Como os exercícios afetam seu humor? Escolha o cérebro

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“É o exercício sozinho que sustenta os espíritos e mantém a mente em vigor.” – Marcus Tullius Cicero

O que é bem estar?

O bem-estar é definido como ‘um estado físico, social e mental positivo’.

Neste artigo, estamos nos concentrando no bem-estar mental. O bem-estar mental não tem uma definição universal única, mas engloba vários fatores, como:

  • A sensação de nos sentirmos bem conosco mesmos e de sermos capazes de funcionar bem individualmente e / ou mesmo nos relacionamentos
  • A capacidade de lidar com os altos e baixos da vida, como lidar com vários desafios e aproveitar ao máximo essas oportunidades
  • O sentimento de conexão com nossa comunidade e arredores
  • Ter controle e liberdade sobre nossas respectivas vidas
  • Ter um senso de propósito e sentir-se valorizado pelo mesmo

Claro, bem-estar mental não indica ser feliz o tempo todo, e não significa que você não experimentará emoções negativas ou dolorosas, como tristeza, perda ou fracasso, que são uma parte importante da vida normal. No entanto, seja qual for a sua idade, ser fisicamente ativo pode ajudá-lo a ter uma vida mentalmente mais saudável e pode até melhorar seu bem-estar geral.

Qual é o impacto da atividade física no bem-estar?

A atividade física tem um enorme potencial para melhorar nosso bem-estar. Mesmo uma curta caminhada de 10 minutos de caminhada rápida aumenta nosso estado de alerta mental, energia e humor positivo.

A participação em atividades físicas regulares pode aumentar nossa autoestima e pode reduzir o estresse e a ansiedade. Também desempenha um papel na prevenção do desenvolvimento de problemas de saúde mental e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com problemas de saúde mental.

O exercício é uma ótima maneira de melhorar seu humor. Pessoas que se exercitam regularmente têm menos sintomas de depressão e ansiedade do que aquelas que não o fazem.

Para aumentar os benefícios, tente se exercitar ao ar livre. Os exercícios aeróbicos (como caminhar, andar de bicicleta ou correr) e o treinamento de força (como levantamento de peso) podem ajudar a tratar a depressão.

Os exercícios podem ter um impacto enorme no seu humor. Na verdade, acredita-se que os exercícios podem ser tão eficazes quanto os antidepressivos no tratamento da depressão leve a moderada.

Os exercícios não apenas ajudam no tratamento da depressão, mas também evitam que as pessoas voltem a ficar deprimidas. Portanto, é importante manter um regime de exercícios depois que as pessoas melhorarem.

Ainda não entendemos exercício e humor o suficiente para saber exatamente qual tipo de exercício é melhor – ou quanto – mas o que sabemos é que definitivamente tem um efeito positivo.

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Ainda não entendemos exatamente por que o exercício é tão bom para melhorar as condições de humor, mas sabemos que funciona.

Isso pode ser devido a uma combinação de razões, incluindo:

  • O exercício ajuda a depressão crônica aumentando a serotonina (que ajuda o cérebro a regular o humor, o sono e o apetite) ou o fator neurotrófico derivado do cérebro (que ajuda os neurônios a crescer).
  • O exercício reduz os produtos químicos do sistema imunológico que podem piorar a depressão.
  • O exercício aumenta o nível de endorfinas, que elevam o humor naturalmente.
  • O exercício ajuda a fazer com que seus padrões de sono voltem ao normal. Sabemos que dormir o suficiente pode proteger o cérebro de danos.
  • Os exercícios proporcionam uma atividade concentrada que pode ajudá-lo a ter uma sensação de realização.
  • O exercício limita o efeito do estresse no cérebro.

Quanto exercício é suficiente?

Fazer 30 minutos ou mais de exercícios por dia durante três a cinco dias por semana pode melhorar significativamente os sintomas de depressão ou ansiedade. Porém, quantidades menores de atividade física – tão pouco quanto 10 a 15 minutos por vez – podem até fazer a diferença. Pode levar menos tempo se exercitando para melhorar seu humor quando você faz atividades mais vigorosas, como correr ou andar de bicicleta.

Os benefícios do exercício e da atividade física para a saúde mental podem durar apenas se você continuar com eles por um longo prazo; outro bom motivo para se concentrar em encontrar atividades que você goste.

A atividade física em diferentes níveis de intensidade e seu impacto no humor das pessoas, como exercícios aeróbicos de baixa intensidade – por 30-35 minutos, 3-5 dias por semana, por 10-12 semanas – foi melhor para aumentar o humor positivo (por exemplo, entusiasmo, alerta).

Impacto em nosso estresse

Quando ocorrem eventos que nos fazem sentir ameaçados ou que perturbam nosso equilíbrio de alguma forma, as defesas do nosso corpo entram em ação e criam uma resposta ao estresse, o que pode nos fazer sentir uma variedade de sintomas físicos desconfortáveis ​​e nos fazer comportar de maneira diferente, e também podemos experimentar emoções mais intensamente.

