11 atividades simples de construção de confiança para aumentar a auto-estima para adultos

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Construção de Confiança-Atividades-Impulso-Auto-Estima

Os adultos podem se beneficiar atividades de construção de confiança?

Imagine esta situação: um jogador profissional de basquete perdeu nove arremessos consecutivos. Ele tem a oportunidade de fazer sua décima tentativa. Sem hesitar ou duvidar de si mesmo, ele pula direto no ar e atira.

Desta vez, ele marca.

O jogador em questão não é outro senão Michael Jordan.

Jordan era famoso por manter sua autoconfiança, mesmo quando seu desempenho mais recente na quadra deveria lhe dar motivos para duvidar de suas habilidades.

A maioria das pessoas em situações paralelas – mesmo os executivos de negócios, políticos, acadêmicos ou artistas mais bem-sucedidos – não são imunes a momentos incapacitantes de insegurança quando são objetivamente confrontados com seu fracasso.

Estar confiante diante das adversidades não é simplesmente uma questão de abnegação ou auto-ilusão.

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Deborah H. Gruenfeld, psicóloga social americana e professora de Stanford, argumenta que "Superar … a dúvida começa com uma avaliação honesta das habilidades e deficiências e, em seguida, ficando à vontade o suficiente para capitalizá-las – e corrigi-las".

Gerenciar os medos, incertezas e ansiedades é, portanto, apenas parte do processo. Depende muito da capacidade de alguém eventualmente ter sucesso.

Se Jordan continuasse perdendo todos os seus arremessos subseqüentes no mesmo jogo e nos jogos seguintes – mesmo depois de fazer os ajustes e as modificações necessárias -, ele poderá decidir adotar uma nova estratégia de pontuação.

Embora a autoconfiança dependa do contexto, algumas pessoas parecem possuir a crença de que podem ter sucesso em uma ampla gama de atividades.

Não é impensável, por exemplo, que uma mulher seja simultaneamente confiante em seu papel de empreendedora, mãe, esposa, oradora, escritora, motorista, cozinheira e conversadora.

Essas pessoas são “naturalmente” ou “inatas” confiantes ou foram adquiridas com o tempo, a experiência e as circunstâncias?

A resposta provavelmente está algures no meio.

O sucesso atlético de Jordan como jogador de basquete pode ser atribuído em parte à sua altura excepcional (1,98 m) e uma predisposição genética ao atletismo – mas também aos muitos e muitos anos que ele dedicou ao treinamento e à prática.

Seus dotes atléticos não podem explicar por que ele se tornou o primeiro jogador bilionário da história da NBA por meio de suas bem-sucedidas atividades empresariais (os tênis Air Jordan da Nike são bem-sucedidos desde 1984; Jordan adquiriu o Charlotte Hornets em 2010).

11 atividades de construção de confiança para aumentar a auto-estima hoje

Construir e manter a confiança é uma busca ao longo da vida. Isso só se torna mais importante à medida que você assume responsabilidade sobre um grupo maior e mais diversificado de pessoas ao longo de sua vida.

Aqui estão críticas 11 atividades de construção de confiança para adultos que você pode seguir para iniciar um ciclo virtuoso de segurança aprimorada, resiliência emocional e desempenho aprimorado.

"Porque alguém acredita em si mesmo, não tenta convencer os outros. Como alguém se contenta consigo mesmo, não precisa da aprovação de outros. Porque a pessoa se aceita, o mundo inteiro a aceita. ”- Lao Tzu

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1. Prática e Preparação

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Em um artigo de 2015 para The Fader, o produtor vencedor do Grammy, Malay (também conhecido como James Ryan Ho) comparou as habilidades de dois artistas notáveis ​​com quem ele estava trabalhando – Frank Ocean (que tinha 28 anos) e Zayn Malik (que havia recentemente embarcado em carreira solo aos 22 anos):

“Pessoas como Frank, que estão em estúdios há anos e anos e anos desenvolvendo habilidades como compositores – (Zayn) têm feito isso no lado da performance. Isso é poderoso ali. Suas 10.000 horas ou o que quer que tenha sido investido como artista. Ele tem as ferramentas física e mental para entregar na hora do chapéu. ”

Tendo acabado de sair da popular boy band One Direction, Zayn estava indubitavelmente confiante em suas habilidades como vocalista (seja no estúdio de gravação ou na presença de milhares de fãs).

