Compartilhamento de especialistas sobre como cultivar vegetais de verão em casa

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Com o verão que se aproxima, vem o calor sufocante, mas também a estação das melancias e pepinos hidratantes para oferecer o descanso tão necessário. Enquanto nos preparamos para que as temperaturas subam a graus insuportáveis, o jardineiro urbano de Noida, Harpreet Singh Ahluwalia, está se preparando para lutar contra o calor com formas naturais de manter o corpo fresco e revigorado.

A senhora de 59 anos tem passado as manhãs cultivando vegetais ricos em vitaminas em seu jardim no terraço. “Eu cultivo cerca de 75 variedades de vegetais ao longo do ano. No entanto, os vegetais de verão envolvem trepadeiras e plantas, que requerem muito espaço no solo. Mas o melhor é que essas trepadeiras têm um período de colheita mais longo, de 2 a 3 meses, o que permite uma produção maior ”, afirma.

Alguns vegetais, incluindo os com folhas, podem ser cultivados em vasos de flores, e a produção será tão boa quanto, diz Harpeet. Em uma conversa com The Better India, ela nos conduz ao longo do processo, passo a passo.

Cabaças

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Estrutura preparada para trepadeiras por Harpreet

“Cabaça de garrafa, cabaça branca, cabaça amarga e abóboras podem ser facilmente cultivadas no jardim. O primeiro passo é criar uma plataforma elevada e espaço para trepadeiras. Certifique-se de que as trepadeiras são facilmente acessíveis, o que facilita a colheita ”, diz Harpreet.

Ela acrescenta que a melhor forma de cultivar essas cabaças é com sementes de hortaliças compradas no mercado. As sementes devem ser secas e pré-embebidas durante a noite.

O próximo passo é semeá-los diretamente no solo. “As sementes são grandes e não podem ser espalhadas pelo solo. Todos os vegetais de verão levam cerca de 15 dias para germinar antes de começarem a crescer ”, diz ela.

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Okras, berinjela e pimenta

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“A quiabo pode ser um vegetal fácil de cultivar. A única coisa importante a lembrar é ter um espaço de cerca de 18 polegadas entre eles. Além disso, eles devem ser cultivados em fileiras ”, diz Harpreet.

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Como as sementes de berinjela são pequenas, precisam de um tratamento diferente. “A germinação pode ser feita em bandeja ou em pequenos vasos, até virar mudas. Então, eles podem ser movidos para um pote maior ”, acrescenta ela.

O frio também é fácil de crescer. As sementes podem ser semeadas diretamente nos vasos, diz Harpreet, o que torna o processo mais fácil.

Vegetais folhosos

Menta, espinafre, amaranto ou chaulai são outro conjunto de verduras que exigem menos esforço e atenção para crescer. “Espalhe grosseiramente as sementes na cama ou nos vasos. A outra solução simples é replantar as raízes dos vegetais comprados no mercado ”, diz o jardineiro urbano.

Harpreet sugere manter o caule das plantas na água por 2-3 semanas. “As raízes vão voltar a crescer, ficando prontas para serem plantadas no solo”, completa.

Solo é a chave

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Cabaça amarga

Harpreet diz que a qualidade do solo desempenha um papel vital em manter as plantas – seja no verão ou no inverno – saudáveis. “O solo deve ser sempre poroso, macio e rico em nutrientes. A mistura que preparo inclui composto, estrume orgânico ou de fazenda, bem como resíduos de folhas e solo de jardim. Depois coloco turfa de coco na mistura e uso a terra em vasos ”, diz ela.

Ela recomenda adicionar o resíduo das folhas de nim ao solo para protegê-lo, assim como as plantas, de infestações. “Pulverizar uma solução de nim, açafrão ou spray frio a cada 15 dias pode ajudar a prevenir o ataque de uma praga”, acrescenta ela.

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Água, mas apenas quando necessário

Outro aspecto vital para manter o solo e as plantas saudáveis ​​é atender às necessidades de água. “Sempre verifique se há umidade antes de molhar o solo. Regue generosamente o solo, apenas se parecer seco ”, recomenda Harpreet.

Harpreet diz que também se deve ter cuidado com o momento de regar as plantas. “Cedo pela manhã antes do nascer do sol e tarde da noite, quando as temperaturas do dia esfriam, são os horários ideais. Regar as plantas à tarde durante o pico do calor pode ser prejudicial à saúde e pode destruí-las ”, acrescenta ela.

Editado por Divya Sethu

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