Depois do COVID-19: Quais serão os efeitos emocionais de longo prazo?

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Ouvimos dizer que estamos caminhando na direção certa, à medida que a curva continua achatada e os estados começam a afrouxar as restrições e abrir. Pela primeira vez, pode haver uma luz no fim do túnel. Boas notícias!

Mas, por mais encorajadoras que sejam essas notícias, muitos continuam com medo de se abrir muito cedo, instigando uma segunda onda. Independentemente de quem está certo ou errado, chegará o dia em que ficaremos sem o COVID-19 (meus lábios nos ouvidos de Deus, hein?). E quando começamos a curar nossas vidas quebradas, muitos de nós podem encontrar nossa recuperação psicológica muito atrás do flagelo dessa pandemia. Essa pandemia nos devastou física e economicamente, mas o que não é relatado é como essa pandemia tem e irá infectar nossa saúde mental daqui para frente.

Em combate, temos muitos nomes para as devastadoras repercussões psicológicas da batalha – TEPT, choque de concha, fadiga de batalha, neurose de guerra e assim por diante. Independentemente do que é chamado, as circunstâncias que contribuem são essencialmente as mesmas – trauma, estresse prolongado e medo, juntamente com sentimentos de desamparo e perda de controle. Soa familiar?

Quando começarmos a experimentar os tremores secundários do COVID-19, continuarão a ser vítimas, não vítimas físicas, mas vítimas de feridas psicológicas pós-traumáticas.

Como isso pode não ser o caso?

Claramente, há uma grande diferença entre combate e proteção no local. Mas, no entanto, existem semelhanças. E essas semelhanças nos predispõem a conseqüências de distúrbios emocionais. Certamente nem todos sofrerão interrupções emocionais de longo prazo em suas vidas, mas todos, desde os oito anos de idade que não puderam ver sua avó, até a mãe grávida que está enfrentando um parto incerto, até o residente do lar de idosos confinado em um quarto – foi contaminado emocionalmente.

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Agora nos preparamos para entrar em um mundo familiar, mas que mudou. As fachadas de lojas fechadas, máscaras, luvas de látex, barreiras de acrílico e assim por diante, sem dúvida, contribuirão para uma cautela, uma corrente de desconfiança social provocada por nossos meses de isolamento. Quanto tempo vai demorar até que nos sintamos confortáveis ​​sentados em um teatro, indo a um jogo de bola ou comendo em um restaurante? E se alguém reflexivamente estender a mão em amizade, ou se sentar ao nosso lado em um ônibus ou metrô? O que faremos? O que vamos sentir? Ninguém sabe.

Mesmo quando o COVID-19 estiver no nosso espelho retrovisor, muitos de nós terão um legado pós-traumático que continuará a atrapalhar nossas vidas e famílias. Poucos de nós estarão isentos de algum grau de contaminação. Este será o novo normal anormal. Mas os seres humanos são resilientes; se não fosse assim, teríamos sido extintos há muito tempo. Com o passar dos dias e meses, nossa sensibilidade emocional ao COVID-19 se tornará menos óbvia, menos dolorosa e mais suave. De vez em quando, algo pode desencadear uma resposta – alguém pressionando contra você enquanto espera na fila dos correios, um colega de trabalho espirrando em sua direção, tendo que tocar em uma maçaneta ou carrinho de compras – e sem pensar, empurrar o joelho – assim, você pode se re-experimentar velhos medos e emoções. Essa é a natureza do pós-trauma.

Paciência, isso também deve passar.

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Agora é a hora de começar a nos fortalecer e a nossa psique para o que está por vir em um mundo pós-vírus. Embora paradoxal, não é incomum que, à medida que as coisas melhorem, possamos realmente ver um aumento no nosso nível de angústia. Por quê? Porque nos últimos meses estivemos em um tipo de modo de sobrevivência automático – menos pensamento, mais proteção. É como se estivéssemos prendendo a respiração sob a água e finalmente chegássemos à superfície e ofegássemos, apenas para perceber o quão perto chegávamos do afogamento. Mas, quando começarmos a respirar coletivamente, começaremos a sentir o pedágio que nosso estresse causou e como estamos esgotados, tanto mental quanto fisicamente.

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Perceba que, à medida que a intensidade e o estresse desses últimos meses começam a se acalmar junto com essa maldita curva (!), Suas emoções podem ficar para trás. Isso é normal e deve ser esperado. Não pense que sua psique não foi afetada pelo que você passou – ela foi!

Esperemos que em breve estaremos indo para uma recuperação pós-vírus de nossas vidas. A dessensibilização emocional ocorrerá naturalmente ao longo do tempo, desde que sejamos pacientes.

Mas, para neutralizar os efeitos traumáticos persistentes do COVID-19, não queremos ceder desnecessariamente a ruminações reflexivas, motivadas pela insegurança ou revisar velhas dúvidas, medos ou negativos. Esses são hábitos de autoproteção que adotamos durante a crise. Mas os hábitos são aprendidos e todos os hábitos – mesmo hábitos adquiridos emocionalmente durante uma pandemia – podem ser neutralizados e quebrados.

Aqui estão algumas dicas de auto-treinamento para recuperação emocional:

1. Não hesite em entrar em contato com um profissional de saúde mental se sua luta começar a interferir no seu funcionamento diário.

2. Espere ter hesitações emocionais sobre retomar uma vida mais normal. Esses sentimentos devem durar pouco; basta montá-los sem sentir que algo está errado.

3. No início, não se force a fazer coisas que sejam desconfortáveis. Lembre-se de que dessensibilização é um processo. Com o tempo, você começará a ver seu antigo eu e sua vida emocional emergindo.

4. Esteja disposto a compartilhar com outras pessoas suas preocupações e medos e descobrirá que não está sozinho.

5. O humor ansioso ou deprimido pode fazer parte da sua transição. Com qualquer humor, você está passando fome ou alimentando-o. Você alimenta ansiedade ou depressão, permitindo que dúvidas, medos e pensamentos negativos passem sem controle.

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6. Cuidado com o que-se preocupar. Toda preocupação é voltada para uma antecipação de problemas ou caos futuros. Fique presente, amanhã vai cuidar de si.

* * *

O Dr. Joe Luciani é psicólogo clínico praticante há mais de 40 anos. Ele é o autor mais vendido internacionalmente da série de livros de auto-treinamento, agora publicada em 10 idiomas. Seu último livro é, Desaprendendo a ansiedade e a depressão: o programa de auto-treinamento em quatro etapas para recuperar sua vida (Goodman Beck, 28 de abril de 2020). Ele aparece frequentemente na TV nacional, rádio e on-line, e tem sido destaque em vários sites da mídia nacional. Saiba mais em self-coaching.net.


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