Como lidar com o desapontamento: 12 etapas úteis

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Como lidar com a decepção

Quando você fica desapontado, pode doer. Às vezes um pouco. Às vezes muito.

Isso pode arrastá-lo para um estado de medo negativo por dias ou até semanas.

Mas se você aprender a lidar com essa decepção de uma maneira mais saudável e útil, ela pode ser menos assustadora e dolorosa e, na verdade, um trampolim ou experiência de aprendizado para um maior crescimento pessoal.

Essa foi, pelo menos, minha experiência na última década.

E neste post gostaria de compartilhar 12 passos, dicas e hábitos que aprendi ao longo dos anos e que me ajudam tanto a lidar com a decepção quanto a reduzir as situações em que fico decepcionado em primeiro lugar.

1. Primeiro, aceite como você se sente.

A decepção dói. E está tudo bem.

Não tente afastá-lo. E não tente esconder sob um grande sorriso.

Descobri que funciona melhor não ser arrastado por esses impulsos tentadores.

Mas, em vez disso, aceitar como me sinto. Para deixar tudo entrar e doer por um tempo.

Porque se o fizer, será mais rápido e, a longo prazo, menos doloroso processar o que aconteceu.

Se eu, por outro lado, rejeitar como me sinto honestamente, essas emoções podem surgir mais tarde e em momentos inesperados. E me deixa temperamental, pessimista ou passivo-agressivo.

2. Lembre-se de que você não é uma decepção.

Só porque você pode ter ficado desapontado, teve um contratempo ou cometeu um erro e desapontou outra pessoa, não significa que você é uma decepção ou fracasso.

E esta situação em que você está agora não durará para sempre. Mesmo que pareça assim hoje.

A verdade é:

  • Só porque você ficou desapontado hoje ou desapontou alguém, não significa que você ficará ou fará isso amanhã ou na próxima vez.
  • Isso não o rotula como uma decepção (a menos que você decida colocar esse rótulo em si mesmo).
  • Se você continuar avançando e agindo, você seguirá em frente e melhorará.

3. Aprenda com isso.

Em vez de se perder na dor e nas emoções negativas que podem surgir de uma decepção, opte por vê-la mais como algo com o qual você pode aprender coisas valiosas (e algo que o ajudará a crescer).

Você pode fazer isso perguntando a si mesmo melhores perguntas.

Perguntas como:

  • O que posso aprender com isso?
  • Como posso ajustar meu curso para evitar essa decepção no futuro?
  • O que posso fazer diferente da próxima vez?

Talvez você aprenda que provavelmente poderá se comunicar melhor na próxima vez, quando estiver em uma situação semelhante ou trabalhando com outra pessoa em uma tarefa ou projeto.

Ou que você precisa se equilibrar melhor entre descanso e trabalho para evitar erros ou pensar com mais clareza.

Você pode até perceber que precisa fazer uma grande mudança em sua vida e começar a gastar menos tempo – ou nenhum tempo – com alguém que o desapontou muitas vezes (ou sempre faz você se sentir uma decepção, não importa o quão duro você seja experimentar).

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4. Lembre-se: a decepção acontecerá se você sair de sua zona de conforto.

Quem nunca fica desapontado? Ou nunca se sentiu mal por causa de um revés ou erro?

As pessoas que realmente nunca saem de sua zona de conforto.

Todos que agora são bem-sucedidos e você talvez pareçam ter sua cota de decepções e fracassos.

Retrocessos e, às vezes, desapontamento é uma parte natural de viver plenamente sua vida. Um sinal de que você está tentando crescer e melhorar sua situação.

Descobri que apenas manter esse fato em mente me ajuda a ficar forte e a lidar mais facilmente com meus próprios tropeços e contratempos.

5. Concentre-se novamente no que você ainda tem em sua vida.

Para seguir em frente, mude seu foco para o que você ainda tem em sua vida.

As pessoas, as paixões e as coisas que você às vezes dá como certas, como um teto sobre sua cabeça e água limpa.

Buscar a gratidão dessa forma me ajuda a colocar as coisas em perspectiva e a não permitir que uma decepção me oprima e atrapalhe minha semana inteira.

6. Converse sobre isso com alguém próximo a você.

Ter uma perspectiva mais saudável e ampla do que aconteceu é, como já mencionado, uma parte vital para lidar melhor com a decepção.

E uma das maneiras mais poderosas de fazer isso é, em minha experiência, deixá-lo sair para a luz e conversar sobre isso com alguém próximo a você.

Ao desabafar como seu amigo apenas escuta, você pode liberar essa pressão interior, resolver as coisas por si mesmo e aceitar o que aconteceu em vez de tentar afastá-lo ou ignorá-lo.

E se vocês dois têm uma conversa sobre isso, então você pode ver a situação através dos olhos de outra pessoa e de outra perspectiva.

Essa pessoa pode ajudá-lo a se aterrar e a não fazer uma montanha de um pequeno morro. E vocês dois podem juntos definir o início de um plano de ação sobre como seguir em frente.

7. Se suas expectativas são perfeitas, ajuste-as.

Se você exige ou espera perfeição de si mesmo ou de outras pessoas, muitas vezes ficará desapontado.

Portanto, ajuste um pouco suas expectativas.

Se você está decepcionado com o que fez, o que outra pessoa fez ou como uma situação acabou em sua vida, pergunte-se:

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Isso fará diferença em 5 anos? Ou até 5 semanas?

Isso é uma coisa que me ajudou muito a não fazer montanhas de pequenos montes e a ajustar minhas próprias expectativas.

Outra coisa útil é simplesmente lembrar-se de que, se acreditar nos mitos da perfeição, você irá prejudicar a si mesmo e às pessoas em sua vida.

