Exercícios de concentração para treinar e focar a mente

Exercícios de Concentração
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Exercícios de Concentração

Os exercícios de concentração aguçam a mente e melhoram a capacidade de concentração.

Neste artigo, você aprenderá alguns exercícios de concentração. Estes são exercícios mentais que fortalecerão o poder da sua mente e melhorarão seu foco e atenção.

O poder da concentração – praticando exercícios de concentração

Afiar a agulha da concentração requer prática, como tudo na vida.

Você vai ao ginásio? Se sim, quantas vezes por semana e por quanto tempo?

Você estudou uma língua estrangeira? Se você praticou, por quanto tempo praticou, até ter um conhecimento básico da língua?

É o mesmo com o desenvolvimento de sua concentração. Você precisa de treinamento e prática. Mesmo praticando apenas dez minutos por dia de exercícios de concentração é bom.

Sua mente não gosta de disciplina e resistirá aos seus esforços para discipliná-la. Ele ama sua liberdade mais do que qualquer outra coisa e não permite que você a domine. Isso fará com que você se esqueça de fazer os exercícios, tente adiá-los ou faça com que se sinta preguiçoso. Ele encontrará muitos truques para ocupar sua atenção com outra coisa.

A escolha é sua: ser dominado pela mente e seus caprichos, ou ser seu mestre.

Abaixo, você encontrará alguns exercícios simples de concentração. Ao praticar esses exercícios mentais, você treina a mente, aprende a dominá-la e a coloca em seu devido lugar, como seu servo, e não como seu chefe e mestre.

A declaração a seguir pode parecer estranha para você. Você não é a mente, nem os pensamentos que passam por ela. Embora possa ser difícil aceitar essa idéia, a mente não é você, o verdadeiro você, mas apenas uma ferramenta que você usa. É um instrumento que tem grande valor, mas precisa ser ensinado a obedecer a você.

A maioria das pessoas acredita que é a mente delas e erroneamente acredita que controlar a mente significa reter-se e negar sua liberdade. Eles sentem que controlar sua mente não é natural e que é algum tipo de repressão. Essas crenças não estão corretas.

A prova de que não somos a mente vem com o treinamento. Aceite a idéia na teoria e, com o tempo, à medida que seu controle sobre seus pensamentos aumentar, você a conhecerá como um fato. Na realidade, você, o verdadeiro você, é quem domina sua mente. Não é a mente que se domina.

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Conselhos para praticar os exercícios de concentração

  1. Encontre um lugar onde você possa ficar sozinho e imperturbável. Se desejar, você pode sentar-se com as pernas cruzadas no chão, mas a maioria das pessoas acharia mais confortável sentar em uma cadeira. Sente-se com a coluna ereta.
  2. Respire fundo algumas vezes e relaxe o corpo, direcionando sua atenção para ele e relaxando cada músculo da cabeça aos pés.
  3. Comece com o primeiro exercício. Dedique a ele 5 minutos por dia. Após uma semana de treinamento, você pode aumentar o tempo para 10 minutos.
  4. Pratique apenas um exercício, até conseguir fazê-lo sem se distrair ou esquecê-lo e sem pensar em mais nada enquanto o pratica. Isso pode levar dias, semanas e até mais.
  5. Não fique impaciente e não há necessidade de ficar frustrado se não conseguir se concentrar. Apenas continue e, gradualmente, sua capacidade melhoraria. Você não precisa ser perfeito, mesmo o sucesso parcial é uma grande conquista.
  6. Prossiga para o próximo exercício, somente depois de estar convencido de que o praticou corretamente e com um grau de concentração bom ou razoável.
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Não há horário, pois o processo de acordo com o horário pode ser frustrante. Se, por exemplo, eu lhe disser para praticar um determinado exercício por um número específico de dias, duas coisas podem acontecer. Você pode se decepcionar se não conseguir a concentração desejada dentro do período de tempo previsto. Ou você também pode prosseguir para o próximo exercício, sem praticar corretamente o anterior.

Dominar os exercícios com sucesso pode levar dias, semanas, meses e às vezes até mais.

Coloque toda a sua atenção nos exercícios e não pense em mais nada. Tenha cuidado para não adormecer, sonhar acordado ou pensar em outros assuntos. No momento em que você estiver pensando em outra coisa, pare o exercício e comece de novo. Depois de se tornar proficiente, aumente o tempo por mais alguns minutos e, se possível, inclua outra sessão à tarde.

Não tente demais no começo e não tente praticar tudo o que encontrar aqui de uma só vez. Vá devagar, sem exagerar ou tensionar o cérebro.

Se você achar isso muito difícil, ou se descobrir que pensamentos distraem sua atenção e o fazem pensar em outros assuntos, não se desespere. Todo mundo encontra dificuldades ao longo do caminho. Se você perseverar e nunca desistir, apesar das dificuldades e distúrbios, o sucesso coroará seus esforços.

Lembre-se, mesmo aqueles com concentração poderosa tiveram que exercitar suas mentes no começo.

Não importa se sua concentração está fraca agora. Você pode desenvolvê-lo e fortalecê-lo como qualquer outra habilidade, por meio de treinamento.

Com o tempo, você descobrirá que pode se concentrar em qualquer coisa, em qualquer lugar, a qualquer hora, não importa onde esteja. Você será capaz de focar sua mente, pensar e funcionar sob as circunstâncias mais difíceis, mantendo-se calmo, relaxado e calmo. A recompensa vale o esforço mil vezes.

Agora, vamos começar com os exercícios. Para o benefício total, é aconselhável que você pratique cada exercício por mais uma semana, depois de estar convencido de que o está praticando corretamente e com total atenção.

