De se sentir bem a se sentir bem Escolha o cérebro

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Você deve estar ciente de que meus livros, Sentindo-se bem e a Feeling Good Handbook, venderam mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo e ainda são populares, embora Sentindo-se bem foi publicado há 40 anos.

Uma razão para a popularidade dos livros é a pesquisa inovadora conduzida pelo Dr. Forrest Scogin e seus colegas na Escola de Medicina da Universidade do Alabama. Eles relataram que se você simplesmente der às pessoas que procuram tratamento para depressão moderada a grave, uma cópia do Sentindo-se bem, mais de 50% irão melhorar tanto em quatro semanas que não querem mais ou precisam de tratamento. O que é crucial é que esses pacientes não receberam psicoterapia ou antidepressivos durante essas quatro semanas. Estudos de acompanhamento de três anos indicaram que eles não tiveram recidiva, mas na verdade continuam a melhorar após sua “biblioterapia” inicial com Sentindo-se bem! É por isso Sentindo-se bem ainda é o livro mais bem avaliado e mais vendido sobre depressão.

Então, por que agora escrevi a primeira sequência verdadeira de Sentindo-se bem? Sentindo-se bem foi tudo sobre terapia comportamental cognitiva (TCC), que foi um avanço que mudou a história da psiquiatria e da psicologia. Quando eu escrevi Sentindo-se bem, havia apenas um punhado de terapeutas cognitivos no mundo e éramos considerados charlatães. Desde a publicação de Sentindo-se bem, A TCC se tornou a forma de psicoterapia mais popular e mais extensamente pesquisada da história.

Mas, embora o CBT fosse excelente, não era perfeito. Na verdade, estudos de resultados com todos os tratamentos atuais para a depressão revelam que menos da metade dos pacientes experimentam uma redução de 50% na depressão após meses de tratamento. E uma melhoria de 50% nem é muito boa. Os pacientes não querem sentir um pouco menos deprimidos, eles desejam uma eliminação total de seus sintomas e um grande impulso no sentimento de felicidade e alegria também. E muitos – provavelmente a maioria – simplesmente não estão recebendo a partir de nenhum dos tratamentos atuais.

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Minha experiência clínica (mais de 40.000 sessões de terapia com pacientes deprimidos e ansiosos) e pesquisas publicadas nas últimas quatro décadas sobre como a terapia realmente funciona forneceram pistas importantes sobre por que alguns pacientes melhoram, enquanto outros não. A resposta parece envolver uma dimensão importante, mas um tanto negligenciada, que Freud chamou de “resistência” terapêutica.

Resistência significa que a maioria de nós tem sentimentos confusos quando se trata de mudança. Por um lado, podemos querer mudar desesperadamente, mas parecemos resistir à mudança. O místico jesuíta, Anthony DeMello, colocou desta forma: “Ansiamos por mudança, mas nos apegamos ao que é familiar”.

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Talvez você mesmo tenha experimentado isso! Dizemos que vamos parar de procrastinar, ou que queremos realmente perder peso, ou que deveríamos parar de se auto-criticar com pensamentos de autocrítica, mas parece que isso nunca acontece.

Bem, aqui estão algumas notícias excelentes. Nos últimos quinze anos, em meu trabalho com meu grupo de treinamento em psicoterapia semanal em Stanford, acredito que finalmente descobri a causa da “resistência”, um enigma que Freud tentou, mas não conseguiu resolver. E você quer saber outra coisa que é totalmente incrível? Seus sintomas de depressão e ansiedade, e sua resistência à mudança, não são o resultado do que errado com você, mas o que é certo vocês.

Depressão e ansiedade não são, na verdade, “transtornos mentais” que resultam de um “desequilíbrio químico em seu cérebro”, mas são a expressão do que há de mais belo e impressionante sobre você e seus valores essenciais. E no momento em que você “vê isso” de repente, sua resistência desaparecerá repentinamente e a recuperação estará a apenas alguns passos de distância.

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Você pode aprender tudo sobre essas técnicas poderosas em meu novo livro, Sentindo ótimo! (Setembro de 2020) Não é apenas para terapeutas, mas para qualquer pessoa que queira um pouco de ajuste mental para superar a depressão e a ansiedade e se sentir bem! E essa, estou convencido, é a “cura” que quase todos nós procuramos!

David Burns, MD

DAVID D. BURNS, MD, é Professor Adjunto Clínico Emérito de Psiquiatria e Ciências do Comportamento na Stanford University School of Medicine. Mais de 50.000 profissionais de saúde mental participaram de seus workshops nos Estados Unidos e Canadá. Seus Podcasts Feeling Good semanais (quase três milhões de downloads) fornecem aos terapeutas e ao público em geral dicas para superar a depressão, ansiedade, conflitos de relacionamento, hábitos e vícios. Dr. Burns mora na área da baía de São Francisco. Para saber mais, visite www.FeelingGreattheBook.com


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