3 maneiras excelentes de se forçar a ser mais grato (e um pouco mais feliz)

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3 ótimas maneiras de se sentir mais grato (e muito mais feliz)

No final do dia, antes de fechar os olhos, respire fundo, aprecie onde está e seja grato pelo que tem. A vida é boa.

Muitos de nós temos familiares incríveis, amigos e outros entes queridos que nos amam de volta. Aprenda a apreciar que presente é esse. A maioria de nós tem boa saúde, o que é outro presente. A maioria de nós tem olhos para apreciar os incríveis presentes do pôr do sol, a natureza e a beleza ao nosso redor. A maioria de nós tem ouvidos para apreciar música – um dos maiores presentes de todos.

Podemos não ter todas essas coisas, porque não podemos ter tudo, mas certamente temos muito a agradecer. Até certo ponto, já sabemos disso e, no entanto, esquecemos. Isso acontece com o melhor de nós.

Às vezes, Marc e eu nos envolvemos tanto na próxima grande coisa que esquecemos de fazer uma pausa e apreciar o que temos e o que experimentamos, aprendemos e alcançamos ao longo do caminho. E a parte mais trágica disso é que nossa felicidade sofre um grande golpe.

Como seres humanos, quando não somos gratos pelo que temos, não somos capazes de ser felizes.

Este não é apenas um clichê de auto-aperfeiçoamento também. Está provado cientificamente. Por exemplo, Os pesquisadores de numerosos estudos de psicologia positiva (como este) dividiram os participantes do estudo em dois grupos e instruíram um grupo de participantes a refletir sobre as pequenas coisas pelas quais são gratos no final de cada dia, enquanto o outro grupo apenas faz a sua parte. rotinas normais. Depois de várias semanas, os dois grupos são entrevistados e fica claro que o primeiro grupo teve uma satisfação de vida consideravelmente maior do que o outro grupo durante esse período.

Por que isso acontece?

A explicação mais simples é que nos forçarmos a focar em pensamentos e ações relacionados à gratidão, independentemente das circunstâncias, ajuda nosso cérebro a desenvolver emoções positivas. Em um estudo notável, os pesquisadores pediram aos participantes que sorriem à força enquanto pensam em algo específico pelo qual são gratos. Eles descobriram que isso consistentemente estimulava a atividade mental associada a sentimentos e emoções positivas.

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O resultado final para a maioria de nós (apesar da depressão severa e de outras doenças mentais relacionadas) é bem claro: quando nos forçamos a ser gratos ao fazer da gratidão parte de nossas rotinas diárias, na verdade nos sentimos muito mais felizes.

No final, o segredo de ser grato não é segredo. Você escolhe ser grato. Então você faz isso de novo e de novo. Se você esquecer, comece novamente.

Existem, no entanto, três estratégias específicas de gratidão que Marc e eu frequentemente cobrimos com nossos alunos e clientes de coaching. Vimos essas estratégias literalmente fazer maravilhas para as pessoas na última década (e as praticamos também). Encorajo-vos a implementá-los, gradualmente, um de cada vez, em sua vida. E se você precisar de mais assistência, estamos aqui.

1. Pratique um ritual particular de gratidão à noite.

Aqui está um ritual de gratidão à noite super simples, de cinco minutos:

Toda noite antes de dormir, escreva três coisas que correram bem durante o dia e suas causas. Simplesmente forneça uma explicação curta e causal para cada coisa boa.

É isso aí. Gastamos dezenas de milhares de dólares em eletrônicos caros, grandes casas, carros de luxo e férias luxuosas na esperança de aumentar a felicidade. Esta é uma alternativa simples e gratuita e funciona.

Se você começar esse ritual hoje à noite, poderá estar olhando hoje muitos anos depois, como o dia em que toda a sua vida mudou.

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2. Pratique agradecer publicamente.

Embora a gratidão venha de dentro, a expressão pública de gratidão também é importante. Em seu livro mais vendido, "Authentic Happiness", o renomado psicólogo positivo Martin Seligman oferece algumas sugestões práticas sobre como fazer isso. Ele recomenda que ritualizemos a prática de expressar gratidão em cartas a amigos, familiares, colegas de trabalho e outras pessoas com quem interagimos em nossa comunidade.

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Marc e eu colocamos em prática essa estratégia de gratidão em nossas próprias vidas, ritualizando-a em nossa rotina matinal. Escrevemos um pequeno e-mail, mensagem de texto ou carta todas as manhãs para uma pessoa específica, agradecendo e elogiando-o pelo que fazem e que torna nossa vida um pouco mais brilhante. (Marc e eu desenvolvemos rituais de gratidão com nossos alunos no módulo “Felicidade e vida positiva” de Voltando ao feliz.)

3. Pratique refletir sobre as pequenas coisas pelas quais você é grato.

É bastante fácil lembrar-se de agradecer pelas coisas grandes e óbvias que acontecem – uma nova adição à família, uma grande promoção no trabalho, um avanço significativo nos negócios etc. Mas as pessoas mais felizes encontram maneiras de agradecer pelas pequenas coisas também. Reflita sobre esses pontos de mudança de perspectiva em um artigo que Marc escreveu há um tempo:

  • Você está vivo.
  • Você não dormiu com fome ontem à noite.
  • Você não foi dormir lá fora.
  • Você teve a escolha de quais roupas vestir esta manhã.
  • Você não passou um minuto com medo de sua vida.
  • Você conhece alguém que te ama.
  • Você tem acesso a água potável.
  • Você tem acesso a cuidados médicos.
  • Você tem acesso à Internet.
  • Você pode ler.

Seja honesto: quando foi a última vez que você ficou grata por simplesmente estar viva ou dormir com a barriga cheia? Mais especificamente, pense em todas as pequenas coisas que você experimenta – o cheiro de uma refeição caseira, ouvindo sua música favorita quando ela é lançada aleatoriamente no rádio, vendo um maravilhoso pôr do sol etc.

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Preste atenção e seja grato.

Na verdade, o humano mais rico não é quem tem mais, mas quem precisa de menos. Riqueza é uma mentalidade. Quer menos e aprecie mais hoje. E lembre-se, o melhor momento para se concentrar em agradecer é quando você não quer. Porque é quando fazer isso pode fazer a maior diferença. (Marc e eu discutimos isso mais adiante no capítulo “Felicidade” de 1.000 pequenas coisas que pessoas felizes e bem-sucedidas fazem de maneira diferente.)

Quanto a mim, estou encerrando este artigo com uma rápida nota de gratidão a VOCÊ:

Obrigado por ler este artigo e outros artigos em marcandangel.com.

Obrigado por fazer parte da nossa comunidade.

Marc e eu estamos realmente agradecidos por você estar aqui conosco. 🙂

É sua vez…

No momento, eu adoraria que você refletisse no # 3 acima …

Por que você é verdadeiramente grato por algo que você às vezes esquece de apreciar?

Você tem algum outro pensamento sobre gratidão para compartilhar? Gostaríamos muito de ouvir de você.

Deixe uma resposta abaixo.

Além disso, nossa próxima conferência anual Think Better, Live Better será realizada de 8 a 9 de fevereiro de 2020 em San Diego. Dez bilhetes com desconto para madrugadores ainda estão disponíveis hoje (enquanto durarem).



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