Como ser assertivo – 6 dicas de assertividade

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Como ser assertivo

  • O que significa ser assertivo?
  • O que é assertividade?
  • Como ser mais assertivo em sua vida cotidiana?

O dicionário Merriam-Webster define assertividade como:
“Disposto ou caracterizado por declarações e comportamentos ousados ​​ou confiantes.”

A Wikipedia define assertividade como:
“A qualidade de ser autoconfiante e confiante sem ser agressivo.”

Assertividade significa defender seus direitos e expressar seus pensamentos, sentimentos e crenças de maneira clara e sem medo. Isso é feito educadamente, considerando os direitos, sentimentos e crenças de outras pessoas.

Precisamos aprender a ser mais assertivos em todas as esferas da vida e em muitas situações.

  • Precisamos disso ao conversar com um vendedor da loja, ao lidar com prestadores de serviços e, às vezes, ao lidar com clientes.
  • Precisamos aprender a ser assertivos com pessoas desagradáveis ​​e manipuladoras, e também com pessoas estressantes.
  • Também precisamos ser assertivos quando enfrentamos obstáculos ou quando ouvimos a palavra “não”.

O que é assertividade?

O que significa ser assertivo?

  • Significa ser capaz de proteger seus direitos e interesses.
  • Significa não aceitar a palavra “não”.
  • Significa ser corajoso e não ter medo de expressar suas opiniões.
  • Pessoas assertivas são confiantes e possuem auto-estima.

Assertividade versus Agressividade

A assertividade permite que você aja no seu próprio interesse, considerando o direito dos outros. É isso que diferencia assertividade de agressividade.

Às vezes, na superfície, assertividade pode se parecer com agressividade, porque ambos envolvem comportamento e ação firmes. No entanto, há uma grande diferença entre os dois.

A assertividade considera os direitos dos outros e não machuca ninguém. Por outro lado, o comportamento agressivo é ousado demais, sem consideração e usa uma voz alta, força e, às vezes, vulgaridade e violência verbal.

3 Opções de comportamento

Suponha que você discorde de seu chefe ou esteja chateado com a forma como ele o trata. Nessas situações, você tem três opções:

1) Fique passivo, sinta-se magoado e não diga nada. Isso o deixará chateado e irritado, criar ressentimentos e prejudicar sua eficiência e sua saúde.

2) Seja agressivo e mostre sua raiva e insatisfação em voz alta e com raiva. Isso prejudicará suas relações com seu chefe e você poderá ser demitido.

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3) Aja de maneira assertiva e diga ao seu chefe, sem medo, como você se sente quando discorda dele e quando está chateado com algo que ele ou ela disse. Faça isso de maneira diplomática e educada e proponha uma maneira de resolver o assunto.

Como você vê, a terceira opção é a melhor. Isso exige força interior, autodisciplina e agir com calma.

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Passividade versus assertividade

Se você não tiver confiança, provavelmente agirá de maneira passiva. Você aceitará o que as outras pessoas dizem e não mostraria resistência, enquanto dentro de você haveria discordância, raiva e ressentimento.

Com esse tipo de comportamento, você permite que outras pessoas controlem sua vida e afetam como você se sente. Esse tipo de comportamento mostra falta de autoconfiança e falta de auto-estima.

  • Você escolhe um comportamento passivo quando deseja evitar desacordos.
  • Você escolhe um comportamento passivo quando deseja evitar conflitos.
  • Toda vez que você não expressa sua opinião, por medo de não ser apreciado, você age passivamente.
  • Ser passivo dá as rédeas da sua vida a outras pessoas.
  • A passividade dificulta dizer “não”.

O comportamento assertivo é exatamente o oposto:

  • Uma pessoa assertiva possui autoconfiança e auto-estima e expressa o que pensa ou sente.
  • Esse comportamento lhe dá confiança para insistir em fazer as coisas do seu jeito quando você pensa que está certo.
  • Permite resistir à manipulação e impedir que as pessoas o explorem.
  • Quando há assertividade, não há medo de expressar desacordo.

Você pode se tornar assertivo

Você vê como as pessoas assertivas conseguem o que querem, fazem as coisas e defendem seus direitos e se pergunta qual é o segredo delas.

Não há segredo.

Essas pessoas nasceram com essa habilidade ou a desenvolveram consciente ou inconscientemente.

