E se o seu “pensamento excessivo” for realmente bom para você?

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“A felicidade de sua vida depende da qualidade de seus pensamentos.” ~ Marcus Aurelius

Pensar demais é comum. E todo mundo está nos pedindo para parar com isso. Artigos como estes são abundantes:

“7 sinais de que você é um pensador excessivo”

“13 estratégias para parar de pensar demais”

“9 dicas para superar o pensamento”

O superpensador em mim está começando a questionar o eficácia de todos esses conselhos bem intencionados. Se fosse tão fácil parar, não pode haver muito ainda.

Não posso deixar de me perguntar se estamos encarando o pensamento excessivo de forma negativa. Pensar demais pode ser uma parte da natureza humana que realmente traz benefícios? Do contrário, a evolução não teria eliminado essa característica inútil agora?

Certamente, o Universo não cometeu um erro ao dar aos seres humanos um cérebro tão sujeito a pensar demais. Certamente, os pensadores excessivos entre nós não são erros?

Sim, muitas vezes me sinto um erro ao ouvir “você pensa demais” e “não pense demais”. Há algo de errado comigo?

Anos de pensamento antes de uma decisão de vida

Desde que sei, pensei muito. Isso me serviu bem na escola e no trabalho, pois fui reconhecido por minhas habilidades analíticas e rigor de pensamento.

No entanto, quando se trata de questões pessoais como família, relacionamentos ou problemas de carreira, esse meu poder de pensamento profundo passa a ser visto como um pensamento excessivo.

Vários anos atrás, eu estava lidando com um casamento fracassado e um novo anúncio de emprego desafiador ao mesmo tempo. Em meio ao estresse e à infelicidade, descobri que meu cérebro pensava constantemente no que estava acontecendo e no que eu poderia fazer.

Enquanto eu pensava e pensava, a situação parecia um tanto desesperadora. Eu queria deixar o casamento – mas e quanto a nosso filho, nossos compromissos financeiros, nossa religião, nossas famílias unidas? Eu queria deixar o emprego – e se eu não conseguisse encontrar um emprego melhor por causa da minha idade, experiência especializada, mercado de trabalho pobre, fatores pessoais?

Quando tentei compartilhar todos esses pensamentos com amigos, muitas vezes recebi um comentário “você está pensando demais”.

Inicialmente, pensei que o problema era realmente eu. Eu gostaria de não ser tão pensativa demais.

Mas eu estava realmente pensando demais? Esses foram fatores importantes, não deveríamos pensar neles cuidadosamente antes de tomar qualquer decisão?

Doeu quando as pessoas pareciam desdenhar dos medos e preocupações que surgiram enquanto eu pensava profundamente sobre as questões. Já que eles não iriam tentar entender, acho que tive que parar de dizer a eles.

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Posso agora dizer com segurança que, se não fosse pelo rigor de meus pensamentos naquela época, eu não teria tido um divórcio relativamente tranquilo e uma mudança de emprego no mesmo período de tempo. Eles não vieram de sorte– eles surgiram de um pensamento cuidadoso e profundo que me permitiu tomar medidas para mitigar possíveis consequências.

Planejei e executei meu divórcio e troca de emprego como faria em um negócio multimilionário. Para outros, pode ter sido uma reflexão excessiva. Para mim, era preciso pensar.

A definição de overthinking – inerentemente negativo

O pensamento excessivo em si já está definido negativamente. De acordo com o Cambridge Dictionary, overthinking é “a ação de pensar demais em algo, de uma forma que não é útil”.

Deixe-me ampliar os dois descritores na definição.

Em primeiro lugar, “demais” é um termo muito subjetivo. É necessário que haja um nível “correto” como base de comparação. Não é uma linha tênue entre “pensar demais” e “pensar da maneira certa”? Onde você traça essa linha provavelmente é diferente de onde eu a traço.

E assim como existe a possibilidade de “demais”, também existe a possibilidade de “de menos”. Não dar atenção suficiente às questões pode ser tão prejudicial quanto, se não mais.

Em segundo lugar, “não é útil” também é um termo muito subjetivo. Deixe-me dar um exemplo simples:

Uma jovem vai ao supermercado comprar pimentão para a mãe. Sua mãe havia se esquecido de especificar a cor do pimentão que ela queria. A jovem fica olhando a variedade de pimentão no supermercado, pensando por um longo tempo qual cor deve comprar.

Se você tivesse ficado ao lado da garota e a observado, poderia pensar “por que ela está demorando tanto para tomar uma decisão? Ela deve estar pensando demais, basta escolher qualquer cor! ” Para você, pensar na cor do pimentão para comprar é definitivamente não útil.

Mas a garota sabe diferente. Sua mãe tem um temperamento que poucos conseguem tolerar. A última vez que ela trouxe para casa cenouras normais em vez de minicenouras, sua mãe teve um ataque violento, gritando no topo de sua voz e batendo nela por sua estupidez. Pensar cuidadosamente em qual cor de pimentão comprar é definitivamente útil para a menina evitar o mesmo castigo.

Embora sua mãe não tenha especificado a cor, a menina lembra cuidadosamente que prato sua mãe poderia estar preparando e se ela havia usado uma cor específica antes. Leva mais tempo do que o normal, mas ela dá um palpite calculado.

O que é útil para ela pode não ser útil para você ou para mim. Temos informações suficientes para julgar?

Aliás, aquela menina era eu.

Por que o pensamento útil é tão frequentemente confundido com o pensamento excessivo?

