Como se tornar mais consciente e fazer melhores escolhas

Torne-se mais consciente
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Torne-se mais consciente

Todo mundo quer viver uma vida mais consciente. Queremos melhorar nossa consciência para que possamos crescer e tocar a vida de outras pessoas. Mas, como diz o ditado, não conseguimos o que queremos, mas o que merecemos.

Quantas vezes você acordou tarde e fez tudo rapidamente, sem levar alguns segundos para visualizar como gostaria que seu dia passasse?

Enquanto corre, alguém ou alguma coisa o esfrega da maneira errada e você reage rapidamente com impaciência, frustração ou raiva. Em resumo, você age de maneira que nunca pretendeu.

A boa notícia é que você pode mudar seus padrões agora. Nenhum homem ou mulher estava perdido demais para descobrir o caminho certo. Parar por alguns minutos todos os dias para praticar a atenção plena o ajudará a tomar melhores decisões. E essas decisões irão melhorar a qualidade da sua vida.

Hoje, vamos explorar algumas das dicas comprovadas que você pode usar para se tornar mais consciente e fazer melhores escolhas em sua vida diária. Mas primeiro, vamos definir o termo atenção plena.

Definindo a atenção plena

A atenção plena pode ser definida como a capacidade humana de estar presente ou consciente do que ele é e do que está fazendo. Também envolve não ser excessivamente reativo ao meio ambiente.

Todos os seres humanos possuem a qualidade da atenção plena. Não é algo pelo qual você tenha que trabalhar duro. Tudo que você precisa fazer é aprender a acessá-lo facilmente.

Embora a atenção plena seja uma característica inata, há certas coisas que você pode fazer para melhorá-la, como caminhar, sentar, meditar em movimento ou em pé, pausas curtas durante o dia e outras atividades, como esportes ou ioga.

A atenção plena reduz e até elimina o estresse, a raiva e a frustração, enquanto melhora o desempenho e os níveis de consciência, observando nossas mentes e as pessoas ao nosso redor. A atenção plena o ajudará a suspender o julgamento e desencadear sua curiosidade natural. E isso melhorará a qualidade da sua vida e das pessoas ao seu redor.

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6 fatos sobre a atenção plena

A atenção plena não é exótica – a atenção plena é familiar para nós, porque é o que fazemos e como somos. Ele assume diferentes formas e nomes.

  • Você não precisa mudar. Você provavelmente já tentou soluções que exigiam que você mudasse quem você é ou se tornou algo que não é. E você provavelmente já percebeu que eles nunca funcionam. A atenção plena é sobre cultivar quem você é.
  • Qualquer um pode fazê-lo – a atenção plena é uma característica inata. Isso significa que qualquer pessoa pode fazê-lo e usufruir dos benefícios associados a ele.
  • É mais do que uma prática – a atenção plena não é apenas uma prática, mas um modo de vida. Torna todos os aspectos da vida interessantes e cativantes, reduzindo o estresse.
  • Ele tem benefícios comprovados – você não precisa acreditar que a atenção plena funciona. A ciência e a experiência provaram ao longo do tempo os benefícios da atenção plena, que incluem saúde, felicidade, amor e paz, para citar alguns.
  • Acende a criatividade – em um mundo complexo e incerto, a atenção plena pode nos ajudar a tornar-nos eficazes, resilientes e orientados para a solução.

Práticas para trazer a atenção plena para a sua vida

1. Comece o seu dia com um propósito

A intenção pode ser definida como uma motivação subjacente para tudo o que pensamos, fazemos ou dizemos. Quando você age sem nenhuma intenção, haverá uma desconexão entre os impulsos inconscientes e conscientes do cérebro.

Como o cérebro inconsciente será responsável pela tomada de decisão e pela ação, a atenção plena pode ajudá-lo a alinhar seu cérebro inconsciente com o cérebro consciente. E os efeitos serão refletidos por seus pensamentos, ações e respostas, especialmente durante os tempos difíceis.

