6 maneiras de ser mais corajoso e conquistar seus medos

6 maneiras de ser mais corajoso e conquistar seus medos
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conquistar seus medos

O medo é um sentimento terrível. Pode nos impedir de tentar coisas novas ou buscar o que queremos na vida. O medo afeta nossa digestão, nossos padrões de sono e nossa felicidade, e algumas das piores ações realizadas pelos seres humanos foram causadas pelo medo.

É difícil ser uma pessoa destemida, porque todos sentimos medo em diferentes estágios. Alguns de nós podem ser melhores em fazer algumas coisas assustadoras, mesmo que sejam aterrorizantes, como falar em público, pular de um avião ou mergulhar livremente. Às vezes, a sobrevivência pessoal e profissional exige encontrar coragem e enfrentar seus medos repetidamente.

O objetivo do medo, fisiologicamente, é ajudar-nos a manter a segurança e tem sido uma parte útil dos seres humanos desde os primeiros seres humanos que andaram na Terra. Faz parte da resposta muito importante de luta ou fuga que recebemos quando nos deparamos com uma situação perigosa, tornando-nos mais conscientes de nossos arredores e aprimorando nossos sentidos quando precisamos deles.

Isso significa que o medo não é uma coisa ruim, ao contrário do que muitas pessoas pensam. O problema é que, a menos que o geramos, o medo pode impedir-nos de viver a vida ao máximo e diminuir nossa felicidade e qualidade de vida. Pode afetar os relacionamentos, impedir nosso desenvolvimento pessoal ou profissional e atrapalhar nossa busca de novas experiências.

Quando você sente que não fez algo que realmente deseja, porque estava com medo, isso pode acabar com você e sua autoconfiança e criar arrependimento. A boa notícia é que existem algumas medidas que você pode tomar para superar seus medos e deixar de ter medo; na pior das hipóteses, essas dicas ajudarão você a superar qualquer obstáculo que o medo tenha colocado em seu caminho, mesmo que o medo ainda esteja presente.

"Uma vez que você se torna destemido, a vida se torna ilimitada."

1. Nomeie seus medos

Você não será capaz de apenas acordar e lutar contra seus medos; é um processo mais longo que isso. Se você se esforçar demais para enfrentar seus medos, corre o risco de tornar tudo pior. Em vez disso, o tempo é essencial e é fácil, passo a passo.

A primeira coisa que você quer fazer é nomear seus medos. Reconheça o que são e por que você tem os medos que tem, depois aceite-os. Isso é realmente mais difícil do que parece, porque pode ser difícil aceitá-los e perdoar a si mesmo por ter esses medos. A realidade é, porém, que ninguém no mundo é destemido e se precipita em todas as situações sem pensar duas vezes.

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Ao nomear seus medos, você está tirando parte do poder que eles têm sobre você. Anote ou conte a um ente querido sobre o que você mais tem medo, e você descobrirá que seu medo imediatamente parece mais gerenciável. Ao pensar em seu medo, você já pode começar a pensar em soluções para seu medo ou em como lidar com isso se for confrontado com ele.

Às vezes, o próprio ato de se dar permissão para sentir seu medo, afundar-se na emoção e na preocupação, é um passo importante para avançar. Você diz a si mesmo que pode sentir medo e preocupação, mas assim que parar, termina esse tipo de medo improdutivo e pode seguir em frente com sua vida.

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2. Entenda o tipo de medo que você sente

Como discutimos anteriormente, o medo foi útil para os seres humanos no passado, porque os ajuda a lidar com situações que podem ser arriscadas para seu bem-estar e sobrevivência.

O medo ajudou os seres humanos a viver mais, aceitando determinada situação e evitando outras. Existem diferentes tipos de medo que nossos corpos e cérebros experimentarão, desde o tipo de medo mais físico ao medo existencial mais complexo que é sentido intelectualmente.

