Como superar o pensamento da vítima: 3 etapas poderosas

Pensamento da vítima
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Pensamento da vítima "A auto-piedade é nosso pior inimigo e, se nos rendermos, nunca poderemos fazer algo sábio neste mundo."
Helen Keller

Como você reage se algo em sua vida não corre como você deseja?

Bem, no começo você provavelmente sentirá algum tipo de dor.

Mas o que acontece depois disso? O que você faz após a dor inicial?

Você se considera uma vítima, alguém com pouco ou nenhum controle ou poder?

Você volta para um espaço familiar onde sente pena de si mesmo e sente que alguém – ou o mundo inteiro – está contra você?

Eu costumava ficar preso nessa maneira destrutiva e auto-estima de pensar com bastante frequência. E eu sei que muitas pessoas ficam presas nele de tempos em tempos.

Ou mais frequentemente do que isso.

Então, nesta semana, gostaria de compartilhar três etapas que me ajudem a sair desse espaço na cabeça e substituí-lo por algo melhor.

Etapa 1: Reconheça os benefícios da mentalidade da vítima.

A mentalidade da vítima pode ser bastante benéfica a curto prazo e para gratificação instantânea. Alguns benefícios são:

Atenção e validação.

Você sempre pode obter bons sentimentos de outras pessoas, pois elas estão preocupadas com você e tentar ajudá-lo.

Mas pode não durar enquanto as pessoas se cansarem.

Você não precisa correr riscos.

Quando você se sente uma vítima, tende a não agir. E assim você não precisa arriscar, por exemplo, rejeição ou falha.

Não precisa assumir a responsabilidade.

Assumir a responsabilidade por sua própria vida pode ser um trabalho árduo, você precisa tomar decisões difíceis e, de tempos em tempos, é difícil.

No curto prazo, pode parecer a escolha mais fácil de não assumir responsabilidade pessoal.

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Faz você se sentir certo.

Quando você se sente como a vítima e como alguém está errado e você está certo, isso pode levar a sentimentos agradáveis.

De acordo com minha experiência, por estar ciente dos benefícios que posso obter da vítima, fica mais fácil dizer não a isso sempre que tais pensamentos começam a surgir e optar por seguir um caminho diferente.

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Etapa 2: pergunte a si mesmo quais serão as consequências a longo prazo disso.

Os benefícios acima podem ser bastante viciantes.

Mas quais serão as consequências a longo prazo de ficar preso no pensamento de vítima?

  • Como isso o impedirá de fazer as coisas que você sonha na vida?
  • Como isso afetará seus relacionamentos mais importantes?
  • Como isso afeta seu relacionamento consigo mesmo?

Seja honesto consigo mesmo e obtenha motivação para mudar, observando quão destrutivamente isso afetará sua vida nos próximos 12 meses e nos próximos 3 ou 5 anos.

Etapa 3: Substitua a vítima pensando por algo mais útil.

Para não criar um vácuo em que todos esses pensamentos sobre ser vítima costumavam correr por horas e horas, você precisa substituir os hábitos negativos de pensamento por algo mais útil.

Como por exemplo:

Gratidão.

Depois que a dor inicial acabar, ou menor, você não precisará criar mais sofrimento para si mesmo.

Em vez disso, aproveite a gratidão.

Às vezes, faço isso fazendo a mim mesma esta pergunta para diminuir o zoom da minha situação e obter uma perspectiva mais equilibrada:

Alguém no planeta tem isso pior do que eu agora?

Aprenda e tome medidas.

Depois de entrar em um estado de espírito mais agradecido, minha mente também se torna mais aberta a obter uma resposta otimista da minha próxima pergunta.

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Geralmente é algo como:

O que posso aprender com essa situação?

Então eu sigo com:

Qual é um pequeno passo que posso dar para avançar ou sair dessa situação hoje?

Pergunte a si mesmo: como posso dar valor a uma pessoa na minha vida agora?

Ajude essa pessoa de alguma maneira sendo gentil, ouvindo ou fazendo algo praticamente por exemplo.

Ao fazer isso, você se sentirá mais poderoso novamente. Você criará mais felicidade para a outra pessoa e também se sentirá melhor com o seu dia.

Perdoar.

Eu realmente gosto desta citação sobre o perdão de Catherine Ponder:

“Quando você sente ressentimento em relação a outra pessoa, é obrigado a essa pessoa ou condição por um vínculo emocional mais forte que o aço. O perdão é a única maneira de dissolver esse link e se libertar. ”

Você não precisa perdoar apenas porque é algo que você "deveria fazer".

Você também não precisa fazer isso para ser a melhor pessoa.

Você pode fazer isso sozinho. Para seu próprio bem-estar e liberdade.

Liberte-se da agonia e concentre seu tempo e energia limitados nas coisas que o farão mais feliz.

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