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Os sinais físicos mais comuns de estresse incluem problemas de sono, sudorese e perda de apetite. Sintomas como esses são desencadeados por uma onda de hormônios do estresse em nosso corpo – também conhecida como resposta de “lutar ou fugir”. São esses hormônios, adrenalina e noradrenalina, que aumentam nossa pressão arterial, aumentam nossa frequência cardíaca e aumentam a taxa de suor, preparando nosso corpo para uma resposta de emergência. Eles também podem reduzir o fluxo sanguíneo para a pele e reduzir a atividade do estômago, enquanto o cortisol, outro hormônio do estresse, libera gordura e açúcar no sistema para aumentar nossa energia.

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O exercício físico pode ser muito eficaz no alívio do estresse. Indivíduos altamente ativos tendem a ter menores taxas de estresse em comparação com indivíduos menos ativos.

Impacto em nossa autoestima

O exercício não só tem um impacto positivo em nossa saúde física, mas também pode aumentar nossa autoestima. Auto-estima é como nos sentimos sobre nós mesmos e como percebemos nosso valor próprio. É um indicador importante de nosso bem-estar mental e de nossa capacidade de lidar com os estressores da vida.

Demonstrou-se que a atividade física exerce uma influência positiva em nossa auto-estima e valor próprio. Essa relação foi encontrada em crianças, adolescentes, adultos e pessoas mais velhas, e em homens e mulheres.

Impacto na depressão e ansiedade

A atividade física pode ser um tratamento alternativo para a depressão. Pode ser usado como tratamento autônomo ou em combinação com medicamentos e / ou terapia psicológica. Tem poucos efeitos colaterais e não tem o estigma que algumas pessoas percebem estar ligado ao uso de antidepressivos ou à psicoterapia e aconselhamento.

A atividade física pode reduzir os níveis de ansiedade em pessoas com sintomas leves e também pode ser útil no tratamento da ansiedade clínica. A atividade física está disponível para todos, tem poucos custos associados e é uma abordagem capacitadora que pode apoiar a autogestão.

Dormir melhor
Você tem problemas para ter uma boa noite de sono; os exercícios também podem ajudar com isso. A atividade física aumenta a temperatura corporal, o que pode ter efeitos calmantes na mente, levando a menos contagem de ovelhas e mais olhos fechados. Os exercícios também ajudam a regular o ritmo circadiano, o despertador embutido em nosso corpo que controla quando nos sentimos cansados ​​e quando nos sentimos alertas. (Embora a melhora do sono seja um benefício psicológico do exercício, os especialistas em sono recomendam não se exercitar perto da hora de dormir.)

Impulso cerebral
Construindo a inteligência para fortalecer a memória, os exercícios aumentam a capacidade intelectual de várias maneiras diferentes. Estudos em ratos e humanos indicam que o exercício cardiovascular cria novas células cerebrais; um processo chamado neurogênese e melhora o desempenho geral do cérebro. Também evita o declínio cognitivo e a perda de memória ao fortalecer o hipocampo, a parte do cérebro responsável pela memória e pelo aprendizado. Estudos também comprovam que a atividade física aumenta a criatividade e a energia mental. Portanto, se você precisa de inspiração, sua grande ideia pode ser apenas caminhar ou correr.

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Para resumir, impacto em nosso humor

A atividade física demonstrou ter um impacto positivo em nosso humor. Um estudo pediu que as pessoas avaliassem seu humor imediatamente após períodos de atividade física (por exemplo, caminhar ou fazer tarefas domésticas) e períodos de inatividade (por exemplo, ler um livro ou assistir televisão). Os pesquisadores descobriram que os participantes se sentiram mais contentes, mais acordados e mais calmos depois de serem fisicamente ativos em comparação com os períodos de inatividade. Eles também descobriram que o efeito da atividade física no humor era maior quando o humor estava inicialmente baixo.

O exercício não muda apenas o seu corpo, mas também a sua mente, atitude e humor. ‘


Trishna Patnaik, uma BSc (em Ciências da Vida) e MBA (em Marketing) por qualificação, mas uma artista por opção. Artista autodidata que vive em Mumbai, Trishna pratica arte há mais de 14 anos. Depois de passar por um período profissional em várias empresas de renome, ela percebeu que queria fazer algo mais significativo. Ela encontrou sua verdadeira vocação em sua paixão que é a pintura. Trishna agora é uma pintora profissional em tempo integral, perseguindo sua paixão por criar e explorar ao máximo. Ela diz: “É uma estrada menos percorrida, mas uma jornada pela qual anseio todos os dias”. Trishna também conduz oficinas de pintura em Mumbai e outras cidades metropolitanas da Índia.


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