Como parar a catastrofização: 7 etapas úteis

Como parar a catastrofização: 7 etapas úteis 1
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Como parar a catastrofização

Um dos hábitos diários mais destrutivos que eu carregava comigo por um longo tempo e acho que é muito comum para muitas pessoas foi o hábito de catastrofizar.

O que é catastrofizante?

É quando você cria um cenário de pesadelo de como tudo pode dar totalmente errado em alguma situação e imagina uma grande catástrofe em sua mente.

Você pode fazer uma apresentação amanhã e sua mente começará a criar um cenário em que você deixou suas anotações em casa, você se engana, fica envergonhado na frente de toda a empresa e seu chefe grita com você por 20 minutos após o encontro.

Coisas assustadoras, com certeza.

Então, como eu aprendi a lidar com isso?

Deixe-me compartilhar 7 etapas que realmente me ajudaram.

Etapa 1: diga em voz alta pare com o seu crítico interno.

A catástrofe que começou a surgir em sua mente vem do seu crítico interno.

Ele está lhe dizendo: “Você irá falhar porque é o que você sempre faz.”

Ou que você não preparou o suficiente.

Ou que seu chefe não ficará satisfeito com a sua apresentação por algum motivo ou outro.

Ou tudo isso.

Então pare o crítico interno rapidamente. Em sua mente, assim que esses pensamentos surgirem, grite:

“NÃO!”

Ou: “NOPE, não vamos seguir esse caminho novamente!”

Isso interromperá essa linha de pensamento e ajudará você a começar a se sentir mais equilibrado novamente.

Etapa 2: concentre-se na sua respiração.

Depois de interromper o pensamento, fique parado por um minuto ou dois. Sente-se, se puder.

Concentre-se apenas em suas inspirações e expirações. Nada mais.

Isso acalmará seu corpo do estresse e ajudará sua mente a pensar com mais clareza e a voltar ao que está acontecendo agora neste momento, em vez de se perder em pesadelos futuros.

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Etapa 3: procure a verdade no passado.

Pense de volta ao seu passado.

Quantas vezes no passado esses cenários de catástrofe que sua mente lança para você se tornam realidade?

Nunca ou muito poucas vezes eu imaginaria. Esse certamente foi o meu caso.

Portanto, lembre-se dos fatos reais do passado para se acalmar ainda mais e voltar à versão mais centralizada de si mesmo.

Etapa 4: Converse e obtenha informações de um amigo tímido.

Em muitas situações da minha vida, os três primeiros passos me ajudaram a sair do cenário da catástrofe e a pensar com mais calma e clareza.

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Mas às vezes essa combinação não é suficiente. Talvez ainda existam alguns pensamentos negativos remanescentes e tensões internas que possam começar a bola de neve novamente.

Se for esse o caso, uma coisa que gosto de fazer é deixar a catástrofe sair. Eu converso com alguém perto de mim.

Ao fazer isso, apenas desabafando e tendo alguém ouvindo por alguns minutos, muitas vezes posso ver a situação como realmente é. E então eu me acalmo.

Ou a pessoa que está ouvindo pode me ajudar um pouco mais, se necessário, e me emprestar sua percepção.

Isso me ajuda a me firmar na realidade novamente e também me ajudou muitas vezes a encontrar uma solução ou o primeiro passo que posso dar para começar a mudar essa situação para algo melhor, se necessário.

Passo 5: Pare de fazer uma montanha fora de uma montanha.

Outra coisa que geralmente me ajuda é me fazer uma pergunta que me permita diminuir o zoom e ver se honestamente estou apenas fazendo uma montanha de uma montanha aqui (ou de nada).

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Então eu me pergunto:

Isso importará em 5 anos? Ou mesmo em 5 semanas?

A resposta é geralmente que não. Mesmo que a princípio pareça assim, quando você está em um espaço de cabeça estressado e ansioso.

Etapa 6: diga para si mesmo quando souber que simplesmente não consegue pensar direito.

Quando estou com fome ou preciso ir dormir e dormir, sei por experiência que sou vulnerável a pensamentos catastróficos e pessimistas.

Então o que eu faço?

Eu digo a mim mesmo:

Não, não, não, não vamos pensar nisso agora. Pensaremos nessa situação ou desafio mais tarde, depois de dormirmos ou comermos.

Fazer essa coisa simples ajuda muito.

Porque quando não estou com fome ou estou bem descansado mais uma vez, meu problema sobre o qual eu estava me preocupando geralmente é pequeno ou inexistente quando revisitado com algum pensamento claro.

Ou pelo menos será muito mais fácil encontrar uma solução ou um plano para melhorar as coisas, se houver realmente um desafio real aqui que preciso enfrentar.

Etapa 7: reduza qualquer entrada semanal que coloque esses cenários de desastre em primeiro plano.

As pessoas e outras fontes por aí, como TV, mídia social e vários sites ou fóruns, têm uma grande influência sobre o seu pensamento.

Portanto, tenha cuidado com o que você deixa entrar em sua mente diariamente e semanalmente. Pergunte a si mesmo:

Existe uma pessoa ou fonte na minha vida que fortalece meu hábito catastrófico?

Exemplos dessas fontes podem ser alguém muito pessimista ou notícias on-line ou uma plataforma de mídia social que você acha que está alimentando muita negatividade em sua mente.

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Quando você encontrar algo assim em sua vida, pergunte-se:

O que posso fazer esta semana para passar menos ou nenhum tempo com essa pessoa ou fonte?

Em seguida, tome uma atitude e gaste o tempo que você liberou durante esta semana com uma ou algumas das fontes / pessoas mais otimistas da sua vida.

Faça isso – nas próximas semanas ou meses – com quantas fontes forem necessárias, peça por peça, para criar um ambiente saudável para você e seus pensamentos.

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