6 Dicas de Saúde Mental Positivas para ficar em casa

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Com a maioria dos governos municipais e estaduais respondendo ao COVID-19 pedindo às pessoas que fiquem em casa, o mundo de repente se tornou muito menor.

Para as pessoas que já sofrem de depressão, o auto-isolamento pode ser devastador porque as força a ficar com seus próprios pensamentos. Para outros, o ato de desconectar-se de colegas de trabalho, familiares e amigos pode criar medo, o que pode levar diretamente à depressão.

Outros grupos vulneráveis ​​ao estresse pelo COVID-19, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), são idosos com doenças crônicas, crianças e adolescentes, profissionais de saúde e prestadores de serviços de emergência. Os indicadores comuns são dificuldade para dormir e se concentrar, alterações nos padrões de sono e alimentação e medo e preocupação com a saúde e a saúde dos entes queridos.

Os profissionais de saúde mental dizem que todos esses grupos precisam permanecer engajados e motivados para permanecer saudáveis, apesar das instruções para permanecerem em pé e não se afastarem muito de casa.

Aqui estão seis dicas para ajudar a gerenciar sua saúde mental durante o surto:

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  1. Seja criativo. Agora é uma oportunidade para explorar hobbies ou outros interesses que você nunca teve tempo no passado. Pintar, organizar fotografias de família, criar um projeto de arte, trabalhar em um projeto de escrita, pegar um instrumento musical novamente ou ter aulas on-line em qualquer coisa, desde codificação até xadrez, pode ajudar a manter sua mente ativa. Lembre-se, a solidão é um risco para a saúde pública. Se você já está se sentindo deprimido, o auto-isolamento pode aumentar esses sintomas. Mergulhar em uma atividade que produz um resultado tangível lhe dará uma sensação de satisfação e realização.
  1. Escutar musica. Não, não como música de fundo. Realmente ouça músicas que você amava quando jovem ou retire músicas que você sempre quis explorar, mas que não teve tempo de fazer no passado. Use fones de ouvido para se concentrar. A música clássica e a ópera são especialmente adequadas para esse momento – experimente diferentes compositores e períodos de tempo e use a música para relaxar e desembaraçar seus pensamentos.
  1. Vá lá fora. Não se apresse para o shopping ou supermercado. Em vez disso, como a atividade física é imprescindível para fornecer uma dose saudável de serotonina, caminhe pelo quarteirão, passeie pelo parque ou simplesmente pratique exercícios de alongamento no quintal e sinta um pouco de ar e sol. Fique perto de casa e mantenha um distanciamento social de pelo menos um metro e oitenta e cinco das outras pessoas. Caso contrário, termine o seu dia com uma atividade que ajudará o seu corpo a se esticar e a relaxar a mente.
  1. Conecte-se com velhos amigos. Procure pessoas do seu passado com as quais você não se conecta há muito tempo. Use o Facebook Live, FaceTime, Zoom, Skype ou outras plataformas digitais para passar um tempo com as pessoas importantes para você, desde a infância ou em empregos anteriores – ou até mesmo com membros da família que estiveram fora de contato. Certifique-se de que suas conversas não se concentrem apenas no surto. Fale sobre problemas reais e experiências reais. Faça dessas conversas oportunidades para praticar habilidades de escuta e organizar seus pensamentos para que você possa aproveitar ao máximo a conexão.
  1. Saiba mais sobre sua família. A maioria das pessoas tem pouco conhecimento da história da família, principalmente porque não tem tempo para pesquisar. Converse com as gerações mais velhas da sua família por telefone ou FaceTime e anote as histórias orais deles. Ouça as histórias deles e faça perguntas que possam levar a revelações sobre sua família que nunca compartilharam antes. Inscreva-se em sites de pesquisa de DNA ou vasculhe dados públicos on-line que você pode usar em sua pesquisa genealógica. Crie uma linha do tempo, compartilhe-a com outros membros da família e peça que preencham os espaços em branco.
  1. Sonhar Acordado. Muitas vezes, nunca temos tempo para sentar e deixar nossa mente vagar. Sonhar acordado não é para crianças entediadas na sala de aula, olhando pela janela. É algo que os adultos devem nutrir. Reduzir o estresse é um benefício óbvio, mas sonhar acordado também pode ajudá-lo a se tornar mais criativo, melhorar sua memória, tornar-se mais empático, alcançar objetivos ao longo da vida e simplesmente se sentir mais feliz com quem você é. Quando a epidemia de COVID-19 não for mais uma ameaça, você encontrará um renovado senso de si, que o ajudará a avançar e a voltar à vida cotidiana.
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Natalie Buchwald, LMHC é a fundadora e diretora clínica do Manhattan Mental Health Counseling. Como praticante de psicoterapia holística, a abordagem de tratamento de Natalie enfatiza a relação mente-corpo e é tanto experimental quanto pragmática.


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