente. Dê um passo de cada vez.

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Sobre Naomi Pham

Naomi é uma escritora de espírito livre que espera causar um impacto significativo no mundo por meio de sua escrita. Seu interesse atual é uma vida saudável, atenção plena e criação de boletins informativos. Siga-a Twitter para assumir diariamente estes.

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