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Exercícios de Concentração

Exercício 1
Pegue um livro, qualquer livro e conte as palavras em qualquer parágrafo. Depois, conte-os novamente, para ter certeza de que os contou corretamente.

Depois de algumas vezes, faça isso com dois parágrafos.

Quando isso se tornar fácil, conte as palavras de uma página inteira. Faça a contagem mental e apenas com os olhos, sem apontar o dedo para cada palavra.

Exercício 2
Conte para trás em sua mente, de cem para um.

Exercício 3
Conte em sua mente de cem para um, pulando cada três números, ou seja, 100, 97, 94, etc.

Exercício 4
Escolha uma palavra ou frase inspiradora ou apenas um som simples e repita-o silenciosamente em sua mente por cinco minutos. Quando sua mente puder se concentrar mais facilmente, tente atingir dez minutos de concentração ininterrupta.

Exercício 5
Pegue uma fruta, uma maçã, laranja, banana ou qualquer outra fruta e segure-a em suas mãos.

Examine a fruta de todos os lados, mantendo toda a atenção nela. Não se deixe levar por pensamentos irrelevantes que possam surgir, ou pensamentos sobre o supermercado onde você comprou a fruta, como e onde foi cultivada, seu valor nutritivo, etc. Mantenha a calma, ignorando e não demonstrando interesse em outros pensamentos. .

Apenas olhe para a fruta, concentre sua atenção nela sem pensar em mais nada e examine sua forma, cheiro, sabor e a sensação que ela lhe dá quando a toca.

Exercício 6
É o mesmo que o exercício número 5, só que desta vez você visualiza a fruta, em vez de olhar para ela.

Comece olhando a fruta e examinando-a por cerca de 2 minutos, exatamente como você fez no exercício número 5. Em seguida, feche os olhos e tente ver, cheirar, provar e tocar a fruta em sua imaginação. Tente ver uma imagem clara e bem definida. Se a imagem ficar embaçada, abra os olhos, observe a fruta por um curto período de tempo e depois feche os olhos e continue o exercício.

Você pode imaginar segurando a fruta nas mãos, como no exercício anterior, ou imaginá-la em pé sobre uma mesa.

Exercício 7
Pegue um objeto pequeno e simples, como uma colher, um garfo ou um copo. Concentre-se em um desses objetos. Observe o objeto de todos os lados sem verbalização, ou seja, sem palavras em sua mente. Apenas observe o objeto sem pensar em palavras sobre ele.

Exercício 8
Depois de se tornar proficiente nos exercícios acima, você pode tentar este exercício.

Desenhe em um pedaço de papel um pequeno triângulo, quadrado ou círculo, com cerca de três polegadas de tamanho, e pinte-o com a cor que desejar.

Coloque o papel com o desenho à sua frente e concentre toda a atenção na forma que desenhou. Por enquanto, apenas o desenho existe para você, sem pensamentos ou distrações não relacionadas.

Mantenha sua atenção no desenho e evite pensar em outra coisa. Cuidado para não forçar os olhos.

Exercício 9
Comece da mesma forma que o número 8, mas depois de olhar o desenho por um momento, feche os olhos e visualize-o com os olhos fechados. Se você esquecer como é o desenho, abra os olhos por alguns segundos, olhe para ele e feche os olhos e continue com o exercício.

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Exercício 10
O mesmo que o número 9, mas agora visualize com os olhos abertos.

Exercício 11
Tente por pelo menos cinco minutos, para ficar sem pensamentos. Faça este exercício somente depois de ter praticado todos os anteriores com sucesso. Se você praticou os exercícios anteriores corretamente, poderá impor silêncio aos seus pensamentos, mesmo que seja o primeiro, apenas por um curto período de tempo.

A prática mental é o segredo do sucesso

Quanto mais tempo dedicar aos exercícios, mais rápido você progride, mas deve fazê-lo gradualmente. Comece com cinco minutos e, à medida que se tornar mais fácil, e sua capacidade de concentração melhorar, aumente o tempo.

Quando você começar a ver resultados, começará a amar os exercícios. Você será capaz de concentrar sua atenção com facilidade e sem esforço, em qualquer coisa em que deseja se concentrar.

  • Você corre, se exercita na academia ou estuda uma língua estrangeira?
  • Quão difícil foi quando você começou?
  • Quantas vezes você quis sair?

Apesar das dificuldades, depois de um tempo, você começou a gostar do que estava fazendo. Tornou-se um hábito e não exigiu esforço especial. O mesmo acontece com o desenvolvimento do poder da concentração.

Após alguma prática, será mais fácil se concentrar, e sua mente aprenderá a ficar calma e relaxada. Pessoas, circunstâncias e eventos que costumavam agitá-lo e irritá-lo, não o perturbarão. Você experimentará felicidade e contentamento e obterá autoconfiança e força interior. Você será capaz de lidar com mais facilidade e eficiência com o mundo exterior.

Você sentirá uma nova forma de consciência crescendo em você, trazendo-lhe paz de espírito. A princípio, você o experimentará esporadicamente e por um breve momento, mas com o tempo ele crescerá e o encherá completamente. Você será capaz de fazer a mente trabalhar para você da maneira mais eficiente e também poderá silenciá-la quando quiser.

Depois que sua concentração se fortalecer, sua atitude e reações a eventos e pessoas mudarão. Você ficará mais calmo e confiante e descobrirá muitas coisas sobre a mente, como ela funciona e como usá-la eficientemente.

Mais Informações:
O poder da concentração

O Poder da Concentração:
Concentre sua atenção – por Remez Sasson

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Fonte da imagem – DepositPhotos

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