3 exercícios de terapia da natureza para ajudá-lo a viver no agora

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“A natureza é o melhor remédio para a serenidade. Paz. Calma. Quietude. É bom para o coração. ” ~ Karen Madwell

Eu estava procurando uma maneira de parar de ficar obcecado com o futuro. Eu passei minha vida adulta como um músico underground e foi maravilhoso em grande parte. A questão é que não era mais bom para mim.

Eu me sentia ansioso no palco. Eu me senti muito desconfortável com tantas pessoas olhando para mim. Eu tinha mudado como pessoa, e ainda assim continuei me esforçando para me apresentar, embora odiasse isso.

Você já fez isso? Você já continuou a fazer coisas que odeia porque se identifica fortemente com o que está fazendo? Se eu não fosse “um músico”, como sempre fui durante toda a minha vida adulta, então o que seria Eu ser? Parecia que eu não seria nada.

Ao brincar com vários novos projetos musicais, tornei-me cada vez mais ciente de que o que quer que fosse criativamente gratificante (se alguma coisa), inevitavelmente levaria minha mente a ficar obcecada, me enviando para um mundo de sonhos de cenários onde eu era o centro de tudo. Talvez seja por isso que continuei cantando: eu queria “ser algo especial”.

Na minha imaginação (que era extremamente ativa) cantar sempre me pareceu tão importante, e a cada show eu só me lembrava das partes divertidas (que eram muitas também, não me interpretem mal). Então, eu subiria no palco da próxima vez e pensaria: “O que estou fazendo aqui?”

A consciência de que estava deixando sonhos e fantasias ditarem minha vida não era profunda, era apenas um produto de ficar um pouco mais velho e pensar, eu realmente quero viver assim pelo resto da minha vida? Procurei maneiras de aproveitar o aqui e agora um pouco mais; maneiras de apreciar vida como estava realmente acontecendo, em vez de vários anos depois por meio de memórias filtradas, distorcidas e romantizadas.

Eu nunca meditei ou fiz nada que eu tivesse anteriormente desconsiderado como “lixo hippie”. Eu tinha lido algo sobre respiração consciente em algum lugar.

Eu não sabia nada sobre atenção plena, mas tive a impressão de que era algo que as pessoas de classe média faziam muito junto com a ioga. Eu não me identifiquei com aquela imagem. Não sabia que era simplesmente uma ferramenta para prestar atenção ao que está acontecendo.

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Então, um dia, concentrei-me em minha respiração enquanto caminhava no parque local com meu cachorro, Euro. De repente, tudo estava vivo. O mundo era simplesmente lindo.

Naquele momento, focando apenas no que eu podia ver e sentir, minha mente voltou ao básico, onde me lembro de quando era uma criança muito pequena. Os cabelos da minha nuca se arrepiaram (e de todo o meu corpo) e eu não conseguia parar de sorrir.

Vários melros desviaram seus olhos críticos e espasmódicos de debaixo de alguns arbustos, avançando em busca de minhocas e me olhando com cautela enquanto eu passava. Eu não apenas vi um pássaro e segui em frente. Eu vi estranhas criaturas aladas com bico que voam sobre esta terra – cantando, para inicializar! (Se os pássaros existissem apenas no mito e no folclore, eles fariam os elfos e unicórnios parecerem definitivamente enfadonhos.)

Caminhando pelo parque, eu estava em um êxtase calmo, sorrindo para tudo ao meu redor, ocasionalmente me perguntando se eu parecia estar tomando pílulas da felicidade (mas não me importando muito com o que as outras pessoas pensavam).

Não vi árvores e segui em frente. Eu vi seres de madeira, alguns deles centenas de anos mais velhos do que eu, crescendo do solo e exibindo folhas e pétalas subindo para o céu. Por que estávamos ali juntos, trocando gases, era um belo mistério.

Mais ou menos um ano depois dessa experiência, e outras semelhantes, percebi que o que estava praticando naquele dia era “ecoterapia” ou “terapia da natureza”, embora não soubesse desses termos na época. Desde então, treinei para me tornar um ecoterapeuta a fim de ajudar outras pessoas a encontrar essa incrível conexão com a natureza e, honestamente, isso é algo que eu nunca teria me visto fazendo cinco anos atrás.

De alguma forma, quando me tornei adulto, havia esquecido o que a natureza significava para mim quando criança. Acho que a maioria de nós está profundamente conectada à natureza quando crianças, mas nos distraímos facilmente dela à medida que envelhecemos. Eu não acho que eu seja único nesse aspecto.

Um dia, quando eu tinha sete ou oito anos, pude ajustar meu despertador para as primeiras horas da manhã. Fui ao parque local com um caderno e uma caneta para ver que animais encontrava.

