Como desenvolver resiliência diante da adversidade: cinco dicas Escolha o cérebro

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Quando você dá uma olhada no estado das coisas no mundo agora, você rapidamente percebe que é preciso muita força para se levantar e viver uma vida significativa.

Na verdade, os dados mostram que, tanto como indivíduos quanto como nações, estamos tão estressados ​​hoje do que em qualquer outro período da história.

Só para se ter uma ideia, de acordo com uma compilação de dados por disturbmenot:

  • Entre 75 a 90 por cento das consultas médicas nos Estados Unidos estão de alguma forma relacionadas ao estresse.
  • 49 por cento dos adultos jovens (de 18 a 24 anos) experimentam altos níveis de estresse.
  • 60 por cento dos adultos recorrem à bebida como forma de escapar dos eventos estressantes da vida.

A pandemia COVID-19 não ajudou muito:

De acordo com uma pesquisa recente publicada pela American Psychological Association (APA), a pandemia de coronavírus aumentou significativamente nossos níveis de estresse.

O estudo, baseado em uma pesquisa com 3.013 adultos nos Estados Unidos, descobriu que as pessoas estão relatando o aumento mais significativo nos níveis de estresse pela primeira vez desde que a APA começou a conduzir sua pesquisa de estresse em 2007.

De acordo com o estudo:

  • Embora o nível médio de estresse relatado em 2019 tenha sido de 4,9, ele subiu para 5,9 em uma escala de 10 pontos devido à pandemia de coronavírus.
  • Os níveis de estresse são particularmente mais altos para pais com filhos: o nível médio de estresse dos pais com filhos menores de 18 anos é de 6,7.
  • 46 por cento dos pais relatam ter um alto nível de estresse (variando entre 8 e 10 em uma escala de 10 pontos).

Portanto, quando observamos o que está acontecendo e os dados disponíveis sobre nosso estado cada vez mais estressado, fica claro que precisamos desenvolver a resiliência agora mais do que nunca.

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Então, o que a ciência diz sobre o desenvolvimento da resiliência? Aqui estão algumas idéias:

1. Desenvolva uma rotina de exercícios: Estudos em estudos estabeleceram que os exercícios regulares não apenas ajudam a controlar nossos níveis de estresse, mas também podem ajudar a desenvolver a resiliência.

De acordo com um estudo de 2014 publicado no jornal frontiers in Psychology, descobriu-se que o exercício regular ajuda a desenvolver a resiliência emocional ao estresse agudo em adultos.

Outro estudo publicado no Journal of Neuroscience vai um passo adiante: o estudo descobriu que o exercício regular, na verdade reorganiza o cérebro de uma forma que ajuda a desenvolver mais resiliência aos estressores. Quando exposto a um estressor, há um pico na atividade dos neurônios no cérebro que interrompe a excitação no hipocampo ventral e regula a ansiedade.

Claro, a realidade atual deixa claro que pode ser um pouco difícil ter uma vida ativa de exercícios devido às restrições do COVID-19: academias foram fechadas, movimentos restritos e há um limite para esportes e atividades físicas que você pode fazer como resultado. Não obstante, há muitos exercícios que você pode fazer para manter seu cérebro e corpo ativos no conforto de sua casa e, como resultado, aumentar ainda mais sua resiliência. Você só precisa ser criativo.

2. Desenvolva um hábito de meditação: Pare um momento para pensar sobre isso: o poder de estar quieto, de estar consciente de si mesmo, do seu ambiente, de sua alma … apenas por alguns momentos, não se preocupar com mais nada.

Raramente fazemos isso, mas pesquisas mostraram que pode ser muito poderoso para desenvolver resiliência. De acordo com a ciência, uma das maneiras mais eficazes de construir resiliência é meditando: em um estudo altamente controlado, no qual os pesquisadores monitoraram a atividade cerebral dos participantes com ressonâncias magnéticas, eles descobriram que o efeito da meditação no desenvolvimento da resiliência não é apenas imediato, mas sustentado.

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Se você ainda não começou, pode ser uma boa ideia trabalhar para desenvolver um hábito de meditação. Se for apenas por cinco minutos por dia, todos os dias, pode percorrer um longo caminho para fazer muita diferença.

3. Cuide de si mesmo

Todos nós já ouvimos a expressão “pequenas raposas estragam a videira”.

Isso também é verdade quando se trata de desenvolver resiliência. Você não precisa visitar os melhores sites psíquicos para saber disso, mas as pequenas coisas que você tende a ignorar, como a comida que você come, quantas horas de sono você dorme e as atividades que você faz para desestressar irão desaparecer um longo caminho para afetar seus níveis de resiliência.

Vários estudos relacionaram dormir abundantemente com ser mais resiliente. Vários estudos relacionaram comer boa comida com ser resiliente. O mesmo vale para tirar uma folga de vez em quando para desestressar depois de um dia, semana, mês ou ano estressante.

Agora, mais do que nunca, preste muita atenção a si mesmo: cuide do seu corpo, coma alimentos bons e nutritivos e certifique-se de ter um sono adequado e regular para aumentar ainda mais sua resiliência.

4. Preste muita atenção ao seu círculo social

De acordo com Jim Rohn, “você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”.

Embora para alguns Rohn seja simplesmente um palestrante motivacional, a ciência mostrou que Rohn está certo: seu círculo social – de amigos, família e pessoas que você ouve – desempenha um papel importante em influenciar sua capacidade de enfrentar a adversidade.

Na verdade, um estudo de 2019 publicado no Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública descobriu que o ambiente social de um indivíduo é fundamental para a capacidade do indivíduo de desenvolver resiliência.

Portanto, se a sua rede social estiver cheia de pessoas que negam e só veem o negativo ao seu redor, seus níveis de estresse serão mais elevados e você terá baixa resiliência.

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5. Pratique positividade: Praticar a positividade é algo aparentemente simples, mas muito poderoso, que você pode fazer para aumentar ainda mais sua capacidade de ser resiliente. O estado do mundo agora é muito confuso: há a pandemia e o medo de mais pandemias, e os assassinatos, os abusos, a divisão e o ódio.

Parece que não há muito o que ser positivo em meio a tudo isso, mas é importante perceber que você só poderá dar o que está ganhando. Se você passa o dia todo em sites de notícias, e nas redes sociais, consumindo notícias negativas, fica difícil ver a positividade ao seu redor, e seus níveis de estresse vão aumentar.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, uma das principais coisas que os indivíduos resilientes usam para se recuperar ao lidar com a adversidade é se concentrar nas emoções positivas.

Então, sim, muitas coisas estão erradas no e com o mundo agora. Mas pare um minuto e pergunte-se: o que é essa coisa positiva que está acontecendo ao seu redor? Não importa o quão aparentemente pequeno seja, treine-se para pensar nisso.


Segun Onibalusi é empresário e colaborador do The Huffington
Post, Adweek, The Next Web e outras publicações importantes. Você pode seguir
ele no Twitter: @iamsegun_oni


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