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Ele estava muito menos confiante, no entanto, em suas habilidades como compositor e artista solo, que tiveram que criar e vender sua imagem e narrativa. Escrever e gravar suas próprias músicas era um desafio completamente novo para ele.

Não há atalhos quando se trata de criar confiança em uma nova área. A prática realmente faz a perfeição.

Mesmo se você estiver confiante em suas habilidades, mais preparação só melhorará sua confiança e seu desempenho (o que reforçará ainda mais sua autoconfiança).

Por exemplo, um estudo publicado no Jornal do Pessoal de Estudantes Universitários constatou que o nível de confiança de um estudante universitário estava mais intimamente ligado à satisfação com seu desempenho acadêmico nos três anos anteriores.

A chave, então, é acreditar na sua capacidade de melhorar algo em que você não é bom inicialmente – e dedicar o tempo e o esforço necessários.

2. Leia livros de auto-ajuda

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A leitura dos livros de auto-ajuda certos pode ajudá-lo a aumentar sua autoconfiança, abordando questões específicas e gerais.

Alguns livros são direcionados a um público amplo, enquanto outros abordam desafios que podem ser mais aplicáveis ​​a um grupo específico de pessoas.

De Katty Kay e Claire Shipman O Código de Confiança: A Ciência e a Arte da Autoconfiança – O que as Mulheres Devem Saber (2014), por exemplo, foi escrito especificamente para mulheres de todas as idades.

O sucesso mundial de autores americanos como Stephen R. Covey (Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes) e Dale Carnegie (Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas) pode dar a impressão de que a popularidade do gênero de auto-ajuda é um fenômeno pós-Segunda Guerra Mundial.

Textos que oferecem conselhos positivos sobre o auto-aperfeiçoamento, no entanto, remontam à era pré-industrial, desde o Renascimento, a Idade Média, a Idade Média até os antigos gregos e egípcios.

Alguns desses textos antigos de auto-ajuda ainda são influentes, embora com leitores que seus autores jamais poderiam ter esperado.

Sun Tzu's A arte da guerra (5º século aC) é popular entre os empresários americanos. Por outro lado, o imperador romano Marco Aurélio ' Meditações (161-180 dC) é um best-seller na China contemporânea.

Os melhores livros de auto-ajuda não fornecem simplesmente informações e conselhos práticos; eles fornecem uma experiência terapêutica de leitura que permite lidar com suas inseguranças e ansiedades de maneira produtiva.

Os autores de autoajuda são surpreendentemente honestos e diretos sobre angústia, vergonha, culpa e autodestrutividade – emoções que muitas vezes permanecem ocultas e não reconhecidas na vida cotidiana.

Eles também servem como um lembrete concreto da capacidade humana de transformar. Esses autores foram malsucedidos, derrotaram e duvidaram de si mesmos. Seus livros detalham como eles superaram uma ampla gama de obstáculos para obter sucesso.

Com tantos títulos disponíveis, pode ser difícil decidir qual livro ler. Você pode navegar Seleção da biblioteca da Amazon para ver quais livros são mais relevantes para seus problemas com autoconfiança.

3. Faça cursos on-line

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Os profissionais que trabalhavam no passado ganharam uma sensação de segurança com os empregos na “tigela de arroz de ferro”. Trabalharam na mesma empresa durante toda a vida profissional, enquanto aguardavam ansiosamente os generosos planos de previdência que poderiam usufruir após a aposentadoria.

Na economia globalizada, altamente competitiva e disruptiva de hoje, esses empregos se tornaram uma raridade. A maioria dos profissionais que trabalham hoje deve mudar de emprego e indústria várias vezes ao longo de suas carreiras.

Enquanto isso, as taxas aceleradas de progresso tecnológico obrigam você a acompanhar várias inovações, mesmo trabalhando na mesma capacidade.

