5 meditações para superar a autoconsciência

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Meditações para superar a autoconsciência

O aumento da autoconsciência pode ser um problema sério. Pode nos impedir de relaxar, especialmente em situações sociais, e pode nos tornar hipercríticos.

Eu, pessoalmente, sofria de autoconsciência por anos. Nos meus vinte e poucos anos, sempre que socializava, sempre me sentia pressionado e minha mente era inundada com pensamentos como: “O que as pessoas estão pensando de mim?” e “Eu não me encaixo”.

Esses pensamentos e preocupações me impediram de relaxar em público e de desfrutar de qualquer tipo de vida social.

Então eu comecei a meditar. Meditar mudou completamente meu relacionamento comigo mesmo. Meditando, aprendi a observar meus pensamentos com atenção e a ser menos afetado pela autocrítica. Eu me envolvi tanto em meditação que agora, anos depois, sou professora de meditação e ajudo as pessoas a superar problemas com autocrítica.

A meditação é realmente um divisor de águas para as pessoas que são autocríticas ou excessivamente autoconscientes.

Meditando, desaceleramos a mente e aprendemos a ter consciência da autocrítica, para que ela não nos afete mais. Então, podemos ficar calmos com os outros e nos sentir bem consigo mesmos. Além disso, também podemos usar a meditação para desenvolver a auto-aceitação e o amor próprio também.

Existem cinco meditações em particular que podem ser muito benéficas para pessoas com níveis elevados de autoconsciência. Vamos dar uma olhada.

Use estas 5 meditações para superar a autoconsciência

1: Atenção plena

Mindfulness é a prática de focar a mente no momento presente sem julgamento.

Uma maneira de praticar a atenção plena é sentar-se em silêncio, concentrar-se na respiração e observar os pensamentos. Sempre que surgir um pensamento negativo ou de auto-julgamento, lembre-se de que é apenas um pensamento e nada mais. Isso o treinará a ser menos reativo aos pensamentos, de modo que, quando você sofrer autocrítica, não será mais afetado por ele.

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2: Bondade Amorosa

A Meditação da Bondade Amorosa (também chamada de “Metta”) é um método através do qual desenvolvemos pensamentos de compaixão, tanto para nós mesmos quanto para outras pessoas.

Executamos essa técnica sentando-nos em silêncio, com os olhos fechados e visualizando o envio de amor e bondade para outras pessoas e para nós mesmos. Também visualizamos outras pessoas enviando amor e bondade de volta para nós.

Isso treina a mente para ver as outras pessoas de maneira amorosa e nos faz sentir muito mais apoiados, para que não fiquemos mais nervosos com outras pessoas. Você pode aprender mais sobre esse método aqui.

3: Karuna

A meditação Karuna é uma meditação para compaixão. Tradicionalmente, está intimamente relacionado à meditação de bondade e amor que vimos acima e é realizada de maneira semelhante.

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A diferença é que, com Karuna, nos concentramos nas lutas de nós mesmos e de outras pessoas, e visualizamos ajudar a nós mesmos e aos outros de maneiras compassivas.

Pessoalmente, acho que esse método me lembra que ninguém é perfeito, que todos temos nossas falhas e que todos podemos nos apoiar.

Esse método me ajudou com minha autoconsciência, porque me tornou mais receptivo à compaixão dos outros, de modo que, mesmo quando eu estava criticando a mim mesmo, senti outras pessoas me apoiando.

4: Espelho-meditação

Esta é uma meditação potente para quem se sente constrangido com a aparência, o peso e outros aspectos visuais de si mesmos.

Para executar esta técnica, fique na frente de um espelho.

Comece a meditar em si mesmo.

Comece concentrando-se no seu cabelo. Quando você olha para o seu cabelo, você se sente crítico ou autocrítico? Nesse caso, observe atentamente esses pensamentos e diga o mantra “Estou bem do jeito que estou”.

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Agora, continue da mesma maneira que olha para o rosto, depois para o tronco, os braços etc., por todo o corpo.

Ouça qualquer pensamento ou autocrítica, lembre-se de que são apenas pensamentos e diga a si mesmo que você está bem do jeito que está.

Este método o ensinará a aceitar seu corpo, para que você não tenha mais consciência de seu peso, aparência ou outros fatores.

5: Meditar em público

Este será um desafio para as pessoas que se sentem constrangidas em público. No entanto, também será um divisor de águas absoluto.

Quando você está em público, pode ter pensamentos negativos sobre si mesmo e, naturalmente, deseja acalmá-los.

Quando eu era mais jovem, constantemente pensava em algo brutal sobre mim sempre que estava em um ambiente público, e esses pensamentos me impediram de socializar a tal ponto que eu sempre ficava sentado no canto da sala, cuidando dos meus próprios negócios. Então eu tentei essa técnica, e isso mudou tudo.

Para fazer essa técnica, sente-se em algum lugar público, mas também relaxe (como um banco de jardim), medite na respiração e observe a conversa interna.

Você pode achar que tem uma conversa interna negativa quando em público. Nesse caso, lembre-se de que o diálogo interno e os pensamentos existem apenas em sua mente e que eles não são importantes. Isso treinará sua mente para prestar menos atenção a pensamentos negativos e o ajudará a relaxar em ambientes públicos.

Eu pessoalmente usei essas técnicas de meditação para superar minha própria autoconsciência anos atrás. Eles me ajudaram a relaxar e a me sentir muito mais confiante em ambientes públicos.

Lembre-se sempre de que sua autoconsciência e autocrítica existem apenas em sua mente. Eles não são reais e não refletem você como pessoa. Quanto mais você se lembrar de que pensamentos negativos são apenas pensamentos, menos eles o afetarão e mais confiante você se tornará.

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Sobre o autor
Paul Harrison é professor de meditação em Hamilton, Ontário, Canadá, e criador do blog de meditação TheDailyMeditation.com

Fonte da imagem – DepositPhotos

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