É importante entender a diferença entre medos razoáveis, medos nascidos de situações que sabemos serem um risco para nossa vida e segurança e medos irracionais que não fazem sentido racional e não tornam sua vida mais segura, apenas mais complicada. por nenhuma razão. Alguns exemplos de medo razoável são o medo de altura, animais selvagens, perda do emprego e muito mais, enquanto exemplos de medos irracionais são palhaços, fantasmas e aranhas (na maior parte do mundo).

“Nós crescemos sem medo ao entrar em nossos medos.” –Robin Sharma

Entender se você está sentindo um medo racional ou irracional é um passo importante para controlar e, eventualmente, conquistar seus medos. A realidade é que o medo vem da incerteza. Quando estamos completamente certos de nós mesmos e de nossa capacidade de lidar com algo, fica muito mais difícil sentir medo. Também podemos dar um passo adiante quando olhamos para medos razoáveis. Embora possa parecer que você está com medo porque está julgando que algo é perigoso, o que realmente está acontecendo é que seu cérebro está recebendo sinais químicos de medo.

Esses sinais químicos podem realmente ser injetados, induzindo assim o medo artificialmente e provando que o medo é apenas uma reação química. É por isso que, à medida que envelhecemos, tendemos a nos tornar mais cautelosos e cautelosos com o mundo. Isso ocorre porque, quando envelhecemos, nosso cérebro processa substâncias químicas de maneira diferente, de modo que uma criança temerária pode se tornar um adulto cauteloso.

Para impedir que seu cérebro seja dominado por esses produtos químicos que o inundam quando você tem medo, inicie uma atividade que exija o uso de sua cognição. Esta é a ação em seu córtex pré-frontal, a parte racional do cérebro. Isso significa tentar resolver um problema, seja contabilidade, palavras cruzadas, e-mails de trabalho escritos ou qualquer outra coisa que use a razão e seja emocionalmente neutra. Isso pode ser tão simples quanto sentar em uma mesa.

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3. Pense no que você pode fazer sobre isso

O próximo passo é pensar no que você pode controlar sobre seu medo, mudar ou até evitar. De fato, é possível que seu medo esteja sugerindo um bom caminho a seguir com base em suas necessidades.

Por exemplo, se o seu medo gira em torno de estar em uma multidão, falar em público ou ter uma natureza competitiva, pense em uma carreira que você pode seguir ou em eventos nos quais pode participar que não envolvam esses aspectos da vida.

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Embora esse conselho de evitar coisas que o assuste nem sempre seja a melhor coisa a fazer, porque você não resolve seu medo ou o ultrapassa, às vezes não precisa mais fazer isso. Só porque você se sente desconfortável às vezes em uma determinada situação, não significa que você precise fazer uma grande mudança em sua vida.

A última coisa que você deve fazer para esta etapa é pensar se você precisa agir ou fazer algo a respeito do seu medo. Às vezes, faz sentido confiar na decisão que você tomou e manter suas armas. Também não é ruim receber um segundo conselho aqui para saber se você está no caminho certo com sua escolha de agir ou não.

Nem todos os medos são iguais. Alguns medos podem ser úteis, enquanto outros também não devem ser abordados, porque consomem energia inútil combatendo-os. Considere conversar com um profissional sobre o que você está passando, mesmo que seja apenas para obter uma opinião de um especialista sobre quão debilitante é o seu medo e qual o andamento do processo.

“Ser destemido é ter muitos medos, mas você pula de qualquer maneira.” –Taylor Swift

4. Saia da sua zona de conforto

Como já explicamos, você não precisa enfrentar e vencer todos os medos que tem, nem deseja fugir ou evitar todas as situações em que se sentir desconfortável.

O objetivo não deve ser o de tentar ser destemido, nem se proteger de qualquer possibilidade. Em vez disso, tente encontrar o meio feliz, respeitando a si mesmo e os limites que você sabe que possui, ao mesmo tempo em que está aberto a mudanças e crescimento pessoal.

