5 maneiras de usar a atenção plena para gerenciar sua ansiedade Escolha o cérebro

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A ansiedade é, infelizmente, uma ocorrência comum para muitas pessoas. Para alguns, pode surgir como uma condição como o transtorno de ansiedade generalizada, enquanto outros podem experimentar a ansiedade como um sintoma de outra condição ou evento da vida. Estresse, situações sociais e outras pressões da vida podem causar ansiedade, e não importa de onde sua ansiedade possa surgir, é importante lembrar que seus sentimentos são válidos, não é sua culpa, mas existem maneiras produtivas de controlar sua ansiedade para ajudá-lo leve uma vida mais fácil e pacífica.

Mindfulness é uma ótima ferramenta para controlar a ansiedade. Mindfulness é definida como a prática de permanecer presente nas sensações, tarefas e situações ao seu redor. Isso pode ajudar sua mente a desacelerar e afastar-se do estresse e da ansiedade. Existem tantas maneiras de usar a atenção plena para controlar a ansiedade, e trata-se de encontrar soluções que funcionem para você e seu estilo de vida. Diferentes ferramentas funcionarão para pessoas diferentes – e embora a atenção plena não consiga resolver tudo, pode ajudá-lo em seu caminho.

1. Concentre-se na respiração

Os exercícios respiratórios podem dar a você algo tangível e físico para se concentrar em seu próprio corpo, o que pode ajudar a aliviar a ansiedade. A respiração profunda pode diminuir o ritmo de suas passagens, movimentos e frequência cardíaca para que você possa se sentir um pouco mais em sintonia com seu corpo e mente. Você pode simplesmente começar concentrando-se em cada respiração, uma a uma, e desacelerando a respiração, ou pode usar exercícios respiratórios projetados especificamente para ajudá-lo a se acalmar e se concentrar.

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Prolongue a expiração inspirando contando até quatro e expirando contando até seis ou oito é uma ótima maneira de sentir um pouco de calma. Outra ótima técnica é a respiração alternada pelas narinas, uma prática frequentemente usada na ioga, que pode ajudá-lo a desacelerar a respiração naturalmente e a encontrar um pouco mais de relaxamento.

2. Mexa-se

Embora a ioga seja uma ótima forma de exercício consciente porque envolve o corpo e a respiração, você pode encontrar presença e alívio em quase todos os exercícios ou atividades físicas que adore. Às vezes, a ansiedade vem junto com sintomas físicos, como dores no peito, tontura, tensão muscular e náusea. Embora cada um tenha sua própria maneira de lidar com essas coisas, às vezes pode ser gratificante suar concentrando-se em todas as sensações de força através de um treino que você adora.

Você pode até ser criativo em suas atividades entrando na natureza para uma sessão de alongamento ou uma corrida deliciosa. Concentre-se no cenário ao seu redor, em sua respiração e nos sentimentos dentro de seu próprio corpo.

3. Use técnicas de aterramento

Se a atenção plena é simplesmente uma ferramenta que você deseja usar para entrar em contato com o que está ao seu redor e limpar algum espaço em sua cabeça, por que não ir direto ao ponto? As técnicas de ancoragem ajudam você a se enraizar nas sensações ao seu redor, para que possa se conectar com o mundo físico. Uma das técnicas de aterramento mais eficazes e amplamente praticadas é o exercício de aterramento 5-4-3-2-1. Essa técnica envolve algumas etapas simples. Tudo que você precisa fazer é notar:

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  • Cinco coisas que você pode ver ao seu redor
  • Quatro coisas que você pode sentir
  • Três coisas que você pode ouvir
  • Duas coisas que você pode, você pode cheirar
  • Uma coisa que você pode provar
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Focar nessas coisas ao seu redor pode fazer maravilhas para centrá-lo quando você estiver se sentindo ansioso ou tenso.

4. Medite

Se você está procurando algo para sentar e relaxar, uma prática de meditação pode ser uma ótima maneira de incorporar a atenção plena em sua vida diária de forma intencional. Freqüentemente, sentar e meditar pode acalmá-lo e ajudar a controlar sua ansiedade no momento e em longo prazo, dando-lhe um lugar para deixar sua mente descansar e fazer uma pausa do mundo. Se você tende a ter problemas para sentar e se concentrar, pode empregar técnicas de respiração ou experimentar aplicativos de meditação para trilhas guiadas.

Muitos aplicativos de meditação e sistemas online oferecem meditações de áudio guiadas ou dicas para pessoas com ansiedade, para que você possa encontrar exatamente o que precisa.

5. Diário

O registro no diário é uma ótima maneira de permanecer atento aos seus pensamentos, sentimentos, emoções e eventos da sua vida diária. Isso pode ajudá-lo a fazer uma pausa para processar e desacelerar – colocar tudo na página para que você possa encontrar um pouco de paz. Você pode fazer um diário sobre alguns de seus pensamentos ansiosos para liberá-los ou pode se concentrar em outras áreas da vida sobre as quais gostaria de refletir.

É importante ser aberto e honesto em sua prática de registro no diário para que você possa realmente se envolver. Você não precisa escrever muito ou passar horas elaborando algo perfeito. Mesmo uma frase serve – isso é algo para fazer apenas para você.

Encontre um pouco de relaxamento

Embora a atenção plena não faça com que a ansiedade desapareça para sempre, ela pode acalmar a mente, centrá-lo no ambiente e ajudá-lo a controlar esses sentimentos de ansiedade para que possa processá-los com um pouco mais de facilidade.

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Jennifer Landis é mãe, esposa, escritora freelance apaixonada e a blogueira por trás do Mindfulness Mama. Siga-a no Twitter @JenniferELandis.


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