Como acalmar a ansiedade matinal bebendo chá atentamente

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“A plena atenção não é difícil. Só precisamos nos lembrar de fazer isso. ” ~ Sharon Salzberg

Como britânico, faço o que nós, britânicos, fazemos de melhor: bebemos chá. Muitos disso.

Bebo uma xícara de chá todas as manhãs, desde que era uma adolescente de rosto rechonchudo.

Eu achava que o chá era a melhor coisa do mundo, aquela simpática xícara de cerveja que está sempre lá para você, lembrando-o de descansar um pouco. Mas acontece que atentamente beber uma xícara de chá é muito melhor. Não só me faz gostar mais do chá, como redefiniu totalmente minhas manhãs e até curou minha ansiedade matinal.

A ansiedade matinal é marcada por uma descarga de adrenalina, forte aceleração, pressão arterial elevada, preocupação, nervosismo e fadiga, embora você tenha acabado de sair da cama.

Eu costumava me sentir ansioso na maioria das manhãs e isso deu o tom para o resto do meu dia. Quando acordei, minha mente já estava cheia de ideias sobre o que eu tinha que fazer naquele dia, preocupação de não conseguir fazer tudo e uma sensação constante de estar apressado, o que tornava quase impossível sentar e apenas estar.

Eu estava cansado de acordar estressado ou ansioso, então decidi mudar meus hábitos matinais para me colocar no estado de espírito certo para o dia seguinte.

Eu sabia que não queria fazer nada desafiador, como ioga ou uma técnica de meditação profunda, porque pessoalmente acredito que a manhã deve ser relaxada e fácil para que a mente e o corpo tenham tempo para acordar suavemente antes de entrar no trabalho.

Então decidi fazer algo muito fácil, mas também muito positivo: transformar minha bebida matinal regular em uma experiência de atenção plena. E acabou sendo uma das melhores decisões que já tomei.

Quando você está tentando desenvolver hábitos conscientes, é melhor se concentrar nas coisas que você já faz rotineiramente todos os dias.

Por exemplo, se você for a pé para o trabalho, pode começar Caminhada zen, que consiste essencialmente em caminhar atento ao movimento dos pés e das pernas.

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Ou, se você for de ônibus, pode sentar-se nele e meditar sobre sua respiração – algo que eu costumava fazer duas vezes por dia, todos os dias.

Outros exemplos incluem o banho consciente, a meditação enquanto lava a louça ou até a escuta atenta (meditar no som da voz da outra pessoa enquanto a ouve).

Quando você transforma as tarefas diárias em atividades conscientes, você cultiva o hábito da atenção plena. É por isso que meu chá matinal consciente foi uma ideia tão boa – porque o faço todos os dias.

É um pequeno hábito maravilhoso que desenvolvi para mim mesmo. Porque agora eu bebo meu chá automaticamente com atenção, sem nem mesmo pensar sobre isso. São dez preciosos minutos todas as manhãs para superar minha ansiedade e definir um tom mais positivo para o resto do dia.

Outra coisa maravilhosa sobre esses hábitos conscientes é que eles são ótimos para pessoas ocupadas. Se você acha que não tem tempo para meditar ou estar atento, simplesmente faça o que você faz de qualquer maneira, mas de uma forma atenta. Dessa forma, você pode espremer sua atenção plena sem realmente investir seu tempo nisso [here are some more great mindfulness tips for busy people].

Deixe-me mostrar a você como fazer. E não se preocupe, se você é uma daquelas pessoas estranhas que acha que café é melhor do que chá (Fora!), você também pode usar este exercício de atenção plena ao beber seu Nescafé.

Como beber chá conscientemente pela manhã

Aprendi que, quando acordo pela primeira vez, preciso levar pelo menos cinco a dez minutos para simplesmente me levantar, acordar minha mente e, você sabe, bocejar e fazer outras coisas matinais. Você não vai querer começar a ficar atento imediatamente, porque sua mente provavelmente não estará totalmente consciente no momento em que você sair da cama. Portanto, antes de beber sua bebida matinal, dê-se alguns minutos apenas para acordar.