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Para fazer isso, comece saindo da sua zona de conforto ocasionalmente, primeiro com medos menores e, depois de fazer isso algumas vezes, poderá enfrentar aqueles que são mais desafiadores e impedir que você viva sua vida. Podem ser coisas como fazer um pequeno voo perto de sua casa quando você tem medo de voar, ou experimentar um novo tipo de comida, ou até mesmo ir ao museu da natureza e aprender e observar alguns insetos e aranhas.

Ao sair da sua zona de conforto regularmente, você se permite a possibilidade de controlar e finalmente superar seus medos do desconhecido, familiarizando-se com algo.

"Não tenha medo de falhar. Tenha medo de não tentar.

5. Medite e solte emoções paralisantes

Alguns medos, como exploramos anteriormente, são mais irracionais e irracionais do que outros, porque são mais emocionais e psicológicos, em vez de terem a ver com o nosso bem-estar físico.

Esses medos, se não aprendermos a gerenciá-los, podem afetar negativamente nossas vidas, impedindo-nos de procurar os empregos ou promoções que desejamos, participando de novas e valiosas experiências e até conhecendo novas pessoas e tentando coisas novas.

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Esses medos podem vir da necessidade de perfeccionismo, de querer fazê-lo perfeitamente, apenas porque temos medo de falhar ou cometer um erro ao longo do caminho. O perfeccionismo, a ideia de que as únicas coisas boas ou dignas precisam ser perfeitas é geralmente uma qualidade pior do que pensamos. Pode ser a causa de muitos medos e nos impede de aprender um instrumento, praticar um novo esporte ou atividade ou ir a um determinado evento.

Uma boa maneira de deixar de lado os medos paralisantes e o perfeccionismo é meditar. Ao sentar-se quieto e limpar a mente, concentrando-se apenas na respiração ou em uma única palavra ou frase, você está essencialmente religando seu cérebro. Mesmo cinco minutos por dia podem afetar a função cerebral.

Se você não conseguir gastar tempo todos os dias fazendo isso, pode começar menor e apenas fazê-lo quando estiver com medo. Dê um passo para trás e pare por um momento. Concentre-se na respiração e encha seu cérebro com oxigênio. Você notará que é uma ferramenta muito eficaz para afastar o medo e ajudá-lo a controlar suas emoções.

Palavras-chave: Como superar o medo do fracasso

"Se você quiser vencer o medo, não fique em casa e pense sobre isso. Saia e fique ocupado. ”–Dale Carnegie

6. Abrace o desconhecido

Muito pode ser dito sobre o simples ato de abraçar as incertezas.

No final do dia, tudo se resume a uma decisão simples: permitir que a incerteza controle seus medos e, portanto, controle você, ou abrace-a como uma emoção emocionante que permite que você se desafie e solte seu aventureiro interior.

Dê a si mesmo todas as chances de sucesso e motive-se a viver todos os dias da melhor maneira possível, porque você não tem revezes ou a chance de reiniciar. É isso.

O medo pode nos controlar e enfraquecer, sim, mas também pode nos tornar mais fortes, mais resistentes e mais atentos. A escolha é sua, mas ajuda a saber que superar o medo e usá-lo como uma ferramenta, em vez de deixá-lo controlar você, é factível e não tão difícil quanto parece. Às vezes, basta lembrar que o medo pode realmente nos colocar em perigo e nos prejudicar.

Ao saber que o medo pode nos prejudicar, podemos aprender a superá-lo. Aceite-o, entenda-o e depois coloque-o de lado e siga em frente, entendendo que você pode revisitá-lo outra vez, se desejar.

Embora o medo seja incapacitante para alguns de nós e todos tenhamos certos medos racionais e irracionais, esses 6 passos podem ajudá-lo a administrá-lo e viver a vida ao máximo, em vez de se deixar envolver pelo medo. Esses métodos são experimentados e verdadeiros; portanto, da próxima vez que sentir os produtos químicos do medo dominando seu cérebro, saia da sua zona de conforto e esteja preparado para mudar sua perspectiva e sua vida para melhor.

Você não vai se arrepender, isso é certo.



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