Como acalmar e superar a ansiedade: 12 dicas poderosas de autoajuda

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Hoje quero compartilhar 12 dicas que têm sido muito úteis para mim acalmar minha ansiedade no dia a dia.

Porque se você for como eu, você já esteve lá muitas vezes.

Você está sentado em uma sala de espera. Ou apenas esperando em algum lugar.

Logo começará.

Sua perna está começando a tremer nervosamente. Suas mãos estão começando a suar e talvez sua boca esteja um pouco seca.

Seus pensamentos estão ficando confusos, é difícil se concentrar e pensar com a clareza de costume.

Talvez você tenha um teste importante na escola. Uma entrevista de emprego. Uma consulta com seu médico ou dentista.

Um encontro pelo qual você está ansioso, mas ao mesmo tempo tem medo de fazer papel de bobo.

Seja o que for, está deixando você ansioso.

Agora, essas dicas de autoajuda são para aliviar os níveis baixos ou médios de ansiedade. Eles não se destinam a ataques de ansiedade ou qualquer coisa tão grave.

Não sei nada sobre essas coisas e recomendo que você procure ajuda profissional nessas situações.

1. Respire.

Sente-se, se possível em um lugar tranquilo.

Respire um pouco mais fundo do que o normal e faça com a barriga e não com o peito.

Por apenas um ou dois minutos, concentre-se apenas no ar que entra e sai de suas narinas. Nada mais.

Isso acalmará sua mente e seu corpo.

E trará sua atenção de volta ao momento presente, em vez de se perder em cenários futuros assustadores ou memórias ruins do passado.

2. Obtenha bons conhecimentos.

Dissipe as nuvens de incerteza e medos vagos, pesquisando sobre o que você tem ansiedade.

Conversando com pessoas que fizeram o que você está prestes a fazer ou deseja fazer – ou lendo o que elas escreveram – você pode construir um roteiro mais realista com pontos positivos e negativos de como as coisas provavelmente serão.

E aprenda a melhorar na área que te dá ansiedade.

Faça pesquisas sobre as melhores maneiras de ficar melhor e menos nervoso quando – por exemplo – falar em público, entrevistas de emprego ou apresentações no trabalho ou na escola.

3. Faça um treino rápido.

Gosto de levantar pesos pesados ​​por cerca de 30 minutos quando me sinto preocupado, estressado ou ansioso.

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Isso me faz sentir mais forte mental e fisicamente. Isso libera tensões internas e me relaxa.

Outros saem para uma corrida rápida, caminhada ou passeio de bicicleta quando se sentem ansiosos.

Encontre uma maneira de se exercitar que se adapte a você e lhe permita colher esses benefícios e neutralizar a ansiedade.

4. Concentre-se em outra coisa.

Às vezes, é mais útil simplesmente redirecionar sua mente em vez de pensar sobre o que cria sua ansiedade atual.

Especialmente se você não tem controle sobre a situação que causa a ansiedade, como por exemplo uma próxima consulta com seu médico ou dentista.

Portanto, concentre sua atenção em outro lugar por um tempo e recarregue-a com algo positivo.

Assista a alguns episódios de seu sit-com ou série de TV favorita. Navegue pelos seus feeds de mídia social favoritos. Tenha uma noite relaxante ou animada com os amigos.

Faça algo que desvie sua mente da situação que causa ansiedade, mesmo que seja apenas por algumas horas.

Depois dessa recarga, você provavelmente não só se sentirá melhor, mas também estará em um melhor espaço livre e com um nível de energia mais alto para lidar e pensar sobre a situação de ansiedade.

5. Não se esqueça de comer.

Quando me esqueço de comer porque estou estressado e ansioso, isso só tende a piorar meu estado de espírito.

Torna-se mais difícil pensar com clareza e cenários negativos surgem com mais facilidade em minha mente.

Por isso, mesmo que não sinta fome, fique de olho no relógio e se pode estar com pouco combustível.

6. Mude seu foco para o que você pode fazer agora.

Quando você se faz perguntas que o fazem se sentir impotente ou que as coisas vão piorar cada vez mais, você tira seu poder pessoal.

Capacite-se ao se perguntar:

O que é uma pequena coisa que posso fazer para melhorar esta situação hoje?

Escreva essa pergunta e faça um brainstorming das respostas por alguns minutos. Em seguida, tome uma atitude em uma das respostas que você encontrar.