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Você também pode desenvolver essa habilidade.

Existem várias maneiras de desenvolver essa habilidade, mas uma das melhores e mais gratificantes, com as quais tenho muita experiência, é praticar exercícios de força de vontade e autodisciplina. Quando a força de vontade e a autodisciplina são fortes, você pode demonstrar assertividade com facilidade e naturalidade. Escrevi alguns artigos sobre força de vontade e autodisciplina.

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Você também pode encontrar exercícios e orientações detalhadas sobre esse tópico em meu livro Fortalecer sua força de vontade e autodisciplina.

Como ser assertivo – 6 dicas

Abaixo, você encontrará algumas dicas sobre como ser assertivo.

1 Ser assertivo pode ser difícil no começo, especialmente para pessoas que geralmente são passivas ou que sempre tentam agradar outras pessoas e evitar expressar suas opiniões. No entanto, este não é um motivo para desistir.

Você pode mudar a maneira como se comporta e reage. Você sempre pode agir de maneira diferente da maneira como costuma se comportar e agir. Você pode ser mais assertivo se treinar.

Você pode aprender a ser assertivo. É uma habilidade que você pode aprender a desenvolver se praticá-la com frequência, apesar dos inconvenientes, da timidez e do medo de confrontar outras pessoas.

2) Comece com pequenas ações que não exigem muita assertividade, como:

  • Pedindo um lugar melhor no teatro.
  • Pedindo uma mesa melhor em um restaurante.
  • Solicitar uma xícara de café quente quando você tomar uma morna.
  • Peça a alguém para ligar mais tarde, se você estiver ocupado com assuntos mais importantes.
  • Aprenda a dizer “não” nas lojas, quando um vendedor o convencer a comprar algo que não deseja.
  • Seja mais assertivo se os colegas de trabalho tentarem explorá-lo e delegar parte de seu trabalho a você.

3) Expresse suas opiniões e pensamentos. Ninguém sabe o que você quer, a menos que você diga. Expresse-se com calma, com consideração e respeito.

4) Evite exalar todos os tipos de desculpas e desculpas quando pedir alguma coisa. Apenas diga o que deseja e por que, sem desculpas. Se você pedir desculpas demais, quando não for necessário, você enfraquece sua assertividade e mostra fraqueza.

5) Pratique ser assertivo na frente do espelho, como se sua imagem no espelho fosse outra pessoa com quem você está falando. Dessa forma, você pode melhorar sua linguagem corporal, postura, tom de voz e sua confiança.

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Imagine uma situação que exija assertividade e converse com sua imagem no espelho, como se fosse outra pessoa.

Pense e descubra onde você precisa dessa habilidade, e aja e converse assertivamente com sua imagem no espelho.

Ensaiar em frente ao espelho facilitará a repetição desse comportamento e atitude em situações reais.

6 Ensaie várias situações em sua mente, em sua imaginação, da seguinte maneira:

  • Imagine-se conversando assertivamente com alguém que entra e fica diante de você quando você está esperando na fila da loja.
  • Imagine conversar de maneira assertiva com um vendedor, se ele tentar convencê-lo a comprar algo que você não quer ou não precisa.
  • Imagine agir de forma assertiva no trabalho, ao conversar com colegas ou clientes.

A prática frequente é o segredo da melhoria.

Citações sobre o valor e o significado de ser assertivo

Ler citações sobre ser assertivo pode inspirar, motivar e ensinar como ser mais assertivo. Aqui estão alguns:

“A diferença básica entre ser assertivo e ser agressivo é como nossas palavras e comportamento afetam os direitos e o bem-estar dos outros.” –Sharon Anthony Bower

“Pedir o que você deseja está altamente correlacionado com obtê-lo.” –Thomas T. Hills

“Ser assertivo não significa atacar ou ignorar os sentimentos dos outros. Isso significa que você está disposto a se defender de maneira justa, sem atacar os outros. –Albert Ellis

“Quando você obtém um grande sucesso com assertividade, aprende que é um caminho muito mais saudável do que ser um capacho para pessoas insensíveis. Você ganha respeito por si mesmo, tem mais tempo para suas prioridades e desenvolve relacionamentos autênticos e saudáveis. ” –Doreen Virtue

Fonte da imagem – DepositPhotos

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