Como superar o perfeccionismo: 6 hábitos poderosos

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Como superar o perfeccionismo: 6 hábitos poderosos

“Certas falhas são necessárias para o todo. Pareceria estranho se velhos amigos não tivessem certas peculiaridades.
Johann Wolfgang von Goethe

“As pessoas jogam fora o que poderiam ter insistindo na perfeição, que não podem ter, e procurando por onde nunca a encontrarão.”
Edith Schaeffer

Um dos desafios mais comuns sobre os quais as pessoas me mandam um e-mail – e eu mesmo já tive muitos problemas – é o perfeccionismo.

É uma questão que pode impedi-lo na vida. Não apenas de alcançar e terminar o que você deseja.

Mas às vezes até de começar. Ao mesmo tempo, drena sua auto-estima e o deixa preso em uma espiral negativa, onde pode ser cada vez mais difícil começar a avançar.

Então hoje eu gostaria de compartilhar 6 coisas que me ajudaram – e ainda me ajudam até hoje – com esse hábito destrutivo e perturbador do pensamento.

1. Vá para o bem.

Visar a perfeição geralmente acaba em um projeto ou em algo que nunca está sendo finalizado.

Então, vá para o bem o suficiente.

Não use isso como desculpa para relaxar. Mas simplesmente perceba que existe algo chamado bom o suficiente e, quando você está lá, termina o que está fazendo.

Portanto, encontre um equilíbrio para si mesmo, onde você faz um bom trabalho e não relaxa, mas ao mesmo tempo não se perde na tentativa de melhorar e polir algo demais.

Como encontrar esse equilíbrio? Encontrei meu próprio equilíbrio por tentativa, erro e experiência.

2. Perceba que você se machucou e às pessoas ao seu redor comprando mitos da perfeição.

Ao assistir muitos filmes, ouvir muitas músicas e apenas captar o que o mundo está dizendo, é muito fácil ser embalado em sonhos de perfeição.

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Parece tão bom e maravilhoso e você quer.

Mas na vida real, ele entra em conflito com a realidade e tende a:

  • Cause muito sofrimento e estresse dentro de você e nas pessoas ao seu redor.
  • Prejudicar ou possivelmente levá-lo a encerrar relacionamentos, empregos, projetos etc. apenas porque suas expectativas estão fora deste mundo.

Acho muito útil me lembrar desses fatos simples.

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Sempre que me perco em um espaço perfeccionista, lembro a mim mesmo que isso causaria danos a mim e ao meu mundo.

E, assim, fica mais fácil mudar meu foco e pensamentos, porque quero evitar fazer escolhas destrutivas e evitar causar dor desnecessária a mim e às pessoas mais próximas a mim.

3. Aceite que você é humano e todos os outros também.

Estabeleça padrões humanos para todos e aceite que a vida é assim.

Tudo e todos têm falhas e as coisas nem sempre correm como planejado. Você ainda pode melhorar as coisas, mas elas nunca serão perfeitas.

E perceba que você não será rejeitado se as coisas ou não for perfeito.

Pelo menos não por seres humanos razoavelmente bem equilibrados, como a maioria das pessoas realmente é.

4. Compare-se a si mesmo.

Comparar-se a outras pessoas regularmente pode facilmente levar a um sentimento inferior. Sempre haverá muitas pessoas à sua frente em qualquer área da vida.

Então compare-se a si mesmo…

  • Veja sua melhoria, veja até onde você chegou.
  • Olhe para o que você superou.
  • Aprecie-se e concentre-se no que você fez e está fazendo, em vez do que todo mundo está fazendo.

5. Faça o que você acha que é a coisa certa.

Então você percebe que o perfeccionismo o prejudicará e tenta evitá-lo. Mas as pessoas, a mídia e a sociedade ao seu redor têm influência sobre como você pensa e se sente.

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Uma das melhores maneiras que encontrei para diminuir praticamente essa influência é fazer a coisa certa o máximo possível.

Quando você faz isso, as expectativas de outras pessoas têm cada vez menos poder sobre você e você se encarrega mais de sua vida.

Porque, fazendo a coisa certa, sua auto-estima aumenta e as opiniões de outras pessoas sobre você e a vida importam menos para você.

Você se tornou mais forte, mais certo em quem você é e não é tão facilmente influenciado por forças externas.

6. Crie um ambiente de padrões humanos ao seu redor.

As emoções são contagiosas. O mesmo acontece com o perfeccionismo.

E mesmo que você possa diminuir o impacto que seu ambiente tem, também pode trabalhar no outro extremo.

Você pode remodelar seu ambiente, por exemplo:

Reduzir ou cortar as fontes que tentam reforçar o perfeccionismo em você.

Reserve um tempo para analisar com quais sites, revistas, podcasts, programas de TV e livros você gasta muito tempo. Veja se eles têm expectativas ou opiniões realistas e positivas sobre você e a vida.

Se não, opte por gastar mais do seu tempo com as fontes que o elevam e apoiam.

Passar menos tempo com pessoas nervosamente perfeccionistas.

E mais do seu tempo a cada semana com pessoas que estão tentando melhorar a si mesmas e / ou estão vivendo uma boa vida de maneira positiva, saudável e relaxada.

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