Como sua saúde intestinal está afetando sua saúde mental

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Você duvida do poder do intestino?

Muitas vezes esquecido, o intestino está rapidamente se tornando reconhecido como um órgão de igual importância para o cérebro e o coração.

Assim como acreditávamos que a Terra era plana, também não tínhamos consciência – até recentemente – do impacto que nosso intestino exerce sobre nossa saúde geral.

Um intestino saudável (ou não saudável) contribui para a operação de uma enorme variedade de funções corporais, da saúde do coração e do cérebro ao sono, digestão e humor.

Com perguntas sobre a saúde intestinal ganhando força na população em geral, mais e mais pesquisas estão sendo feitas sobre a conexão entre o intestino e o resto do corpo.

O que torna seu intestino especial

Existem trilhões de microorganismos que compõem o microbioma intestinal (as bactérias que vivem no intestino). Esse microbioma é totalmente exclusivo para você, assim como uma mecha de cabelo ou uma impressão digital!

O microbioma, quando estrategicamente equilibrado entre bactérias ‘boas’ e ‘ruins’, tem muitas propriedades benéficas.

Embora possa proteger contra patógenos e fortalecer o sistema imunológico, a pesquisa está mostrando que um microbioma intestinal inclinado a favor de bactérias ‘ruins’ também pode ter um papel prejudicial na ansiedade e na depressão.

A conexão intestino-cérebro

O nervo vago é a principal linha de comunicação entre o intestino e o cérebro. Estudos demonstraram que essa conexão pode afetar o comportamento emocional quando diferentes bactérias estão presentes no microbioma intestinal.

Emoções poderosas podem desencadear sintomas no trato gastrointestinal. Não faz sentido, então, que essa conexão que permita que o cérebro influencie o intestino possa realmente nos dois sentidos?

As bactérias no seu microbioma intestinal mudam drasticamente, dependendo do que você come. E com um microbioma mal equilibrado agora sendo vinculado a distúrbios de saúde mental, como a depressão, é essencial ter uma dieta saudável para a saúde intestinal.

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Mas como a conexão intestino-cérebro afeta seu humor?

Boa pergunta! Você sabia que 90% dos receptores de serotonina estão localizados no seu intestino?

Então, enquanto todos decidimos que nossos cérebros eram a potência que produzia serotonina, na verdade acontece que nosso intestino está sob controle o tempo todo.

Como os alimentos que você consome afetam e alteram o ambiente intestinal, e porque o intestino está tão intimamente ligado ao cérebro, os alimentos que afetam negativamente o intestino também afetam negativamente o cérebro.

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E não é só comida! Quando você toma tipos específicos de medicamentos, como anti-inflamatórios ou antibióticos, é comum sentir náusea como efeito colateral.

Essa náusea é causada pela maneira como a medicação afeta seu intestino, mesmo que seja direcionada a uma parte diferente do seu corpo.

Comida que ama seu intestino (e, portanto, seu cérebro!)

Então, o que aprendemos?

Que o que você consome vai afetar negativa ou positivamente seu intestino. E o que você pode fazer sobre isso?

Fácil. Consuma alimentos que ajudam seu intestino ao invés de impedi-lo!

A pesquisa está revelando que a probabilidade de desenvolver depressão e ansiedade é maior se você consumir uma dieta rica em açúcar, carboidratos refinados e gorduras adicionadas.

Mesmo que sua dieta seja composta apenas por Coco Pops e refrigerantes, você ainda pode voltar ao seu microbioma intestinal (e, portanto, seu humor geral)!

Um estudo realizado em 2017 mostrou que uma dieta rica em alimentos e vegetais pode ajudar a melhorar os sintomas da depressão.

Mudar sua dieta para incluir mais grãos integrais, nozes, peixe e carnes de boa qualidade ajudará a impulsionar seu microbioma intestinal, a mantê-lo funcionando normalmente e a colocá-lo em um estado de espírito mais positivo.

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