Alimentos fermentados e seu intestino: por que são tão bons para sua saúde Escolha o cérebro

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Você tem mais do que uma dor abdominal ocasional? Se você se pega cantando o jingle Pepto-Bismol na maioria dos dias, por que não considerar a adição de mais alimentos fermentados à sua dieta.

Você não precisa ir a uma loja sofisticada de alimentos saudáveis ​​para comprar ingredientes que parecem exóticos. Provavelmente, você tem muitos alimentos básicos na despensa e na geladeira. Aqui está o magro sobre alimentos fermentados e seu intestino e como eles beneficiam sua saúde geral.

O que é fermentação?

Você pode pensar no termo “fermentação” em associação com cerveja ou vinho. No entanto, esse método de preparação de alimentos remonta a milhares de anos – até 6.000 aC no Crescente Fértil.

Muitas pessoas fermentam alimentos para protegê-los da deterioração e de doenças transmitidas por alimentos. Em regiões com falta de saneamento, tais medidas permitem que as pessoas atendam às suas necessidades calóricas sem sofrer diarreia potencialmente fatal e vômitos de patógenos.

Você se beneficia dos frutos do trabalho deles hoje. Aqueles picles do tamanho de um lanche que fazem uma refeição conveniente tarde da noite ou uma adição crocante para o churrasco da sua vizinhança? Eles vêm preservados em salmoura e alho – nenhum pepino da seção de hortifrutigranjeiros ficaria fresco como um pote de pepinos.

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5 maneiras de alimentos fermentados ajudarem seu intestino

Como os alimentos fermentados ajudam seu intestino? Muito do segredo está nos prebióticos e probióticos. Qual é a diferença? Os probióticos são bactérias benéficas que existem naturalmente no intestino, mas você também pode consumir através da dieta.

Os prebióticos consistem na fibra com a qual essas criaturas microscópicas se alimentam, e você pode encontrar ambos em produtos fermentados. Aqui estão cinco benefícios para a saúde de obter mais alimentos fermentados em sua dieta.

1. Eles fornecem enzimas benéficas

Seus intestinos precisam de um equilíbrio saudável de enzimas para funcionar da melhor forma. Durante a fermentação, os microrganismos produzem esses fluidos para quebrar compostos complexos.

Seu corpo pode acessar biomoléculas simples essenciais para funcionar. Proteinase, amilase e catalase desempenham papéis cruciais para manter seus tubos funcionando sem problemas.

2. Eles encorajam bactérias saudáveis

Talvez a propriedade benéfica mais crítica dos alimentos fermentados seja que eles estimulam a flora gastrointestinal saudável. Mudanças em seu microbioma intestinal podem fazer de tudo, desde influenciar seu humor até causar crises dolorosas em pessoas com doenças crônicas.

Muitos dos neurotransmissores necessários para o funcionamento do humor saudável se originam nos intestinos. Os cientistas descobriram que as bactérias do intestino produzem dopamina, GABA e norefedrina, para citar alguns. Os desequilíbrios nessas substâncias podem gerar ansiedade e depressão.

3. Eles ajudam você a digerir

Como os alimentos fermentados produzem muitas das enzimas necessárias para a digestão e estimulam um maior desenvolvimento do intestino, você pode aliviar doenças como azia, inchaço e gases. Você pode ver que nossos ancestrais sabiam dessa propriedade, mesmo que eles não tivessem ciência para explicá-la.

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Por exemplo, na tradição do Leste Europeu, muitas pessoas consomem carne de porco e chucrute como parte de suas festas de fim de ano. A carne leva mais tempo para digerir do que muitas outras substâncias, mas eles precisavam da rica gordura para fornecer as calorias necessárias para vencer o frio. O repolho fermentado os ajudou a processar a energia tão necessária.

4. Eles mantêm suas fezes mais sólidas

Você manteve lenços umedecidos perto de sua cômoda antes mesmo do COVID-19? Se você costuma ter fezes soltas e aquosas que fazem uma bagunça, alimentos fermentados podem ajudar.

Como esses alimentos ajudam o intestino a produzir bactérias mais benéficas, o intestino grosso pode fazer seu trabalho com mais eficácia. Como resultado, você forma fezes que não são muito firmes para passar confortavelmente, mas mantêm a solidez.

5. Eles aumentam sua resposta imunológica

Hoje em dia, todo mundo se preocupa mais em melhorar a saúde imunológica. Comer mais alimentos fermentados pode ajudar.

Claudia Staubert e colegas da Universidade de Leipzig publicaram recentemente um estudo descobrindo que os humanos possuem um receptor em suas células que detecta metabólitos em alimentos fermentados. Ao fazê-lo, ele sinaliza para que o sistema imunológico comece a funcionar e os faça circular por todo o corpo, eliminando os patógenos.

Como obter mais alimentos fermentados em sua dieta?

Se os benefícios dos alimentos fermentados parecem atraentes, eles deveriam! Aqui estão cinco maneiras de obter mais dessas maravilhas em sua dieta.

  • Coma mais chucrute: Você pode fazer uma versão caseira e fermentar outros vegetais, como couve-flor e pimenta vermelha, se você não gosta de repolho sozinho.
  • Use o iogurte grego como molho: Quer um molho de salada simples que ganhe prêmios de sua família? Misture vinagre balsâmico, um toque de azeite, iogurte grego puro e ervas frescas da sua horta. Tem um gosto incrível e leva alguns minutos para fazer.
  • Beba kombucha ou kefir: Se você ficou intrigado com essas bebidas nas prateleiras dos supermercados, experimente. Eles não são muito doces e podem conter outras ervas benéficas, como lavanda e hibisco.
  • Misture um pouco de sopa de missô: O missô que dá nome à sopa homônima é uma maravilha fermentada.
  • Tente seu paladar com tempeh: Se você é vegan, este tofu fermentado tem um gosto mais defumado do que a versão normal. É um substituto ideal para os “assados” dos fumantes quando as férias se aproximam.
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Alimentos fermentados são bons para seu intestino e saúde geral

Os alimentos fermentados fazem maravilhas para a sua saúde física e até mental. Adicione mais à sua dieta hoje e colha os benefícios.


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