Fika: Uma pausa para o café para a produtividade

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


O coronavírus destacou a produtividade no local de trabalho. Muitos de vocês ainda estão trabalhando em casa e fazendo malabarismos com responsabilidades adicionais de cuidados com as crianças ou tarefas escolares e domésticas. As demandas aumentam até o ponto em que você sabe que precisa de uma pausa, mas não ouse fazer uma. Um paradoxo está em ação. Para sobreviver à queda neste ambiente incomum, você precisa de mais tempo do que nunca. A tradição sueca de fika pode oferecer uma resposta.

Fika é a prática sueca de parar o trabalho para uma pausa para o café com os amigos e, geralmente, um pouco de algo para comer. Esta não é a pausa para o café americano de tomar cafeína para alimentar várias horas de trabalho. Em vez disso, o fika é uma pausa na correria do dia, alguns minutos para se livrar das tarefas do dia-a-dia e saborear alguns momentos mais lentos com pessoas cuja companhia você gosta.

Fika está enraizado na cultura sueca. De fábricas a hospitais e escolas, os funcionários fazem o fika. Uma amiga na Suécia relata que a escola onde ela ensina faz dois intervalos de fika de trinta minutos por dia. Às 10h e às 14h, professores e funcionários se reúnem para conversar, geralmente não sobre trabalho. Mesmo em um local de trabalho, a questão é descansar do trabalho e da comunicação com colegas de trabalho.

O Fika pode ser feito de maneira grandiosa, com os sete tipos tradicionais de biscoitos e a boa porcelana do anfitrião. Ou pode ser tão simples quanto tirar um momento das tarefas. Imagine o rico aroma de café ou chá fresco, o conforto de envolver as mãos em torno de uma caneca aquecida pelo calor da bebida, o gosto de derreter na boca um biscoito de manteiga. Em dias mais quentes, você pode preferir chá gelado ou um batido no seu copo alto favorito. Talvez você compartilhe seu fika com um amigo por meio de uma ligação do Facetime. Talvez vários de vocês aumentem o zoom no fika. O mundo pode continuar sem você por alguns minutos antes de você se envolver novamente. De fato, você provavelmente será mais produtivo após uma pausa no fika.

Leia Também  A felicidade vem de dentro de nós

O psicólogo Ron Friedman afirma que a evolução humana construiu nosso cérebro para breves rajadas de atividade concentrada, não para “maratonas durante o dia”. Ele recomenda dois intervalos diários de quinze minutos, um de manhã e outro à tarde, para uma função cerebral eficaz. No entanto, mesmo em circunstâncias normais, o excesso de trabalho é tão arraigado na cultura americana, que muitas vezes não reconhecemos quando estamos cansados ​​e seguimos em frente. O resultado, de acordo com Sarah Green Carmichael, ex-diretora executiva da Harvard Business Review, é a seguinte: “A história do excesso de trabalho é literalmente a história de retornos decrescentes … você trabalhará progressivamente de maneira mais estúpida em tarefas cada vez mais sem sentido”.

O excesso de trabalho também tem outras desvantagens. O psicólogo / autor Shawn Achor e a apresentadora de notícias Michelle Gielan escrevem sobre resiliência e recarga. O pensamento claro depende de um cérebro descansado. Como outros especialistas, eles recomendam intervalos curtos durante o dia para permitir o tempo de recuperação do cérebro. Depois do trabalho, eles recomendam não fazer coisas que enviam o cérebro para atividades altas: interrompa tarefas relacionadas ao trabalho, desligue a eletrônica, desligue o programa de TV com carga política.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Além disso, Leslie Perlow, da Harvard Business School, pede um tempo previsível de folga, isto é, rotineiramente deixando de lado um bloco de minutos sem compromisso. O tempo de inatividade ajuda na recuperação do cérebro; negociar o tempo aumenta a felicidade e a eficácia. Por exemplo, você pode fazer uma teleconferência com outras pessoas no trabalho para negociar o tempo de inatividade entre 2: 00-2: 30 por dia. Talvez sua família designe esse horário como folga diária previsível. Ou, precisando de alguma separação da família, você o designa como seu tempo de folga previsível enquanto seu cônjuge cuida dos cuidados com os filhos. Nesses trinta minutos, desfrute do refresco do café tradicional, como os suecos. Ou invente sua própria variação de fika – tome um gole da sua garrafa de água enquanto caminha com o cachorro ou se estica em algumas poses de ioga. Se um amigo estabelecer esse mesmo limite, vocês dois poderão se unir.

Leia Também  Quer estudar engenharia e artes ao mesmo tempo? Agora você pode!

Os especialistas em saúde mental também oferecem conselhos compatíveis com a produtividade. A terapeuta Leah Corder explica que nossa quarentena tem sido equivalente ao estresse traumático crônico. Ninguém pode “funcionar de maneira ideal durante esse período”. O remédio, diz ela, é mostrar-se um pouco de compaixão. A própria essência do fika é o autocuidado, estar presente para apreciar os aromas, os gostos, a conversa com um amigo.

Se você mora e trabalha sozinho, também pode estar experimentando o que a jornalista Connie Schultz identifica como falta de comunidade. “Estamos ansiosos pela conexão, mesmo que a um metro e meio de distância.” Afinal, somos animais sociais. O Fika oferece a possibilidade de conexão com os amigos, mesmo que seja eletrônico. E se 14:00 (ou a qualquer hora que você designar) tornou-se café (ou chá) e conversa – fika – todos os dias?

Poderia algo mais importante agora do que alguns minutos ininterruptos por dia, longe das tarefas e tarefas habituais, com as pessoas de quem gostamos? Você e sua produtividade no trabalho serão melhores para isso.


Helen Collins Sitler é uma professora aposentada de inglês que ainda gosta de pesquisar e escrever. Seu trabalho acadêmico foi publicado em English Journal, Language Arts e em outros jornais de formação de professores. Sua não-ficção criativa apareceu em Hippocampus and Harmony e será publicada em Post Road.


OBTER O LIVRO ATÉ
ERIN FALCONER!

Erin mostra às mulheres sobrecarregadas e excessivamente programadas como fazer menos para que possam alcançar mais. Os livros tradicionais de produtividade – escritos por homens – mal tocam o emaranhado de pressões culturais que as mulheres sentem ao enfrentar uma lista de tarefas. Como obter Sh * t Feito ensinará como se concentrar nas três áreas da sua vida em que você deseja se destacar e, em seguida, mostrará como descarregar, terceirizar ou simplesmente parar de dar a mínima para o resto.

Leia Também  Como se candidatar a empregos
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *