Como a bagagem emocional obstrui sua função cognitiva Escolha o cérebro

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O que você pensa quando ouve a palavra ‘bagagem’? Provavelmente, se você não estiver esperando na fila do controle de segurança do aeroporto, o prazo cause uma sensação de desconforto. Isso pode ser por uma série de razões. Talvez você tenha um amigo próximo ou um membro da família com uma bagagem emocional que os afeta negativamente ou que tem efeitos prejudiciais para as pessoas ao seu redor. Talvez seja porque você está ciente de seu próprio bagagem emocional, mas você ainda não a tratou ou não sabe por onde começar.

Em grande parte, isso ocorre porque o termo “bagagem emocional” é estigmatizado. Muitas vezes é usado para descrever os efeitos negativos que tem sobre nós, em vez do que causou a ‘bagagem’ – a raiz do problema – em primeiro lugar. Freqüentemente, abordar o problema básico da própria bagagem é igualmente estigmatizado porque, ao reconhecer nossa ‘bagagem’, admitimos para nós mesmos que, até certo ponto, nossa cognição ou função cognitiva precisa de reparo.

Reconhecer a bagagem emocional pode ser assustador, mas recusar-se a fazê-lo pode causar efeitos extremamente negativos em nossa cognição e funcionamento cognitivo. A “bagagem” em si é um conjunto de problemas que se acumulam e que apodrecem em nossas mentes porque não encontramos ou desenvolvemos maneiras de lidar com os fatores de estresse. Seja causada por ansiedade, tristeza, finanças, relacionamentos ou outros fatores, a bagagem emocional faz com que sejamos mentalmente destrutivos em vez de construtivos.

Bagagem emocional na tomada de decisões

O processo de tomada de decisão é freqüentemente regido por nossos sentimentos sobre a decisão em si, ao invés do puro intelecto. Isso nos leva a muitas vezes tomar decisões com base na emoção, ou como nos ‘sentimos’ sobre o resultado potencial das decisões que tomamos. Embora excluir a emoção desse processo possa potencialmente fornecer um resultado mais “objetivo”, evitar a emoção ou os sentimentos na tomada de decisões pode levar rapidamente a uma decisão míope ou à “paralisia da análise”. Na verdade, as pessoas com bagagem emocional muitas vezes nem percebem quando tomam essas decisões “objetivas”, em vez de permitir que suas emoções ajudem a direcionar seu processo de tomada de decisão. Isso ocorre porque as emoções e os sentimentos dessas pessoas são obscurecidos pelos problemas persistentes que sua bagagem lhes causa.

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Quando nos permitimos dar um passo para trás e ouvir o que nossas emoções nos dizem durante o processo de tomada de decisão, não apenas ouvimos a parte do nosso cérebro que nos diz o quão importante uma decisão e seu resultado podem ser, mas também começamos a reconhecer nossas próprias emoções. Ao fazer isso, podemos começar a separar os dois o que estamos nos sentindo emocionalmente, e porque.

Ao nos recusarmos a reconhecer nossas emoções – particularmente aquelas que causam certas limitações na mente subconsciente e nos mantêm longe de nosso verdadeiro potencial ‘- nós nos mantemos presos em um ciclo de auto-sabotagem.

Bagagem emocional na solução de problemas

Carregar nossa bagagem emocional freqüentemente nos faz construir barreiras invisíveis ao nosso redor. Por causa dos problemas de nosso passado que formaram a própria bagagem, dizemos a nós mesmos que esses problemas do passado formam quem somos: nossos hábitos, nosso comportamento e até mesmo nossa maneira de pensar e agir. Ao fazer isso, inconscientemente nos enganamos pensando que somos vítimas de nossa própria história, e não o herói. Isso, por sua vez, faz com que novos problemas que surgem em nossas vidas pareçam muito mais assustadores do que realmente são, e porque ainda não aprendemos como lidar adequadamente com nossas próprias emoções ou sentimentos, nos sentimos incapazes de lidar com esses novos problemas como bem.

No livro dela Doente preocupado: Liberte-se da preocupação crônica para alcançar a saúde física e mental ”A autora Karol Ward, LCSW, descreve a bagagem mental ou emocional como “a tendência de ruminar ou pensar negativamente sobre questões passadas ou atuais que não foram resolvidas”. Ela continua dizendo como aqueles com bagagem emocional geralmente manifestam a bagagem fisicamente em músculos tensos, dores de estômago ou dores de cabeça. De acordo com Ward, isso ocorre porque carregar bagagem emocional é, em muitos aspectos, semelhante a carregar uma sacola pesada cheia de nossos problemas conosco em nossa vida diária.

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Isso pode nos apresentar uma situação “Catch-22”: nossa bagagem em si é uma coleção de problemas do passado que encontramos, mas ainda temos que resolver e trabalhar no passado, mas a própria bagagem também inibe nossa capacidade de abordar e resolver problemas de forma construtiva.

Outras maneiras pelas quais a bagagem emocional pode afetar nossa função

Os exemplos acima são apenas dois exemplos de maneiras pelas quais carregar nossa bagagem emocional conosco pode impedir nossa cognição ou função cognitiva. Aqui estão algumas outras maneiras pelas quais a bagagem emocional pode se manifestar e / ou nos impedir:

  • baixa autoconfiança, felicidade ou entusiasmo
  • Aumento da sensação de ansiedade, raiva, depressão, medo ou solidão
  • Incapacidade de se concentrar no trabalho, paixões ou hobbies
  • Recusa em abordar ou falar sobre fatores de estresse ou gatilhos para si mesmo ou para outras pessoas
  • Falta de determinação ou compromisso com mudanças positivas na vida

Cura usando o “código da emoção”

Independentemente de como sua bagagem emocional se manifesta ou impacta sua vida, é importante lembrar que suas emoções e os sentimentos ligados a elas são válidos. É igualmente importante lembrar-se de que só porque essas emoções e sentimentos são uma parte de você, eles não necessariamente defina quem você é. Reconhecer nossa bagagem é o primeiro passo para o autoaperfeiçoamento consciente, mas o processo de abordar e curar por meio dessa bagagem é diferente para cada pessoa. Ao permitir-se identificar emoções e sentimentos ligados à sua bagagem emocional, você pode começar a transformar suas crenças autodepreciativas em sentimentos de auto-capacitação.

Uma dessas ferramentas é uma prática dupla, conhecida como “The Emotion Code and Body Code”, a mais recente inovação em cura bioenergética desenvolvida pelo Dr. Bradley Nelson. Os livros do Dr. Nelson pelo mesmo destacam o funcionamento mais refinado da mente inconsciente e sua relação com o impacto que eventos carregados de emoção em nossas vidas têm em nossa mente, corpo, hábitos, ações, cognição e muito mais. A abordagem do Dr. Nelson para a cura bioenergética foi adotada por centenas de praticantes de cura em todo o mundo, incluindo Aisha Ahmed de Ontário, Canadá.

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Aisha Ahmed, Praticante do Código de Emoções

Tendo adotado os métodos do Dr. Nelson em 2017, Ahmed começou a utilizar o “Código de Emoção” do Dr. Nelson para ajudar outras pessoas depois de sofrer várias perdas em sua vida pessoal. A dor e a dor de seus próprios traumas e perdas levaram Ahmed a começar sua jornada de autocura e, depois de sofrer uma dor debilitante nas costas após ter seu primeiro filho, Ahmed começou a utilizar o Código de Emoção do Dr. Nelson para liberar sua bagagem emocional e se libertar de a dor e o sofrimento para que possa cumprir a sua missão de ajudar os outros.

“Acredito que meu propósito é ajudar os outros a entrarem em liberdade e realização”, diz Ahmed em seu site, “para que possam sair de seu próprio caminho para servir de seu eu superior”. Desde a adoção de várias ferramentas de cura de reprogramação subconsciente, Ahmed passou a ajudar dezenas de outras pessoas a curar sua bagagem emocional ao longo da vida, acessando e conectando-se com sua mente subconsciente. O sucesso pessoal e profissional de Ahmed na utilização das ferramentas de cura do “Código de Emoção e Código Corporal” do Dr. Nelson ajudou-a tanto, de fato, que agora ela oferece sessões individuais para clientes em todo o mundo e também ao vivo gratuitamente curas através de sua conta no Instagram para seus seguidores experimentarem.


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