Dietas cetogênicas e seus rápidos efeitos de perda de peso

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Praticamente todas as dietas para perda de peso em graus variados se concentram na redução de calorias ou na manipulação da ingestão de um dos três macronutrientes essenciais (proteínas, gorduras ou carboidratos) para alcançar seus efeitos na perda de peso.

As dietas cetogênicas são um grupo de “gorduras moderadas em proteínas” ou “gorduras moderadas em proteínas”, mas com dietas com pouco carboidrato. O termo cetogênico refere-se basicamente ao aumento da produção de corpos cetônicos ocasionados pela elevada taxa de lipólise (quebra de gordura). As cetonas são os subprodutos ácidos formados durante a decomposição intermediária da “gordura” em “ácidos graxos” pelo fígado.

Os primeiros conjuntos de dietas cetogênicas foram realmente desenvolvidos desde o início dos anos 1920 pelo Centro de Epilepsia Pediátrica Johns Hopkins e também pelo Dr. Wilder da Mayo Clinic para tratar crianças com convulsões difíceis de controlar. As dietas foram projetadas para imitar as alterações bioquímicas que ocorreram durante os períodos de jejum, como cetose, acidose e desidratação. As dietas envolviam o consumo de cerca de 10 a 15 gramas de carboidratos por dia, 1 grama de proteína por quilograma de peso corporal do paciente e as calorias restantes derivadas de gorduras.

Hoje, os promotores de dietas cetogênicas são fortemente da opinião de que os carboidratos, especialmente os de alto índice glicêmico, são as principais razões pelas quais as pessoas ganham peso. Alimentos carboidratos são geralmente metabolizados para produzir glicose, uma forma de açúcar simples que geralmente é considerada a fonte de energia preferida para o corpo, pois é uma energia de queima mais rápida. Embora o corpo possa quebrar o glicogênio muscular (uma mistura de glicose e água) e a gordura para produzir energia, ele prefere obtê-lo com carboidratos de alto índice glicêmico da dieta.

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Dos macronutrientes, os carboidratos são, portanto, considerados a principal causa de ganho de peso. Isso ocorre principalmente porque o aumento da ingestão de alimentos com alto índice glicêmico de carboidratos geralmente causa níveis flutuantes de açúcar no sangue devido à sua rápida absorção na corrente sanguínea e que, na maioria das vezes, leva à superprodução de insulina. É aqui que o problema realmente começa.

A insulina é um hormônio que regula os níveis de glicose no sangue e, portanto, a manutenção da equação de entrada / saída de energia do corpo, que regula o peso corporal. Quantidades excessivas de glicose na corrente sanguínea causam a secreção excessiva de insulina, o que leva ao armazenamento do excesso de glicose no corpo como glicogênio no fígado e células musculares ou gordura nas células adiposas.

Um objetivo das dietas cetogênicas é, portanto, reduzir a produção de insulina ao mínimo necessário, reduzindo drasticamente o consumo de carboidratos enquanto utiliza gorduras e proteínas para complementar a necessidade de energia do corpo.

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Apesar da capacidade das dietas cetogênicas de reduzir a produção de insulina, seu principal objetivo é, em última análise, induzir o estado de cetose. A cetose pode ser considerada uma condição ou estado no qual a taxa de formação de cetonas produzida pela decomposição de “gordura” em “ácidos graxos” pelo fígado é maior que a capacidade dos tecidos em oxidá-los. A cetose é na verdade um estado secundário do processo de lipólise (quebra de gordura) e é um efeito colateral geral de dietas com pouco carboidrato. As dietas cetogênicas são, portanto, favoráveis ​​ao incentivo e promoção da cetose.

Períodos prolongados de inanição podem facilmente induzir cetose, mas também podem ser induzidos deliberadamente por meio de uma dieta de baixa caloria ou baixo teor de carboidratos, pela ingestão de grandes quantidades de gorduras ou proteínas e carboidratos drasticamente reduzidos. Portanto, dietas ricas em gorduras e proteínas são as dietas para perda de peso usadas para induzir deliberadamente cetose.

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Essencialmente, a cetose é uma forma muito eficiente de produção de energia que não envolve a produção de insulina, pois o corpo queima os depósitos de gordura para obter energia. Consequentemente, a idéia de reduzir o consumo de carboidratos não apenas reduz a produção de insulina, mas também praticamente obriga o corpo a queimar seu depósito de gordura como energia, tornando assim o uso de dietas cetogênicas uma maneira muito poderosa de obter rápida perda de peso.

As dietas cetogênicas são projetadas de tal maneira que inicialmente forçam o corpo a esgotar seu suprimento de glicose e, finalmente, passam a queimar seus depósitos de gordura para obter energia. A ingestão subsequente de alimentos após induzir o estado de cetose visa manter o processo de cetose em funcionamento, ajustando adequadamente o consumo adicional de carboidratos para fornecer apenas a quantidade básica de calorias necessárias ao organismo.

Por exemplo, a Dieta Atkins, que é obviamente a dieta cetogênica mais popular, visa ajudar os dieters a alcançar o que a dieta chama de Nível Crítico de Manutenção de Carboidratos (CCLM) do indivíduo – um nível de consumo de carboidratos em que o usuário não ganha nem perde mais peso.

Em 2003, o centro de tratamento Johns Hopkins apresentou uma versão modificada do protocolo da dieta Atkins para tratar um grupo de 20 crianças com epilepsia. Após o tratamento, observou-se que dois terços experimentaram uma redução significativa em suas convulsões, enquanto 9 foram capazes de reduzir as doses de medicamentos e nenhum desenvolveu cálculos renais.

Além disso, existem estudos científicos em andamento pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH) sobre a eficácia da dieta cetogênica clássica e as versões modificadas da dieta Atkins para ajudar as pessoas a perder peso e também no tratamento da epilepsia. É igualmente interessante notar que o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame (NINDS) está realizando estudos sobre o efeito das dietas cetogênicas e também formulando medicamentos que serão capazes de produzir o mesmo efeito na redução de peso.

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Fonte: Marcus J Michael



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