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Quando estiver devidamente acordado, comece a preparar o chá como faria normalmente: pegue sua xícara, coloque um saquinho de chá nela e encha a chaleira.

Em seguida, ligue a chaleira e sintonize cuidadosamente o som da água enquanto ela aquece. Acho que meditar sobre o processo de aquecimento da água na chaleira realmente me ajuda a acordar – algo sobre a água se tornar mais viva faz minha mente ficar mais viva também; aquelas pequenas bolhas ficando cada vez mais animadas e animadas, é a metáfora perfeita para o início de um dia agitado.

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Assim que a chaleira ferver, coloque lentamente a água na xícara. Gosto de despejar a água lentamente da chaleira e perceber como a água corre livremente. Na verdade, medito regularmente sobre a água corrente, porque me ajuda a me reconectar com a natureza e a sentir a mesma sensação de fluxo em meu próprio ser.

Quando o copo estiver cheio, observe atentamente como a água muda de cor de claro para escuro. Gosto de tomar um gole do chá preto antes de colocar o leite, e meditar sobre aquele sabor rico, que acho verdadeiramente revigorante para as papilas gustativas.

Em seguida, retire o tipo de leite que você usa (eu pessoalmente gosto do leite de amêndoa). Despeje lentamente o leite no copo e observe a graduação da cor do preto ao marrom. Acho que observar como o chá muda de escuro para claro me lembra o sol nascente no início da manhã, e a luz começando a se espalhar pelo mundo à medida que a leveza se desenvolve em meu chá.

Agora você está pronto para beber sua cerveja. Certifique-se de beber devagar. Se tiver algum aroma, observe atentamente esse aroma antes de tomar o primeiro gole. Isso vai despertar o seu olfato (e despertar os sentidos é uma maneira maravilhosa de desenvolver a atenção plena). Em seguida, gradualmente, lentamente, beba sua xícara de chá, tomando o seu tempo para estar ciente dos diferentes sentidos envolvidos, como a sensação de calor do chá na boca e o sabor.

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Pessoalmente, gosto de beber meu chá de olhos fechados, respirando atentamente de vez em quando para me ajudar a atingir aquele estado de espírito “repousante, mas desperto”.

Ao todo, deve demorar cerca de dez minutos para terminar sua bebida. São dez minutos de meditação matinal que vão despertar sua mente e ajudá-lo a se concentrar – um estado mental perfeito para a manhã.

O bom dessa prática é que ela oferece quase todos os mesmos benefícios da atenção plena geral. Se você beber chá meditativamente, irá naturalmente desacelerar sua mente e entrar naquele estado de repouso em que seu sistema nervoso parassimpático entra em ação e você se sente relaxado.

Além disso, ao ficar atento aos seus movimentos enquanto prepara a bebida, você aumentará a conexão mente-corpo (todos os movimentos conscientes aumentam a conexão mente-corpo, não apenas ioga e tai chi). E fazer e beber chá desperta todos os cinco sentidos, que é um dos aspectos fundamentais da atenção plena.

É sempre bom lembrar que a atenção plena não precisa incluir meditação. Você pode estar atento ao fazer praticamente qualquer coisa. E se por acaso você não beber bebidas quentes de manhã, você pode sempre seguir o mesmo processo enquanto bebe água ou suco de laranja, ou tomando um café da manhã cuidadoso.

Tudo o que importa é que você encontre uma rotina matinal que faça todos os dias e a use como uma atividade de atenção plena. Isso treinará sua mente para estar atento pela manhã, para que você relaxe ao sair da cama.

Eu pessoalmente descobri que, bebendo meu chá matinal lenta e conscientemente, eu disperso minha ansiedade matinal, focalizo minha mente e estabeleço uma atitude positiva que me ajuda a ter um dia agradável e produtivo.


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