Eu vi meu primeiro ouriço e me senti como se estivesse conhecendo um visitante de outra dimensão. Eu simplesmente não conseguia acreditar que havia essa criatura pontiaguda única na minha frente, vivendo de forma totalmente independente, continuando com sua pequena vida estranha em arbustos e sujeira. Ainda tenho um sentimento de admiração quando me lembro daquele momento, vendo-o enrolar no orvalho da manhã.

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Eu cresci como um bom garoto da cidade nos subúrbios de Liverpool, Inglaterra. De alguma forma, quando me tornei um adolescente, fiz o que muitos de nós fazemos e fiquei tão envolvido em ‘descobrir quem eu era’ que negligenciei o que estava acontecendo na Terra ao meu redor por décadas! Eu me diverti na maior parte do tempo, mas gastei muito do meu vida perdida na fantasiae vivendo em honra de alguma assim chamada ‘identidadeque eu esqueci o quão importante a natureza era para mim.

A Terra é um país das maravilhas. A diversidade da vida que encontramos a cada dia (e muitas vezes ignoramos) é estonteante. Criaturas que rastejam, voam e falam estão por toda parte. As cores vivas presentes em plantas gigantes que crescem a partir de pequenas sementes são simplesmente fantásticas (no sentido tradicional da palavra ‘temeroso’)!

Levei anos para me afastar confortavelmente de uma vida na música e fazer as coisas que estou fazendo agora. Acho que mudar nossa vocação na vida sempre vem com um certo grau de tristeza; nos apegamos e nos identificamos com as coisas que fazemos naturalmente.

A natureza me ensinou a gostar de não ser o centro das atenções, a simplesmente gostar de sentir que faço parte deste mundo lindo, e é tão alívio! Somos minúsculos e, ainda assim, miraculosos ao mesmo tempo. Não preciso fazer coisas que me deixem ansioso se tiver o controle para parar de fazê-las.

Mais sobre Ecoterapia / Terapia da Natureza

O termo “terapia da natureza” é usado alternadamente com o termo “ecoterapia”, mas eles se referem à mesma coisa. Em suma, a ecoterapia se refere a terapias e atividades que visam deliberadamente melhorar nossa saúde mental e bem-estar por meio da conexão com a natureza. É um termo amplo e abrangente.

Alguns ecoterapeutas podem ser psicoterapeutas qualificados que oferecem sessões de aconselhamento “ande e fale” ao ar livre, enquanto outros podem se concentrar em ajudar as pessoas a criar arte ou poesia inspirada na natureza. Alguns ecoterapeutas dirigem grupos de jardinagem, e ainda existem muitas outras abordagens! A ecoterapia é totalmente, 100 por cento algo que você pode fazer por si mesmo; na verdade, é muito simples!

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Para mim, pessoalmente, os exercícios de ecoterapia mais poderosos baseiam-se na atenção plena (foi esse tipo de trabalho que mudou minha vida e, portanto, devo me sentir assim)! Aqui estão três exercícios simples para tentar que têm sido incríveis para mim pessoalmente, e espero que eles ajudem você a encontrar uma conexão mais profunda com a natureza.

1. Olhe para o novo.

Faça uma caminhada em algum lugar que você vá frequentemente e preste atenção aos seus hábitos regulares. Observe seus hábitos de caminhada com atenção: como você costuma prestar atenção às mesmas coisas em seu ambiente sem percepção consciente. Deliberadamente, mude sua atenção para outro lugar toda vez que perceber que sua atenção está indo para um lugar habitual. Que coisas novas você nota ao seu redor?

2. Use seus sentidos.

Encontre um espaço ao ar livre onde se sinta confortável e seguro. Com os olhos fechados, concentre-se em seus sentidos, especialmente sintonizando sons, cheiros e a sensação do ar contra sua pele. Abra os olhos depois de alguns minutos e observe as cores e as paisagens ao seu redor. Como é? (Observe, se você tiver qualquer deficiência sensorial, basta ajustar a tarefa para funcionar da melhor maneira para você; este exercício pode ser eficaz com quaisquer sentidos que você use.)

3. Observe a natureza recuperando o espaço.

Faça uma caminhada pela cidade / cidade onde haja muito concreto e observe as ervas daninhas e as flores silvestres aparecendo no pavimento e nas paredes. Com que frequência você consegue identificar a natureza aparecendo pelas rachaduras? Qual é a sensação de notar isso?

A natureza não está separada de nós. Também fazemos parte da natureza e espero que esses exercícios simples ajudem você a sentir essa conexão. Se tudo mais falhar, simplesmente passe um tempo ao ar livre ou até mesmo abra uma janela se houver restrições para você sair de casa. Lembre-se de prestar atenção ao que está acontecendo lá fora!


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