6 maneiras de tornar sua dieta mais sustentável em 2021Escolha o cérebro

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Acabamos de ter a década mais quente já registrada, com 2020 sendo um dos anos mais quentes de todos os tempos. Infelizmente, não há indicação de que a mudança climática diminuirá na próxima década.

Estamos todos no mesmo barco aqui, e está em nossas mãos impedir que ele afunde. E tudo começa com alimentos, cuja produção é responsável por um quarto das emissões mundiais de gases de efeito estufa.

A boa notícia é que não cabe apenas aos governos e grandes produtores ajudar a reduzir o aquecimento global. Cada um de nós pode fazer algo para apoiar o meio ambiente – e a saúde humana junto com ele.

A Organização Mundial da Saúde vem enfatizando a importância de mudar nossos sistemas alimentares para a nossa saúde e a do planeta. Além disso, um relatório de pesquisa recente sobre O Futuro dos Alimentos identifica 8 megatendências para sistemas alimentares e nutrição mais sustentáveis, algo que cada um de nós poderia trabalhar em 2021.

Podemos começar comendo alimentos que são cultivados e processados ​​de uma forma que não prejudique o meio ambiente e passar para outras maneiras de fazer a diferença. Aqui estão seis dicas simples para tornar sua dieta mais sustentável e amiga do planeta em 2021.

  1. Use produtos regionais e sazonais

Quando possível, escolha produtos que estejam disponíveis localmente e sazonalmente. Por exemplo, se você mora nas regiões do Norte, procure vegetais sazonais como batata, abóbora, repolho, cenoura e muitos outros, em vez de comprar frutas exóticas que crescem no outro lado do globo.

Ao escolher produtos disponíveis regionalmente, você ajudará a reduzir a quantidade de combustível necessária para transportar seus alimentos por terra, mar e ar. E você vai votar contra a manutenção de estufas enormes que requerem uma quantidade imensa de energia e produtos químicos. Além disso, você evitará o consumo de produtos químicos prejudiciais usados ​​em produtos para mantê-los frescos por mais tempo.

Os supermercados convencionais podem oferecer a você praticamente todas as frutas e vegetais em qualquer dia da semana, o que torna sua oferta conveniente e competitiva. Para apoiar o meio ambiente e sua comunidade, considere comprar alimentos de agricultores e produtores locais, que estão constantemente competindo com grandes cadeias de supermercados.

  1. Limite as entregas de comida

A rápida disseminação de aplicativos de entrega de comida como Uber Eats, Grubhub, Wolt, Foodora e outros aumentou a conveniência – especialmente em tempos em que muitos residentes urbanos estão indo para casa devido aos bloqueios do COVID-19. No entanto, esses serviços têm pelo menos duas desvantagens significativas – eles aumentam o acesso a alimentos não saudáveis ​​e produzem muitos resíduos de embalagens.

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Com os serviços de entrega de alimentos oferecendo uma escolha cada vez mais ampla de refeições aos consumidores, é uma questão de escolha individual – buscar conveniência e economizar tempo ou priorizar escolhas alimentares sustentáveis. Se você acha que não pode parar de pedir comida por completo, tente fazê-lo com menos frequência ou escolha restaurantes mais “verdes” – por exemplo, aqueles que usam apenas embalagens de papel ou cozinham comida vegana.

  1. Mudar para uma dieta vegetariana ou flexitarista

Comer menos carne e produtos animais é uma das coisas mais simples que podemos fazer para salvar o planeta. A pecuária contribui com 18% das emissões de gases de efeito estufa produzidos pelo homem em todo o mundo – mais do que todas as emissões de transporte juntas. Além disso, é uma importante fonte de degradação do solo e da água.

As Nações Unidas nomearam 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Vegetais, destacando seu papel vital na nutrição humana e incentivando esforços para melhorar a produção sustentável e reduzir o desperdício.

Percebendo os impactos negativos da produção industrial de carne sobre o meio ambiente e a saúde humana e os aspectos éticos de comer carne, cada vez mais pessoas mudam para dietas vegetarianas ou veganas.

Nos últimos anos, um estilo de vida flexitarista ganhou reconhecimento, com cerca de um quarto dos europeus agora se identificando com essa tendência. A dieta flexitarista é menos rígida que o vegetarianismo. Implica optar por alimentos à base de plantas, como vegetais, legumes, nozes e feijão, e apenas ocasionalmente escolher carne produzida de forma sustentável.