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Porque esses mitos que você pode ter aprendido em filmes, músicas e simplesmente o que o mundo ou os destaques do Instagram estão dizendo a você entram em conflito com a realidade e tendem a:

  • Causa muito estresse e sofrimento dentro de você e nas pessoas ao seu redor.
  • Você fica preso na procrastinação porque fica com medo de ficar desapontado ou desapontar outra pessoa novamente.
  • Prejudicar ou possivelmente levar você a encerrar relacionamentos, empregos, projetos etc., porque suas expectativas estão fora deste mundo.

Manter esse lembrete em primeiro lugar na minha mente – e às vezes escrito em um pedaço de papel – definitivamente me ajudou a ajustar minhas expectativas e reduzir meu próprio sofrimento e decepções.

8. Faça uma pausa (e encontre outras maneiras de reduzir seus níveis de estresse à medida que avança).

Apenas se concentrar em seus objetivos e trabalhar para alcançá-los o tempo todo pode causar estresse desnecessário e fazer você perder a perspectiva.

E às vezes você só precisa de uma pausa para superar uma decepção. Portanto, reserve um tempo para descansar, recarregar as baterias e se divertir.

Depois de tirar esse tempo de seus objetivos e sonhos, você provavelmente estará em melhor posição para aceitar e aprender com o que aconteceu e, então, seguir em frente novamente.

Quando você estiver neste lugar mais equilibrado, reserve um tempo para ver como você pode planejar um equilíbrio melhor entre o trabalho e o descanso tranquilo.

Descobri que quando meu equilíbrio entre essas duas coisas está em ordem, geralmente é um pouco mais fácil lidar com contratempos e coisas que não estão indo como eu gostaria de uma maneira mais construtiva e mentalmente centrada.

9. Saia da sua própria cabeça.

Se você sabe que tem a tendência de ficar preso em meditar sobre uma situação negativa por muito tempo e entrar em uma espiral descendente, então saia da sua própria cabeça e os pensamentos saltando por aí.

Duas maneiras de fazer isso e de focar sua atenção para fora são:

  • Ajude alguém. Ajude um amigo a planejar uma festa ou reunião no trabalho. Ou ajudá-lo a mover caixas e outras coisas para sua nova casa. Ou simplesmente esteja totalmente presente e ouça-a enquanto ela desabafa sobre uma decepção em sua vida.
  • Exercício. Acho que levantar pesos ou sair para uma longa caminhada é uma ótima maneira de me concentrar no exterior mais uma vez, para renovar minha energia e aguçar meu foco.

10. Encontre energia e motivação novamente com a ajuda de outras pessoas.

Eleve o seu ânimo, aumente a motivação e o seu pensamento positivo com a ajuda de outras pessoas.

Pode ser com a ajuda de conversas com amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Mas também ajuda de outras pessoas mais distantes no mundo (e às vezes com o tempo). Renove esse foco e motivação para continuar avançando em direção aos seus sonhos com a ajuda de, por exemplo:

  • Livros (motivacionais ou talvez biografias de pessoas que você admira) e podcasts.
  • Filmes, programas de TV e canais do Youtube.
  • Fóruns online e canais de mídia social.
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Gaste de 10 a 60 minutos com uma ou algumas dessas fontes para encontrar uma nova energia e uma mudança em seu pensamento.

11. Encontre um pequeno passo para começar a avançar novamente.

Depois de aceitar a situação, talvez tenha aprendido uma ou duas coisas com ela e aumente sua motivação e comece a seguir em frente.

Você não precisa dar um salto grande e ousado.

Quando estou neste lugar, geralmente tento apresentar pelo menos o começo de um pequeno plano de ação sobre como seguir em frente. Eu faço isso junto com alguém – como por exemplo minha esposa – ou sozinho.

Então eu divido esse plano em pequenas etapas de ação. E comece a trabalhar com a primeira dessas etapas.

Se eu começar a procrastinar essa etapa, eu a divido em etapas ainda menores e ajo em uma delas.

12. Melhore sua auto-estima.

Melhorar minha auto-estima me ajudou a evitar ser arrastada demais para a autocrítica e emoções negativas depois de uma decepção.

Também me ajudou a não ficar desapontado comigo mesmo com a frequência que costumava fazer, mas a lidar com um revés com uma mente mais equilibrada e mais estabilidade emocional.

Isso também torna mais fácil não culpar os outros para me sentir melhor comigo mesmo e aprender mais com essa situação e obter melhores resultados na próxima vez.

Então, como você melhora sua auto-estima?

Algumas das dicas e hábitos mais úteis que descobri são:

À noite, escreva três coisas que você aprecia em você.

Reserve alguns minutos no final do dia para se perguntar: Quais são as três coisas que posso apreciar em mim mesma?

Anote suas respostas em um notebook, laptop ou smartphone. Isso o ajudará a começar a se concentrar nas coisas positivas sobre você e a parar de ser tão autocrítico.

Pare de cair na armadilha destrutiva da comparação.

Se você comparar o que tem, o que fez e quem você é com as outras pessoas e as vidas delas, então, na maioria das vezes, começará a se sentir deprimido e mal consigo mesmo.

Porque sempre há pessoas à sua frente.

Portanto, escolha outra forma de comparação. Comece a se comparar a você mesmo. Veja o quão longe você chegou. O que você superou. E concentre-se em como você melhorou seus resultados.

Esses são apenas dois hábitos úteis para melhorar sua auto-estima.

Você também pode usar muito do que encontrar neste artigo, como ser construtivo diante da adversidade, ser mais gentil e prestativo com os outros, não pensar que VOCÊ é uma decepção apenas por causa de um contratempo e substituir o perfeccionismo por algo mais saudável.

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