Uma citação de Lewis Carroll's Alice no Pais das Maravilhas captura o zeitgeist:

“Meu querido, aqui devemos correr o mais rápido possível, apenas para permanecer no lugar. E se você deseja ir a qualquer lugar, deve correr duas vezes mais rápido que isso.

A natureza do conhecimento e da educação está evoluindo com o tempo.

Plataformas de aprendizado on-line como Udemy, Udacitye Mindvalley todos oferecem ótimos programas. Se você precisa atualizar suas habilidades existentes, ampliar sua base de conhecimento ou explorar um novo campo (por exemplo, ciência de dados), essas oportunidades de ensino a distância são uma ótima maneira de aumentar sua confiança em um mundo cada vez mais complexo e exigente.

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4. Ajude alguém mais

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“Acho que comecei a crescer quando parei de pensar em mim e comecei a pensar em como posso ser útil para outras pessoas. O incrível é que, quando você ajuda alguém e vê um impacto positivo em alguém, isso lhe dá confiança. ”- Barack Obama

Às vezes, a melhor maneira de melhorar sua confiança é mudar sua mentalidade de "ser alguém" para "fazer alguma coisa".

O foco em como você pode ajudar outras pessoas ou contribuir com a comunidade em geral o torna mais consciente de suas habilidades existentes (e não das deficiências e deficiências percebidas).

O processo de fazer a diferença na vida de outra pessoa não apenas lhe dá satisfação altruísta, mas também afirma sua capacidade de causar impacto no mundo externo.

Os professores geralmente incentivam os alunos mais fortes a ajudar seus colegas que estão lutando. Ambos os alunos se beneficiam no processo; o aluno mais forte é solicitado a melhorar suas habilidades de comunicação, sociabilidade e compreensão do assunto.

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Da mesma forma, ser um mentor, guia ou modelo para as pessoas ao seu redor ajudará a desenvolver sua autoconfiança, seu senso de auto-estima, suas habilidades pessoais e a profundidade de seus conhecimentos relevantes.

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Você também pode desempenhar um papel fora da sua vida profissional ou doméstica, por exemplo, através de uma instituição de caridade, centro comunitário ou organização não governamental (ONG).

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5. Manter um regime de autocuidado

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Com isso dito, cuidar de si também é crucial para sua auto-estima e confiança.

Comer uma dieta bem equilibrada, exercitar-se regularmente e dormir o suficiente pode parecer prescrições clichê, mas sua resiliência emocional em situações estressantes e desafiadoras depende de uma boa saúde física.

Sua saúde também depende de boas práticas de higiene: tomar banho, escovar os dentes, trocar os lençóis, aparar as unhas etc.

Mesmo que você acredite que a confiança está "na sua cabeça", sua cabeça está finalmente conectada ao resto do seu corpo.

Depende do seu coração para obter sangue, dos pulmões para obter oxigênio e do sistema digestivo para nutrição.

Garantir que suas necessidades fisiológicas sejam atendidas diariamente é essencial para otimizar o desempenho físico e mental durante um longo período de tempo.

Você não precisa ser excessivamente competitivo em relação aos seus esforços de condicionamento físico. Andar de bicicleta, correr, nadar ou ir à academia duas a três vezes por semana é suficiente. Se você estiver procurando por regimes eficazes de exercícios em casa, consulte o curso de exercícios com pesos corporais de Felix Harder.

Tirar um tempo regular para relaxar, descontrair e desestressar também é parte integrante do autocuidado. Atividades como passear no parque, ioga, tai chi e meditação são formas eficazes de cultivar simultaneamente um corpo saudável e uma mente sã.

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Sua autoconfiança a qualquer momento é parcialmente determinada pelas percepções de outras pessoas sobre sua confiança.

Se aqueles ao seu redor sentir que você não está confiante, é mais provável que duvide de seus conhecimentos e habilidades.