Uma dieta flexitarista pode ser uma solução para pessoas que se dizem amantes de carne, mas ainda querem comer de forma mais saudável e “verde”. Você pode começar tendo dois ou três dias vegetarianos por semana e depois ver se consegue cinco dias vegetarianos consecutivos. Procure inspiração em aplicativos de receitas vegetarianas e veganas da moda.

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  1. Cultive ou escolha sua própria comida

Cultivar pelo menos parte dos alimentos que você ingere é uma maneira satisfatória de cuidar da sua saúde e da saúde planetária junto com isso. Mesmo se você não tiver um jardim ou um pequeno terreno, pode cultivar ervas, cebolas ou tomates na sua varanda ou dentro de casa. Dessa forma, você ajudará a reduzir a necessidade de produção, embalagem e transporte de seus alimentos, reduzindo o impacto ambiental. Cultivar alguns de seus alimentos também ajuda a reduzir despesas e evitar o consumo de produtos químicos adicionados às plantações cultivadas industrialmente.

Se você não gosta de jardinagem, considere procurar cogumelos ou frutas vermelhas. Ou procure fazendeiros que compartilhariam sua colheita em troca de alguma ajuda em sua fazenda. Alguns agricultores oferecem preços muito baixos por vegetais ou frutas vermelhas, se você vier colhê-los.

Outra opção é comprar safras e hortaliças direto dos agricultores. Não é segredo que os produtos ecológicos costumam ser mais caros nas lojas, pois têm padrões de produção mais elevados e não usam produtos químicos prejudiciais que prolongam a vida útil. Portanto, comprar diretamente dos produtores é uma forma de garantir a qualidade e a sustentabilidade de seus alimentos sem gastar muito.

  1. Compre menos bebidas engarrafadas

Você pode ter percebido que as garrafas plásticas de bebidas produzem resíduos em excesso – na verdade, os aterros sanitários dos EUA estão transbordando com 2 milhões de toneladas de garrafas de água descartadas. Mas você sabia que os líquidos estão entre os itens mais pesados ​​para enviar e muito combustível fóssil é necessário para fazer isso? Sem falar no enorme impacto ambiental da fabricação das garrafas.

A forma mais simples de substituir a compra de bebidas engarrafadas é usar uma garrafa recarregável e enchê-la com água da torneira ou filtro. Você também pode fazer seus próprios refrigerantes como kombuchá ou limonada ou suco caseiro.

  1. Evite embalagens descartáveis

Isso pode parecer uma dica não relacionada à dieta, mas hoje os termos alimento, lixo e embalagem estão intimamente ligados. Conforme descrito na recente pesquisa sobre megatendências de alimentos, é essencial que saiamos de uma “cultura do descarte” e em direção a uma economia circular que promova a reutilização, reparo e reciclagem.

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Mas eliminar o plástico não é tão fácil quanto parece, pois as embalagens de plástico podem prolongar significativamente a vida útil e evitar o desperdício de alimentos. Enquanto aguardamos novas soluções dos fabricantes de embalagens, já podemos escolher melhores alternativas para os plásticos descartáveis, por exemplo:

  • Compre alimentos a granel para evitar embalagens para cada item.
  • Escolha alimentos minimamente processados ​​ou mais refeições vegetais. Isso resulta em menos embalagens e resíduos.
  • Compre em lojas de lixo zero ou fabricantes que usam embalagens sustentáveis ​​como papel, embalagens recicladas ou mesmo embalagens comestíveis.

Grandes transformações começam com pequenos passos

Atualmente, quase metade da produção global de alimentos excede os limites ambientais da Terra.

Está em nossas mãos falar sobre as mudanças climáticas e tentar fazer o máximo que pudermos para apoiar a natureza e o meio ambiente. Mudar nossos hábitos diários e a maneira como consumimos os alimentos é um excelente ponto de partida. E dar passos de bebê é melhor do que não dar nenhum passo.

Imagine se todas as pessoas no mundo tentassem evitar o uso de bebidas engarrafadas de plástico ou pular pelo menos um ou dois pratos de carne por semana? Isso representaria um enorme impacto positivo sobre o meio ambiente. Portanto, comece com você mesmo e arraste outros para isso – seu planeta ficará grato!

Ieva Sipola é escritora e jornalista com mais de dez anos de experiência, principalmente em assuntos relacionados a produtividade e bem-estar. Entre seus outros empreendimentos, ela trabalha com o projeto de pesquisa sobre O Futuro dos Alimentos.


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