Crianças estressadas: como a meditação do mantra ensina a resiliência

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Instâncias de crianças e adolescentes que procuram tratamento para problemas relacionados à saúde mental no Reino Unido estão disparando assustadoramente. A participação de jovens e adolescentes em condições psiquiátricas quase dobrou nos últimos cinco anos, de acordo com o Departamento de Saúde e Assistência Social. Enquanto isso, apenas nos últimos dois anos, o número de crianças que atende os Serviços de Saúde Mental da Criança e do Adolescente (Camhs) mais que dobrou.

Nem todo jovem autorreferido por razões de saúde mental atenderá aos critérios de diagnóstico de uma condição específica, como ansiedade ou depressão. No entanto, é necessário que todos em perigo tenham acesso a cuidados apropriados – independentemente de seu status diagnóstico – e que eles correspondam responsivamente ao escopo e à escala do seu problema.

Infelizmente, este não é o caso atualmente no Reino Unido. Em 2018, a Young Minds realizou uma pesquisa com pais cujos filhos acessaram os serviços de emergência para saúde mental, revelando que 61% dos pais descreveriam o nível de atendimento recebido como “ruim” ou “inaceitável”. Enquanto isso, 86% afirmam que ” teria sido útil para o meu filho ter acesso ao apoio antes de chegarem ao ponto de crise. “

Crianças e adolescentes devem receber os recursos internos para melhorar seus próprios padrões e comportamentos de pensamento prejudiciais, antes que estes espiralem em problemas maiores. Este artigo explora cinco maneiras poderosas pelos quais pais, cuidadores e professores podem ajudar os jovens a descobrir os meios de sair de uma rotina automática de auto-susto e desenvolver um conjunto personalizado de práticas conscientes de autocuidado.

1. Seja criativo. Estabelecer hábitos é algo em que os humanos são muito bons. De fato, nossas vidas podem ser conceituadas como a soma dos hábitos que temos; elas determinam nossas ações à medida que avançamos ao longo do dia e, por sua vez, como nos sentimos. A boa notícia é que leva apenas quatro semanas para estabelecer um novo hábito, principalmente com a repetição diária. Orientadas para adicionar atividades práticas, como marcenaria e artesanato ao seu programa diário, as crianças descobrirão novas habilidades que podem aumentar sua auto-estima, além de fornecer um mecanismo construtivo de enfrentamento para ajudar a acalmar uma mente hiperativa durante momentos de ansiedade.

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2. Mantenha-se ativo. O exercício traz várias mudanças neurofisiológicas importantes. Qualquer que seja a atividade, um bom treino aumenta nossas endorfinas, os hormônios que promovem a felicidade, reduzindo a dor e o estresse. O sentimento de conquista que pode ser gerado pela sensação de progredir e aumentar as habilidades das crianças catalisa uma atitude de “fazer” que se espalha alegremente em outras áreas da vida. Se a vitória deles consiste em superar um obstáculo, encontrar uma nova flexibilidade no yoga ou algo totalmente diferente, todas as crianças devem ter a oportunidade de descobrir como o melhor desempenho pessoal é propício para cultivar seu entusiasmo pessoal.

3. Reserve tempo para o tempo de inatividade. Em um mundo que nos bombardeia com estímulos constantes, adquirir as ferramentas para relaxar à vontade é vital para manter um senso de equilíbrio. As pessoas que descobrem a meditação na infância têm uma enorme vantagem quando se trata de explorar facilmente as reservas de calma interior. A meditação para ansiedade é uma técnica particularmente fácil de ensinar e praticar – praticar simplesmente envolve repetir um mantra pessoal ou concentrar-se na respiração durante uma sessão de prática e permitir que outros pensamentos venham e desapareçam – e as crianças podem fazer isso em qualquer lugar, a qualquer hora . Esses momentos importantes atuam como uma reinicialização do cérebro, ajudando a aumentar a criatividade, o foco e a confiança durante o resto do dia.

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4. Durma profundamente. É impossível exagerar o quão intrínseco é dormir bem para uma boa saúde mental. Da mesma forma, problemas como letargia durante o dia escolar, dificuldade em adormecer ou ter pesadelos regulares podem ser indicadores úteis de que um jovem está passando por lutas psicológicas, portanto é recomendável incentivar as crianças a informar sobre a qualidade de seu descanso. Atividades como o diário de sonhos podem ser introduzidas para facilitar esse diálogo e estabelecer uma rotina de dormir que os encanta com a magia do sono.

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5. Refresque-se. Como um sono profundo, dentes limpos e cabelos recém-lavados são facilmente reconhecidos – mas essas medidas essenciais de higiene tornam-se evidentes no caso de sua ausência. Orientar as crianças a se orgulharem de sua higiene pessoal as ajudará a brilhar por dentro e por fora, além de evitar a autoconsciência desnecessária e o potencial bullying.

A importância de empregar medidas preventivas como essas para proteger a saúde mental dos jovens é reconhecida há muito tempo. No século XIX, o orador americano Frederick Douglass observou: “É mais fácil construir filhos fortes do que consertar [adults]. ” Está na hora de a prestação de cuidados de saúde mental evoluir para refletir isso.

Crescer no mundo de hoje pode ser diferente das décadas anteriores em muitos aspectos, e seus inúmeros fatores estressantes podem variar muito, dependendo da parte do mundo em que você está. No entanto, em todos os contextos, uma abordagem holística e preventiva para melhorar a saúde mental dos jovens Seria útil. Maior energia deve ser canalizada para equipar a todos desde o início os meios para cultivar a resiliência.

Este post foi escrito por Rosalind Stone, que trabalha com Beeja – uma empresa que fornece meditação em Londres. Recentemente, eles lançaram uma iniciativa de meditação nas escolas para ajudar as crianças a lidar com o estresse e a ansiedade através de técnicas de meditação apropriadas à idade.


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