8 maneiras de gerenciar seu estresse do dia-a-dia Escolha o cérebro

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Mesmo que você não lute contra a ansiedade, quase todo mundo passa por períodos de extremo estresse. Se você não sabe como controlar o estresse, pode acabar usando mecanismos prejudiciais à saúde que podem dificultar o retorno ao seu estilo de vida normal. Se você está procurando novas maneiras de ajudar a controlar o estresse do dia a dia, aqui estão dez coisas que você pode tentar.

1. Evite estimulantes

Se seus dias estão se tornando mais estressantes, você pode considerar cortar o café. Se você fuma, também deve pensar em reduzir o consumo de cigarros. Parar de vez pode ser mais do que você pode suportar atualmente, mas até mesmo diminuir um pouco o uso deve ajudar. Embora possam parecer mecanismos de enfrentamento eficazes, a nicotina e a cafeína podem, na verdade, aumentar seus níveis de estresse e torná-lo mais irritado ao longo do dia. Em vez de se encher de café, priorize uma programação de sono saudável. Embora certos fatores de estresse possam fazer você desejar uma bebida no final de um longo dia, o álcool também pode piorar o estresse. Isso é especialmente verdadeiro se você acordar de ressaca e não conseguir realizar suas muitas tarefas durante o dia. Embora a medicação possa ajudar, geralmente há um período de teste e ajuste enquanto você descobre o tipo e a dosagem que funcionam para você. Por outro lado, o óleo CBD é fácil de encontrar e pode ser extremamente eficaz na redução dos efeitos da depressão e da ansiedade.

2. Pare de dizer “sim”

Alguns sentimentos de estresse elevado estão ligados a obrigações para com os outros. Se você tem pessoas que dependem de você no seu trabalho, em casa ou em seus círculos sociais, você pode sentir que precisa concordar com mais do que pode suportar. Nesse caso, é essencial que você defina suas prioridades antes de ficar sobrecarregado. Pode ser hora de dar um passo atrás e se concentrar nas coisas que são importantes para você, e apenas você. A autora Nora Roberts faz uma observação excelente sobre o malabarismo com as prioridades. Quando você tiver muitas bolas no ar, saiba quais são de vidro e quais são de plástico. Talvez essa tarefa importante no trabalho seja o vidro e você não possa se dar ao luxo de largá-lo. Enquanto isso, o voluntariado para a venda de bolos PTA é decididamente plástico, mas a brincadeira do seu filho que eles estiveram ensaiando durante todo o semestre é definitivamente vidro. Gerenciar o estresse é crucial para um estilo de vida saudável, então não se sinta culpado por recuar e reavaliar o que você pode controlar.

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3. Descansar

Quando você tem um monte de tarefas que precisam ser concluídas, o descanso pode se tornar apenas mais um item da sua lista. No entanto, se sua mente e seu corpo precisam de uma pausa, você não terá o melhor desempenho. O descanso é crucial quando você está fisicamente doente e deve ser considerado igualmente crucial quando você está passando por períodos de estresse extremo. Às vezes, afastar-se das coisas que estão causando estresse pode lhe dar uma visão mais objetiva dos problemas e desafios que estão causando sua ansiedade. Ficar um pouco mais distante pode ajudá-lo a chegar a soluções muito mais rápido do que faria de outra forma. Negligenciar o descanso por longos períodos de tempo pode levar ao esgotamento, caso em que sua eficiência cairá de qualquer maneira, o que pode causar ainda mais estresse. Pode ser difícil desligar o cérebro no início, mas reservar um tempo para relaxar pode ser a recarga de que você precisa.

4. Gerenciamento de tempo

Se você não tem estrutura para seu dia ou horário de trabalho, pode não estar trabalhando da maneira mais eficiente. Como resultado, você pode não estar vendo o progresso que esperava, o que pode causar mais estresse. Sem gerenciar seu tempo, você pode ficar mais sujeito a distrações. Para evitar isso, mapeie seu tempo com uma programação diária e semanal. Ao abordar essa tarefa, é fácil se deixar levar por toda a produtividade que gostaria de ter, mas tente ser realista. A planilha pode dizer que você tem 24 horas, mas você sabe quantas horas precisa para descansar. Você sabe aproximadamente quantas horas precisa dedicar ao tempo com a família e sabe que precisa programar buffers para emergências ou outras coisas que podem surgir inesperadamente, como problemas no carro. Você pode reservar alguns dias apenas para registrar como você gasta seu tempo, para ter uma ideia melhor de como realmente é sua programação atual. Depois de fazer alterações em como você gerencia seu tempo, siga-o o mais fielmente possível. Dessa forma, você não fica preso em nenhuma tarefa e evita as outras por engano. Depois de estabelecer uma rotina, você descobrirá que é mais fácil passar de tarefa em tarefa porque sua mente e corpo terão se ajustado, e você não precisará exercitar a preciosa força de vontade para passar para a próxima tarefa ou resistir rolagem infinita em seu telefone.

