Como superar o nervosismo: 7 hábitos simples

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Como superar o nervosismo

“Não preveja problemas ou se preocupe com o que pode nunca acontecer. Mantenha-se ao sol. ”
Benjamin Franklin

“Se eu não treinar o suficiente, é claro que fico nervoso”.
Haile Gebrselassie

Tudo começa com apenas um pequeno tremor interior. Então, a pressão aumenta.

Uma mão ou um pé começa a ficar inquieto. Suas palmas ficam úmidas e você começa a não se sentir mais como você.

A calma interior que você sentiu saiu voando pela janela.

O nervosismo está de volta, como um velho amigo que você não queria ver.

Bem a tempo para aquela data que você esperava na semana passada. Ou a reunião importante no trabalho ou sua apresentação na escola.

Então, o que você pode fazer neste momento?

Recue, dê uma desculpa esfarrapada e cancele (enquanto sua auto-estima despenca)?

Percorrer a reunião ou o encontro sem ser você o melhor?

Certamente é possível. Eu fiz ambos.

Mas uma abordagem ainda melhor – na minha experiência – foi encontrar estratégias e desenvolver hábitos que me ajudem a lidar com esse desafio.

Aqui estão 7 dos meus hábitos favoritos para lidar com e superar o nervosismo.

1. Prepare-se, se possível.

Um pouco óbvio. Mas fazer a sua preparação a tempo e não no último minuto e fazer a preparação bem – sem tentar fazê-lo perfeitamente – ao invés de desleixadamente, faz uma grande diferença.

Você se sentirá mais seguro de si e relaxado sobre o que está prestes a fazer.

  • Se você tiver uma reunião importante, faça sua lição de casa para saber o que acontecerá ou poderá acontecer na reunião.
  • Se você tem um encontro, talvez tente pensar em 2-3 tópicos / questões interessantes para trazer à tona, caso o fluxo da conversa pare.
  • Se você tiver uma entrevista de emprego, pense no que eles podem lhe perguntar e descubra algumas boas respostas.
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2. Pergunte a si mesmo: qual é a pior coisa que poderia acontecer de forma realista?

Essa pergunta me ajudou muitas vezes a me acalmar e a parar de construir uma montanha a partir de um pequeno morro.

Porque o pior que aconteceu quando eu estava namorando foi ter um encontro meio estranho com alguém com quem não tive uma boa química.

Não levou a um segundo encontro e às vezes eu me sentia mal por um ou dois dias. E basicamente foi isso.

Mas o céu não caiu porque era um péssimo encontro. Acordei na manhã seguinte novamente e muitas vezes aprendi algo bom com isso.

3. Visualize de forma positiva.

É tão fácil ficar preso nas visualizações negativas habituais e habituais em sua mente de como uma situação irá. E então você fica nervoso.

Tente fazer uma pausa na próxima vez que tiver um próximo encontro, festa ou reunião.

Só desta vez, permita-se ver as coisas de uma maneira positiva.

Veja como fazer:

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  • Deite na sua cama ou sente-se em algum lugar onde seja confortável. Feche seus olhos.
  • Em sua mente, veja como a situação se desenvolverá – veja e ouça – e também como você se sentirá bem neste encontro. Veja-se sendo positivo, aberto e se divertindo muito com um sorriso no rosto. E veja o resultado excelente que você deseja em sua mente.
  • Em seguida, solte, visualizando que já aconteceu, que a reunião acabou com o resultado desejado. Isso é surpreendentemente eficaz e o colocará em um ambiente bom, confiante e relaxado antes mesmo de entrar na sala de conferências, sala de aula ou pub.

Experimente e veja como este exercício funciona para você. Talvez se torne algo que você queira continuar fazendo.

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4. Abrande e respire com a barriga.

Poucos minutos antes de entrar na situação que o deixa nervoso, desacelere. Ande mais devagar até o ponto de encontro. Mova-se mais devagar.

Pare por um minuto, se quiser, e fique parado.

Em seguida, respire pelo nariz. Respire um pouco mais fundo do que o normal. Certifique-se de respirar com a barriga. Não com o peito (um problema comum quando as pessoas ficam estressadas ou nervosas).

Concentre-se apenas em suas inspirações e expirações lentas por um ou dois minutos. Apenas no ar que entra e sai pelo nariz.

Isso o acalmará, tornará mais fácil pensar normalmente e esse foco singular pode trazê-lo de volta a este momento, em vez de falhas passadas ou preocupações futuras.

5. Assuma o rapport em situações sociais.

Depois de desacelerar e concentrar-se na respiração, tenho outro bom hábito, caso ainda se sinta um pouco nervoso e esteja entrando em algum tipo de situação social.

Este funcionou especialmente bem para mim quando eu era solteiro e estava namorando. E também é muito útil antes de qualquer outro tipo de reunião.

O hábito é assumir rapport.

Isso significa que pouco antes de conhecer alguém, você finge e pensa consigo mesmo que está conhecendo um de seus melhores amigos.

Então, você naturalmente entrará em um estado emocional e mental muito mais relaxado, confortável, confiante e agradável. Nesse estado de espírito, a conversa tende a fluir com mais naturalidade, sem pensar muito.

Assim como com seus amigos.

Este é um dos melhores e mais úteis hábitos sociais que adotei nos últimos 10 anos ou mais.

6. Lembre-se: as pessoas não pensam muito em você e no que você faz.

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Você pode sentir que todos estão observando, julgando e pensando muito em você. E então você fica nervoso, preocupado ou se reprime na vida.

Mas uma percepção preocupante que tive ao longo dos anos é que as pessoas simplesmente não se importam muito com o que você faz.

Só porque você pode pensar muito sobre o que faz e diz, não significa que os outros também o façam.

Eles têm seu próprio prato cheio de fazer a mesma coisa que você: focar em si mesmos, em seus animais de estimação e filhos e em seus próprios desafios neste momento.

Essa percepção pode fazer você se sentir um pouco menos importante. Mas também o deixa um pouco mais livre para fazer o que quiser da vida.

7. Diga a si mesmo que está animado.

Aproveite a energia nervosa para algo que o ajudará.

Se você não consegue minimizar o nervosismo em algumas situações usando as dicas acima, escolha uma abordagem diferente.

Quando o nervosismo aumentar, diga a si mesmo que está animado com a reunião, apresentação, etc.

Isso ajuda você a mudar a perspectiva sobre o que está acontecendo dentro de você e descobri que me ajuda a obter um impulso de entusiasmo e abertura por um curto período.

Portanto, posso entrar nessa reunião com uma mentalidade e um estado emocional mais úteis.

E depois de alguns minutos de reunião, a energia excitada geralmente foi usada de uma forma útil e volto a me sentir mais relaxado e centrado novamente.

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