Começar o seu dia com um objetivo não é tão difícil quanto parece. Antes de verificar seu telefone ao acordar, faça o seguinte:

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  • Sente-se na sua cama em uma postura relaxada – feche os olhos e sinta as sensações do seu corpo, começando da cabeça aos pés. Verifique se sua coluna está reta. Você também pode fazer isso em uma cadeira.
  • Respire fundo três vezes e conheça sua intenção para o dia – Inspire pelo nariz e expire pela boca. Relaxe todos os músculos do seu corpo e pense nas suas intenções para o dia. Pergunte a si mesmo: “O que eu quero melhorar hoje?”
  • Depois de conhecer sua intenção, defina-a e faça o check-in durante o dia para garantir que você está no caminho certo.
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2. Alimentação consciente

Hoje, a maioria das pessoas come comida com pressa para encher o estômago e economizar tempo. Quando foi a última vez que você comeu conscientemente? Se passaram meses ou anos, é hora de voltar aos trilhos. Comer conscientemente não apenas melhora seus sentidos, mas também melhora sua saúde.

A alimentação consciente também envolve a escolha consciente de sua comida e a quantidade que seu corpo precisa. A aparência do seu corpo é em grande parte determinada pela comida que você come. Consumir alimentos nutritivos saudáveis ​​melhorará sua aparência e o ajudará a se sentir melhor.

A quantidade de comida que você come determina como você se sente a longo prazo. Comer muita comida leva ao cansaço e à preguiça. E isso afeta negativamente sua produtividade e desempenho. A alimentação consciente pode melhorar diferentes aspectos da vida.

3. Pausa durante o dia

Como Sócrates disse uma vez, não vale a pena viver a vida não examinada. A maioria das pessoas nunca toma tempo para refletir sobre seus pensamentos e ações. É por isso que eles se repetem repetidamente os mesmos erros. Rodar no piloto automático não é bom para você.

É hora de assumir o controle de sua vida, prestando atenção. Pensar criticamente antes de tomar decisões poupará muito tempo e mágoa.

Depois de trabalhar ou fazer algo por algumas horas, faça uma pausa e reflita para descobrir se você está no caminho certo. Pense nas diferentes maneiras que você pode usar para melhorar a qualidade de sua vida no momento. Ao refletir, é importante manter um diário para acompanhar seu desempenho com facilidade.

4. Faça uma coisa de cada vez

A maioria das pessoas acredita que a multitarefa aumenta seus níveis de produtividade e desempenho, enquanto na realidade diminui sua eficiência ao longo do tempo. Você não pode se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo e fazê-las bem. O que acontece é que você acaba fazendo as duas coisas de maneira medíocre.

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Nada de bom vem de uma pessoa com atenção dividida. Você precisa treinar sua mente para se concentrar em uma coisa de cada vez, se quiser se tornar eficaz. Se você realizar muitos atos eficazes, não poderá falhar. Quando você se concentra em uma coisa de cada vez, seu trabalho e sua vida serão agradáveis, nutritivos e eficientes.

5. Proteja-se e cuide-se

Pessoas atentas cuidam de suas mentes e corpos. Eles formaram o hábito de ouvir suas mentes e corpos. Isso os ajuda a descobrir o que os nutre ou drena. Ao evitar hábitos não saudáveis, como comer demais, excesso de mídia social, revistas de TV e fofocas, você estará no caminho do sucesso. Trate sua mente e corpo com amor e respeito e você viverá a vida que sempre sonhou.

Conclusão

A atenção plena não é uma prática, mas um modo de vida. Isso minimizará seu estresse e melhorará seu foco e eficiência a longo prazo. Começa hoje. Você não tem nada a perder.

Sobre o autor
Tobias Foster é jornalista e editor de redatores e serviços de redação de tarefas, com mais de 5 anos de experiência profissional e grandes ambições. Filosofia, marketing e negócios são sua paixão, e ele tem uma riqueza de conhecimentos nesse campo. Ele é um mestre de seu ofício.

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