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Não precisa ser uma grande ação, apenas um pequeno passo à frente. E quando terminar, pegue outro.

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Esse movimento para frente fará com que você sinta que está começando a retomar o controle sobre sua vida, fará com que se sinta pelo menos um pouco mais confiante e, em minha experiência, tende a reduzir a ansiedade.

7. Questione suas preocupações e ansiedade.

Olhe para o seu próprio passado e pergunte-se:

Quantas situações pelas quais estive ansioso no passado acabaram sendo exageros ou eu transformando um pequeno morro em uma montanha em minha mente?

Questione sua ansiedade e preocupações em vez de deixá-las vagar livremente.

8. Lembre-se: você lidou com situações difíceis no passado.

Quando você está no meio da ansiedade e do medo borbulhando dentro de você, é fácil ser arrastado para baixo com eles.

Para perder a fé em si mesmo e em suas habilidades.

Quando isso acontecer, concentre-se primeiro em sua respiração para acalmar e clarear sua mente. Em seguida, olhe para o passado em busca de um pouco de força e confiança no que você pode fazer.

Fazer isso me ajuda a deixar de me sentir impotente e me sentir como se estivesse pisando em um solo mais firme novamente.

9. Deixe o sentimento entrar para deixá-lo ir.

Às vezes, uma sensação de ansiedade pode ser pegajosa e vaga.

Você não sabe exatamente de onde vem ou o que está causando isso. Pode ser difícil se livrar.

Uma solução um pouco estranha que funcionou bem para mim em tais situações é esta:

Quando sentir um sentimento negativo, permita e aceite esse sentimento. Não tente mantê-lo fora. Não tente lutar contra isso.

Mesmo que muitos de nós tenham aprendido a fazer essas duas coisas contra os sentimentos negativos ao longo da vida.

Em vez disso, desta vez, apenas deixe entrar e observe a sensação em sua mente e corpo sem julgá-la.

Se você deixar entrar e apenas observar por alguns minutos, algo maravilhoso acontece.

Primeiro, pode parecer desconfortável e mais intenso.

Mas então o sentimento perde força. Isso enfraquece.

Freqüentemente, a ponto de simplesmente desaparecer. Ou então você pode deixá-lo ir sem muito esforço.

Porque quando você aceita o sentimento e o deixa entrar, você para de alimentá-lo com mais energia (como faria quando tentasse ao máximo mantê-lo fora ou lutar contra ele).

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10. Deixe-o sair para a luz.

Quando você mantém algo dentro de você, sua cabeça pode se tornar uma câmara de eco que amplia e dobra a ansiedade e o medo em uma situação.

Então, deixe sair.

Converse com alguém próximo a você sobre a situação em questão. Desabafar com alguém que vai ouvir pode ajudá-lo a obter uma visão mais fundamentada do que está acontecendo.

Ou vocês dois podem discutir o assunto e ajudá-lo a recuperar seu poder, fazendo um pequeno plano inicial de como reduzir a ansiedade em relação a essa situação tomando algum tipo de ação.

11. Fique no momento presente.

A ansiedade geralmente é o medo de algo que você acha que vai acontecer no futuro.

Uma maneira de reduzir essa ansiedade é simplesmente ficar com sua atenção no momento presente o máximo que puder.

Talvez você faça um pequeno plano com antecedência para ajudá-lo, mas opta por lidar com a situação geradora de ansiedade quando ela acontecer.

Em vez de gastar horas todos os dias imaginando e temendo o futuro e criando monstros em sua mente.

A técnica de respiração no início deste artigo é uma das melhores técnicas que encontrei para retornar ao momento presente quando você se perde no futuro.

Outro dos meus favoritos que você pode experimentar é este:

Reserve de 1 a 2 minutos e concentre-se apenas no que está bem na sua frente.

Ou ao seu redor e em você. Veja o que está bem na sua frente.

Ouça os sons ao seu redor. Sinta o tecido de suas roupas. Sinta o calor do sol de inverno em sua pele.

12. Lembre-se: amanhã é um novo dia.

Este lembrete me ajuda quando hoje ou na semana passada pode não ter corrido tão bem.

Porque amanhã haverá um novo dia. Um dia em que você pode começar de novo.

Um dia em que você poderá dar um novo passo em direção ao que deseja e provavelmente terá um pouco mais de sorte.

E quando será mais fácil ver que este momento difícil é apenas temporário e não permanente (mesmo que possa parecer assim agora).

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