A desconfiança deles, por sua vez, pode afetar negativamente sua fé em sua própria eficácia. É por isso que as formas verbais e não verbais de incentivo (por exemplo, aplausos, aplausos, expressões faciais afirmativas) podem ter um impacto no desempenho do público.

Mesmo que o que você está dizendo seja completamente preciso, quão você diz que pode ter um efeito significativo.

O tom e o tom da sua voz podem afetar a percepção do público sobre seus níveis de confiança. Os psicólogos observaram que aproximadamente 55% das mensagens são entregues através de sinais não-verbais, como a postura corporal e os gestos físicos.

Assim, você pode projetar uma imagem mais confiante e melhorar sua confiança interior, sendo mais consciente da sua linguagem corporal.

Isso envolve aperfeiçoar o aperto de mão, manter um bom contato visual com o público, conhecer as expressões faciais e gerenciar a quantidade de espaço pessoal entre você e as pessoas com quem está interagindo.

Sente-se ereto, dê passos largos e mantenha o peito alto. Evite cruzar os membros, agachar-se, mexer-se, esfregar o rosto ou cobrir os olhos e a boca.

Pratique na frente de um espelho ou de um amigo de confiança que possa apontar se você tem algum mau hábito corporal que esteja criando uma impressão de insegurança ou ansiedade.

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7. Emule vários modelos de função

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Your self confidence is often tested when you are placed into a new context or situation.

Getting promoted, for example, comes with additional authority, power, responsibility, a new set of social opportunities – and more scrutiny. You may have to oversee a different group of people and perform unfamiliar roles.

The logical response to the new situation would be to adapt your leadership style, social habits and body language accordingly.

Many people, however, tend to resist doing so as they grow older. Sticking to what is comfortable and familiar is common pattern – even when it does not produce favorable results.

The psychologist Mark Snyder has identified a psychologically distinct group of people he calls “chameleons”: individuals who can flexibly adapt themselves to new situations without experiencing imposter syndrome.

This does not mean that their innermost values are fluid and easily changed. They can, however, modify the way they talk, dress, carry themselves and interact with others according to the demands of the new context.

You might help that “copying” the habits of successful and influential people around you will compromise your authenticity and make you look like a fake. We all, however, have to find a balance between fitting in and standing out.

Even if you have years of experience in your field, it can be productive to look around you and emulate what successful individuals in other areas are doing. Observe how they think, speak and behave – and incorporate it into your sense of self if there is an advantage in doing so.

8. Enhance your Wardrobe

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Would you trust your doctor more if he or she was wearing a street jacket instead of the traditional white coat?

Its common to judge someone based on their appearance – especially within a professional setting. We expect lawyers and business executives to be suited, while those working in creative fields can appear more convincing if they have unique and eccentric styles.

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Your clothing can also affect your levels of confidence independently of how other people perceive you.

Wearing well-tailored clothes that flatter your figure helps to improve your body image and enhances your self-perceived intelligence, competence and efficacy.

This is why you might want to dress up for a phone interview – your choice of clothing for a particular occasion can affect the way you think, feel and speak.

Dressing well does not necessarily involve luxurious brands and hefty price tags.

Curate a wardrobe that enables you to work towards your goals and choose clothing items that work specifically for your physique.

Don’t settle for clothes that work for the job you currently have – look out for items that match the job you really want.

9. Ask for Assistance and Feedback

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Confident people can readily acknowledge that they alone cannot know and do everything.

Confidence is ultimately context-dependent; you will eventually find yourself in a situation where you lack the necessary knowledge and experience.

Admitting your ignorance or dependency on others is an indication that you are confident in your ability to learn – and your ability to evaluate the situation at hand. It is also a test of whether your level of self confidence is relatively independent of other people’s perceptions.

Acknowledging that you need help and asking for it will boost your confidence in the long run as you acquire the skills and expertise you need for other people. Here’s a great read: How Successful People Build Exceptional Professional Relationships

You should also solicit honest feedback from individuals you can trust to gain an accurate appraisal of the quality of your work and performance. Focus on what you can do and what you have done – but don’t lose track of what you also need to do to keep improving.

