A verdadeira ligação entre o tempo de tela e a saúde mental Escolha o cérebro

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Com a introdução de telefones celulares, computadores, TVs e uma variedade de dispositivos eletrônicos adicionais, infelizmente, vem um aumento no tempo de tela!

Seja um adulto ou uma criança, nossa dependência de tais dispositivos aumenta a cada ano que passa. Portanto, não é exagero dizer que a maior parte do nosso tempo de tela normal se estende a várias horas por dia.

Mas, embora a maioria de nós considere esses aparelhos um complemento essencial para nossas vidas, está cada vez mais difícil contestar a ligação entre o tempo de tela e a diminuição da saúde mental.

O desenho e o poder da tela

Com todos os dados que você pode imaginar disponíveis no conforto da sua tela, a tentação de tais dispositivos eletrônicos é bastante clara.

Nunca antes todos nós tivemos tantas informações no século XXI. Todo o conteúdo, mídia e entretenimento que desejamos está prontamente disponível em uma única tela!

No entanto, com o tempo, isso significou que nossa capacidade de criar nosso próprio entretenimento diminuiu drasticamente. Compreensivelmente, nenhum de nós jamais deve ficar entediado novamente com a demanda online atendendo a todos os nossos caprichos.

Mas, com essa perda de criatividade, solidão e paciência vêm vários aspectos negativos. Notavelmente, muitos de nós agora não conseguimos nos separar de nossas telas ao longo do dia – até mesmo experimentando sintomas de abstinência quando o fazemos.

Como resultado, nossa dependência do tempo na tela começou a interferir em nosso bem-estar mental.

Como o aumento do tempo de tela afeta nossa saúde mental

Muito simplesmente, o aumento do tempo de tela contínuo afeta nossas necessidades humanas básicas. Este é um fato referido por muitos psicólogos renomados que testemunharam as consequências em primeira mão.

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O corpo humano é uma máquina que, para continuar a funcionar bem, precisa estar bem lubrificada.

Tanto em adultos quanto em crianças, isso significa:

  • Dormir e descansar bem
  • Ser ativo ao longo do dia
  • Comer uma dieta saudável e equilibrada
  • Interagindo socialmente com outras pessoas em tempo real

No entanto, quando qualquer uma dessas necessidades se torna desequilibrada, o tempo de tela começa a interferir no bem-estar. O culpado mais comum aqui é a superestimulação.

Isso significa que, em vez de dormir, ficaremos acordados até mais tarde assistindo a mais um episódio ou conferindo o último vídeo do YouTube.

Em vez de obter nossa dose diária recomendada de exercícios, sentamos na frente de nossas telas. Ou estamos deitados em nossas camas, sedentários por grande parte do dia.

Os lanches substituíram os alimentos saudáveis ​​para que possamos comer na frente de nossas telas. Ou comemos mais comida de conveniência, então passamos menos tempo nos preparando pelo mesmo motivo.

Mas talvez uma das questões mais problemáticas em relação à saúde mental é que não estamos interagindo com outras pessoas.

Para toda a comunicação eletrônica e gostos feito online, nós, humanos, somos criaturas sociais e ansiamos por um nível de socialização em tempo real. Isso é algo que uma tela não pode substituir.

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A ascensão do tempo na tela em um mundo em constante mudança

A realidade é que vivemos em um mundo onde muitos de nós precisam acessar telas como parte de nossa vida cotidiana. Além disso, com pandemias como a recente COVID, para muitos, a tela se tornou sua tábua de salvação.

Algumas pessoas descobrem que agora dependem apenas de telas para trabalhar, enquanto outras acham que as telas são seu único meio de comunicação com o mundo exterior.

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Infelizmente, também é justo dizer que muitos de nós, às vezes, achamos a vida atrás das telas um pouco mais segura. Isto é especialmente verdade para as crianças durante as férias escolares e para os adultos à noite.

Portanto, se quisermos garantir que mais tempo de tela não continue afetando nosso estado de saúde mental, eles precisam encontrar uma maneira de viver lado a lado.

Criação de um bom equilíbrio entre tempo de tela e estado de saúde mental positivo

A chave aqui é encontrar esse equilíbrio. Talvez falado tão rapidamente, mas mais difícil de agir, a perseverança aqui é vital. Isso significa procurar uma solução para criar um cenário mais saudável a longo prazo.

Inegavelmente, as telas são viciantes e, como humanos, todos nós temos tendências viciantes. No entanto, como qualquer vício, eles podem ser superados. Embora a ideia não seja eliminá-los totalmente aqui, você pode construir um equilíbrio saudável:

  • Reconheça seu vício em sua tela. Seja honesto consigo mesmo sobre o tempo que você usa uma tela. Observe quantas vezes sua mão alcança o dispositivo ao longo do dia. Registre o tempo gasto em seus aplicativos favoritos.
  • Reserve um minuto para reavaliar sua saúde e bem-estar geral. Você está cansado o dia todo? Sua saúde está sofrendo? Você percebe que está se tornando cada vez mais distante das pessoas ao seu redor?
  • Comprometa-se a fazer uma mudança. Por exemplo, se você acorda cansado todos os dias depois de passar horas assistindo a clipes no telefone a noite toda, desligue seus dispositivos antes de ir para a cama.
  • Tente encontrar outra forma de atividade para sentar ao lado do seu tempo de tela. Portanto, em vez de ler em seu dispositivo, pegue um livro físico em seu lugar. Quando você ficar tentado a percorrer seus feeds de mídia, saia e dê um passeio. Na hora do jantar, saia da tela e sente-se ao redor da mesa para comer.
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Ninguém pode negar o poder da tela e sua isca. Mas todos nós podemos reconhecer esse poder e decidir ativamente como equilibrá-lo para o bem de nossa saúde mental e bem-estar.


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