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5. Obtenha ajuda

Quando o estresse dificultar o funcionamento, não tenha medo de pedir ajuda. Isso pode parecer diferente para todos. Você pode estar assumindo tarefas demais e seus colegas de trabalho, fazendo mais. Talvez sua família não esteja contribuindo tanto para a casa, ou talvez você precise chegar a um acordo sobre como assumir menos responsabilidades domésticas à medida que aprende a controlar melhor o estresse. Freqüentemente, as pessoas em sua vida não saberão que você está lutando até que peça ajuda. Embora a redistribuição de tarefas possa tornar o gerenciamento do estresse mais fácil, às vezes não é suficiente. Se você está tendo problemas para controlar o estresse por conta própria, considere a ajuda de um profissional. Falar com um terapeuta pode ajudá-lo a identificar as fontes de sua ansiedade e como lidar com elas no futuro.

6. Identifique seus gatilhos

Se você sabe quais situações lhe causam estresse, pode fazer um trabalho melhor para evitá-las. Você pode não conseguir evitar todos eles o tempo todo, mas pode recuperar algum controle. Se um espaço de trabalho desordenado causar ansiedade pela manhã, reserve um tempo para arrumar sua mesa antes de sair à tarde. Se um determinado aspecto do seu trabalho causar mais ansiedade, você poderá alternar entre as tarefas para se sentir mais confortável. Se seu local de trabalho se tornar perturbador, tente usar uma sala de conferências vazia ou veja se você pode trabalhar em casa um ou dois dias por semana. É importante defender a si mesmo, especialmente quando se trata de saúde mental.

7. Exercício

O exercício tem sido elogiado por seus efeitos de aumento de humor, que podem fazer uma grande diferença se você estiver combatendo a ansiedade. Embora você possa não ter muita motivação para se exercitar quando sua agenda já está cheia, uma corrida rápida ou natação pode fazer uma grande diferença em como você se sente ao final do dia. Além disso, mover o corpo pode ser uma ótima maneira de permitir que seu subconsciente encontre soluções para os problemas que você está enfrentando no local de trabalho e na vida pessoal. Essa também pode ser uma atividade social que ajuda você e um amigo ou dois a atingir seus objetivos de condicionamento físico. O isolamento ou a solidão podem ter um grande impacto na saúde mental, então encontrar um grupo de caminhada ou companheiro de exercícios é uma maneira conveniente de matar dois coelhos com uma cajadada só. Embora uma academia seja boa, você não precisa de equipamentos sofisticados ou de uma assinatura cara para se exercitar. Existem muitas maneiras de usar o ambiente e muitas aulas estão disponíveis online ou em aplicativos gratuitamente.

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8. Use seus hobbies

Quando as coisas se tornam opressivas, uma grande fonte de alívio do estresse é dedicar-se aos seus hobbies. Quer você pratique tricô, dança ou alguma outra atividade, reservar um tempo para si mesmo pode aliviar muitos sintomas de estresse. Dependendo do hobby, você pode até ter um item pronto para mostrar para o seu tempo. No entanto, é importante que você não compare o seu valor com a sua produtividade, como está se tornando cada vez mais comum entre os indivíduos criativos. Se você se julgar com base nas coisas que faz, algo que você ama pode se transformar em apenas mais uma fonte de estresse, tudo porque você não abriu uma loja Etsy como aquela garota no Instagram. Não importa que você tenha apenas algumas horas por semana para se dedicar aos seus porta-plantas de macramê. Se você tende a cair nessa mentalidade, pode ficar melhor com o hobby que não resulta em um item físico de seus esforços. Uma boa alternativa é o voluntariado, uma vez que existem muitas maneiras de doar seu tempo e habilidades.

Durante as mudanças de vida e eventos globais sem precedentes massivos, praticamente todo mundo vai lidar com uma quantidade sem precedentes de estresse. Embora isso possa parecer inevitável, como você lida com esse estresse depende totalmente de você. Usando essas oito dicas e concentrando-se nas coisas que estão sob seu controle, você pode gerenciar melhor sua ansiedade e defender sua saúde mental de maneiras saudáveis ​​e eficazes.


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