As pessoas geralmente não têm tempo ou paciência para ouvir. E não somos particularmente eficazes em articular e resumir bem nossos pensamentos.

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Sem informações e compreensão suficientes sobre a vida uns dos outros, pode facilmente surgir o julgamento de que muitos de nós estamos pensando demais.

Pense nisso, quantas pessoas em sua vida realmente gastaram tempo para entender seus problemas e processos de pensamento?

Um ou dois bons amigos? E talvez terapeutas e conselheiros que são pagos para isso. Muitas vezes, depois de ouvir nossos problemas em profundidade, esses amigos e terapeutas entendem de onde viemos e nos ajudam a ter maior clareza sobre eles.

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Quando pensamos muito sobre um problema, provavelmente o dissecamos em grande profundidade – vemos todos os ângulos, os pontos positivos e os negativos. O problema é que tendemos a falar mais sobre os aspectos negativos de uma questão e dar a impressão de que estamos apenas pensando negativamente (= inútil, portanto, pensar demais).

Falando por mim mesmo, tendo a presumir que as partes positivas de uma questão são óbvias e não precisam ser discutidas longamente. São as partes negativas que justificam o foco, pois precisam ser atenuadas ou resolvidas.

Então, como nos engajamos em pensamentos úteis?

O pensamento é uma superpotência humana. Considerando a complexidade do cérebro humano, deveríamos nos surpreender por sermos capazes de pensar muito.

Este artigo da Scientific American estima que a capacidade de armazenamento da memória do cérebro é de cerca de 2,5 petabytes (ou um milhão de gigabytes), com mais de um trilhão de conexões entre um bilhão de neurônios. Isso se traduz aproximadamente no armazenamento de três milhões de horas de programas de TV (ou na execução contínua da TV por mais de 300 anos).

Se essa é a capacidade de armazenamento do nosso cérebro, que tal sua capacidade de processamento. O cérebro humano é conhecido por ser muito mais eficiente no processamento do que os computadores. O que um computador pode levar alguns milhões de passos para calcular pode ser alcançado por algumas centenas de transmissões de neurônios no cérebro humano (veja “O cérebro humano versus supercomputadores … qual deles ganha”). Além disso, os humanos são capazes de planejamento avançado e tomada de decisão, humor e moralidade (BBC Science Focus).

Essa capacidade cognitiva superior nos diferencia dos outros animais. Parece que a mesma capacidade intelectual também nos torna propensos a pensar demais.

O que podemos fazer para aproveitar esta tremenda capacidade intelectual é garantir que a maioria, senão todos, de nosso pensamento é útil pensando. Aqui estão quatro princípios rápidos para se manter em mente:

1. Ao pensar, pressione conscientemente por uma maior clareza das questões, com o objetivo de chegar a uma decisão ou a um plano de ação dentro de um determinado prazo. (Mais ou menos como o que fazemos em nosso trabalho.)

Nota: Decidindo não fazer qualquer coisa no momento a respeito de um problema (por exemplo, um casamento fracassado) porque existem muitas restrições (por exemplo, o bem-estar dos filhos) também é uma decisão. Pensar bem sobre isso nos permite entender melhor a situação e escolher aceitá-la ou fazer algo para mudar as coisas.

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2. Reconheça quando o pensamento fica travado e leva à confusão ou ansiedade. É quando conversar com alguém pode ser útil.

3. É normal ser seletivo sobre com quem falar. Algumas pessoas não terão paciência ou sinceridade para ouvir nossos problemas e provavelmente nos considerarão como pensando demais.

4. Ao conversar sobre problemas com alguém, é bom tocar nos pontos positivos e negativos. Isso ajuda as pessoas a entender que pensamos sobre o problema de muitos ângulos antes de dar um zoom em partes específicas que precisam ser tratadas.

Diferenciando entre pensamento útil e pensamento excessivo

De modo geral, podemos dizer que o pensamento não é útil se resultar em longos períodos de confusão, ansiedade ou incapacidade de tomar uma decisão.

Por outro lado, se pensar muito sobre algo eventualmente levar a maior clareza, planos cuidadosos e decisões robustas, então o pensamento pode ser considerado muito útil.

As únicas pessoas que podem realmente diferenciar entre pensamento útil e pensamento excessivo somos nós mesmos e as pessoas que nos entendem bem.

Como diz o ditado, ninguém entrou em nossos sapatos. Nossa infância, educação e décadas de experiências de vida definem o contexto de nossos padrões de pensamento.

Não sejamos tão rápidos em julgar que nós mesmos ou outras pessoas estamos pensando demais. Nós realmente ouvimos e tentamos entender?

Não estou descartando o fato de que pode haver razões médicas se estivermos frequentemente envolvidos em pensar que isso não é útil. Já se escreveu muito sobre pensar demais como um sintoma ou causa de ansiedade e depressão.

Mas também devemos nos abster de julgar ou atribuir uma condição médica tão rapidamente a uma ação que muitos de nós realizamos, pelo menos às vezes, se não com frequência.

Tenho certeza de que filósofos e sábios ao longo dos séculos (como Sêneca, Confúcio e Gandhi) podem ter sido vistos como pensadores em sua época. Mas quão úteis seus pensamentos têm sido para beneficiar e inspirar gerações.

Embora a paralisia da análise seja um problema real, quando se trata de decisões significativas na vida, prefiro errar por excesso de cautela pensando muito do que pensando pouco.



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