Depressão congruente: o que é e como superá-la

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“Nem toda depressão que as pessoas experimentam é uma doença … Ao contrário da depressão clínica, a depressão congruente é realmente apropriada para a sua situação.” ~ Dr. K

Todo dia é igual. Todos os dias fico rígido. Todos os dias estou cansado. Essas são as duas coisas principais com que as pessoas com fibromialgia lidam. Tem sido assim há alguns anos. Seis para ser exato.

Já enfrentei tantas dificuldades ao mesmo tempo: sem emprego, sem renda, sem amigos, lidando com uma mãe emocionalmente imatura / narcisista e não morando onde quero morar. Tudo isso está me fazendo dormir mal.

Tudo tem sido caótico e estressante e não ajudou meu fibro ou foi útil desde que descobri meu traço de personalidade altamente sensível, um ano e meio atrás.

Eu li que quando você tem fibro, geralmente fica deprimido. No entanto, qualquer pessoa se sentiria mentalmente deprimida se experimentasse essas sensações dolorosas o tempo todo. Então, por um tempo, comecei a acreditar que talvez eufoiRealmente deprimido. Afinal, atendi a todos os critérios.

Então, entrei no serviço de ouvinte gratuito, 7 Cups. Estou usando há quase dois meses e me ajudou um pouco. É bom ter um lugar seguro para desabafar, para se sentir ouvido e validado. Também é bom saber que alguém está ouvindo ativamente o que você está dizendo. Ainda assim, apesar dessa intervenção, tive dias em que me senti mal.

No entanto, hoje, as nuvens se separaram.

Assisti a um vídeo no YouTube do Dr. K sobre depressão congruente.

É um tipo de depressão afetiva que ocorre:

– Quando você está em circunstâncias que não pode controlar ou tem pouco controle sobre

-Quando você não tem um propósito satisfatório

-Quando algo está faltando em sua vida

Na verdade, esse tipo de depressão é normal. Você está experimentando uma reação muito humana a uma série de situações negativas sobre as quais acha que não tem poder. É o seu corpo dizendo que algo precisa mudar.

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Também pode acontecer se você sentir que não tem direção ou se os caminhos que você seguiu sempre levaram a resultados ruins.

A depressão congruente pode ser remediada se alguém fizer o seguinte:

1. Encontre algum tipo de propósito.

O propósito da vida é complexo hoje em dia, e nossos cérebros não os alcançaram. É necessário muito pouco trabalho físico para sobreviver. A maioria de nós não precisa cortar lenha, trabalhar no campo ou ir e vir até um poço, e tenho certeza de que ninguém anda a cavalo em estradas de terra. É mais difícil encontrar um propósito verdadeiro quando você realmente não precisa fazer nada porque tudo é feito por uma máquina.

Mas ainda podemos encontrar um propósito trabalhando em algo que é importante para nós pessoalmente, lutando por causas em que acreditamos, encontrando maneiras de ajudar outras pessoas e perseguindo nossos interesses e paixões.

2. Conecte-se com as pessoas (para evitar a solidão).

Como humanos, estamos programados para ser sociais / nos conectar, mas nosso mundo digital moderno não ajuda nisso. Somos os mais conectados que poderíamos ter imaginado, mas estamos muito desconectados. Acredito que isso, além da mídia social, também seja outro fator no aumento das taxas de suicídio.

Precisamos nos conectar com amigos e familiares – cara a cara. E precisamos realmente estar presentes com eles, ser honestos com eles e abertos a seus sentimentos honestos para que possamos nos conectar em um nível mais profundo. Quando não podemos nos conectar cara a cara, a conexão virtual funciona muito bem, desde que a distância física não se transforme em distância emocional. É por isso que estou tentando postar mais nas redes sociais – para poder me conectar genuinamente com as pessoas e me sentir menos alienado.

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3. Encontre uma maneira de lidar com o tédio entorpecente (que não envolva jogos, assiduidade, mídia social, etc.).

Nossas atividades de lazer na era hiper digital são todas sobre consumo, não criação. Há menos pinturas, instrumentos de tocar, trabalhar com as mãos – o tipo de coisa que traz prazer e alegria para a pessoa e a sociedade em geral.

Encontre um hobby em que possa mergulhar, algo fisicamente envolvente e talvez até criativo – algo que o tire da cabeça e o coloque em um estado de fluxo.

4. Aborde as questões que contribuem para o seu sentimento de desamparo.

Reposicione-se, encontre outro emprego ou rompa relacionamentos tóxicos, se essas coisas estiverem contribuindo para sua depressão. Nenhuma dessas coisas é fácil, mas apenas dar passos para criar uma mudança positiva pode ajudá-lo a se sentir fortalecido e com mais controle sobre sua vida.

Na verdade, estou pensando em me mudar em algum momento, dependendo das atualizações do COVID e da minha saúde, porque sei que isso ajudaria muito a melhorar meu estado de espírito.

5. Concentre-se na autodescoberta / autoajuda.

Descubra seus traumas passados ​​e comprometa-se com a cura. Trabalhe na identificação e superação de crenças limitantes. Descubra como você está se sabotando ou se segurando para poder superar os bloqueios que o mantêm preso.

É somente aprendendo sobre si mesmo, sem a contribuição de outros preconceitos ou julgamentos, que se pode encontrar paz e felicidade.

* Os recursos de autoajuda são gratuitos e abundantes hoje em dia. Existem eBooks, podcasts, canais do YouTube, blogs, sites e grupos do Facebook para ajudar no seu desenvolvimento pessoal. Você também pode usar a astrologia, o Indicador de tipo Myers-Briggs e o eneagrama para ter uma visão melhor de si mesmo em um nível individual. Pessoalmente, tenho usado astrologia e tarô para me entender e achei os dois muito úteis, e estou adorando o livro Tornando-se à prova de balas, de Evy Poumpouras.

Você pode tomar todas as receitas que quiser, fazer toda a terapia disponível, mas, para muitos, esses curativos são caros e demorados. Eles não estão consertando o que realmente está errado – o trabalho enfadonho de trabalhar em um emprego sem futuro que você odeia, a dor de ficar com um cônjuge abusivo, etc.

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Isso não quer dizer que tomar remédios ou fazer terapia seja errado. No entanto, se você está fazendo terapia e tomando remédios e nada parece melhorar, você precisa fazer mais. Você tem que fazer mudanças reais em relacionamentos, empregos e estilos de vida para realmente se sentir diferente.

A medicação e as terapias são simplesmente ajudas para ajudá-lo a recuperar uma posição melhor no sentido fisiológico e psicológico. O resto é realmente com você.



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