10. Face your Fears

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Jia Jiang became famous as an author and motivational speaker after committing himself to “100 Days of Rejection”.

Each day, he would make a random request from a stranger (e.g. “can I play soccer in your backyard?” ou “can I have a burger refill?”) as part of a larger attempt to grapple with his fear of rejection.

Jia’s project was motivated by the crippling fear of rejection that prevented him from pursuing his childhood dream of becoming a successful entrepreneur:

“It’s because every time I had a new idea, every time I wanted to try something new – even at work. I wanted to make a proposal. I wanted to speak up in front of people in a group. I felt there was this constant battle between the 14-year-old and the 6-year-old. One wanted to conquer the world, make a difference. Another was afraid of rejection. And every time, that 6-year-old won.” -Jia Jang, NPR

Determined to thicken his skin, he left his corporate job and embarked on a journey of transformation to conquer his fears and acquire hard-won wisdom along the way.

By now I’m sure you are determined to overcome your fears. Head over to this article where we shared effective strategies on how you can be courageous and conquer your fears.

You may not be afraid of rejection per se, but we all have fears that can hold us back and prevent us from pursuing our goals, dreams and desires.

Jia’s method of “conditioning” himself to face his fears on a daily, low-stakes basis can be a model for effective ways of overcoming other types of major insecurities and anxieties.

Map out a series of small and manageable challenges with a daily journal that you can take on each day. You will slowly acquire the courage and confidence you need to take on the larger and more existential challenge at hand (instead of delaying that confrontation to a more distant future).

11. Take Control of your Living Space

Confidence-Building-Activities-Take-Control-Living-Space" class="wp-image-8946" srcset="https://comportall.com.br/wp-content/uploads/2019/12/1576328419_250_11-atividades-simples-de-construcao-de-confianca-para-aumentar-a.jpg 768w, https://www.greatbigminds.com/wp-content/uploads/2019/12/Confidence-Building-Activities-Take-Control-Living-Space-300x200.jpg 300w, https://www.greatbigminds.com/wp-content/uploads/2019/12/Confidence-Building-Activities-Take-Control-Living-Space-696x464.jpg 696w, https://www.greatbigminds.com/wp-content/uploads/2019/12/Confidence-Building-Activities-Take-Control-Living-Space-630x420.jpg 630w" data-lazy-sizes="(max-width: 768px) 100vw, 768px" data-jpibfi-post-excerpt="Can adults benefit from confidence building activities? Here are 11 confidence building activities for adults that you can pursue to embark on a virtuous cycle of enhanced security, emotional resilience and improved performance." data-jpibfi-post-url="https://www.greatbigminds.com/confidence-building-activities/" data-jpibfi-post-title="11 Simple Confidence Building Activities to Boost Self Esteem Effectively for Adults" data-jpibfi-src="https://comportall.com.br/wp-content/uploads/2019/12/1576328419_250_11-atividades-simples-de-construcao-de-confianca-para-aumentar-a.jpg" src="https://comportall.com.br/wp-content/uploads/2019/12/1576328419_250_11-atividades-simples-de-construcao-de-confianca-para-aumentar-a.jpg

As with your clothing, the everyday spaces you live in can affect your confidence levels in subtle and powerful ways.

You can empower yourself on a daily basis by maintaining a clean, comfortable and attractive living and working space.

Researchers have also found that the presence of plants in offices can improve your concentration level, productivity, job satisfaction and perceptions of air quality.

Cluttered, disorganized and dirty surroundings, on the other hand, can subconsciously affect your mood and confidence levels.

The right items and decorations can also play a part in reminding you of your past achievements and keeping you aware of your strengths and future potential.

Think of your home and office as an extension of your self-image. By making the appropriate changes to your external environment, you can change your self-perception in the long run.

Did I Miss Anything?

Confidence is ultimately a lifelong work in progress. There is no single solution for building and maintaining it over time, but these activities offer some useful guidelines that can be applied selectively to your particular context.

Share in the comment below if you have any other confidence building activities that have helped you boost your confidence and self esteem. Share the link to your website and 🤚 high-five if you’re already started working on one of these ideas.



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