10 maneiras de se manter forte quando tudo parece estar dando errado Escolha o cérebro

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Se você está se perguntando se tudo vai dar errado em 2020, você está longe de estar sozinho. Este ano viu mais do que sua cota de sofrimento, e ainda não acabou. A ajuda pode nunca chegar – como você pode continuar?

É um desafio permanecer forte quando tudo parece estar dando errado. Embora as dicas abaixo não substituam o atendimento profissional, as circunstâncias financeiras e outras nem sempre tornam a busca por tratamento uma opção. Essas 10 práticas de autocuidado podem evitar que você vire quando os mares ficarem rochosos.

1. Respire fundo

Muitas vezes, você fica ansioso com os medos do futuro, não com o que está acontecendo no presente. Quando as possibilidades negativas se avolumam, pode parecer impossível se divorciar de pensamentos como: “Vou perder minha casa”.

Uma maneira de se centrar no presente e recuperar a perspectiva é concentrar-se na respiração. Experimente a respiração 2 para 1, em que você expira o dobro do tempo que inspira. Esse processo ativa o sistema nervoso parassimpático, que diz ao corpo para se acalmar.

2. Aprenda a PARAR

Sempre que se sentir negativo, você pode usar a técnica HALT para identificar se as sensações físicas contribuem para o seu humor. HALT significa fome, raiva, solidão e cansaço. Embora o método não afaste seus problemas, ele pode ajudá-lo a praticar o autocuidado necessário.

Pense no comercial do Snickers – você não é você quando está com fome ou estressado ao limite. Siga a dica e, embora você queira um lanche mais saudável do que uma barra de chocolate, atenda às suas necessidades. Escreva uma carta que você nunca planeja enviar para controlar a raiva ou tirar uma soneca se estiver cansado.

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3. Descreva o que você pode controlar

Incerteza. Alguma palavra na língua inglesa induz essa mistura de terror e exasperação? Por mais cansado que você esteja do termo, ele continua a abundar.

Escreva uma lista do que você pode controlar. Você não pode evitar demissões – mas pode tirar a poeira de seu currículo. Você não pode forçar o proprietário a não vender – mas pode investigar opções de moradias mais acessíveis que permitirão que você economize dinheiro e se recupere.

4. Liberte-se de coisas que você não pode

Se você é pai, provavelmente ouviu Elsa cantar “Let It Go” cerca de 1.432.634 vezes. Por que não aceitar o conselho daquela princesa gelada?

Você pode usar técnicas de atenção plena para liberar as coisas que não pode controlar. Uma vez que você encolher os ombros o peso de tentar mudar algo que você realmente não consegue tirar de seus ombros, você pode devotar mais energia àqueles que você pode influenciar.

5. Alimente bem o seu corpo

A ciência descobriu uma ligação entre sua microflora intestinal e seu humor. Especificamente, alterações na composição bacteriana do intestino podem influenciar transtornos mentais, autismo e doença de Parkinson. Quando você come as combinações erradas de alimentos, você joga seu microbioma, ou sistema de organismos intestinais, fora de controle.

O que você come pode, portanto, fazer você se sentir pior – ou melhor. Tente evitar alimentos que contenham farinha processada, já que a fabricação retira os nutrientes vitais com o farelo, como o magnésio.

Em vez disso, opte por alimentos como nozes, que são ricos em minerais. Algumas pesquisas asiáticas também sugerem que consumir mais peixe pode diminuir o risco de depressão.

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6. Obtenha algum movimento físico

O exercício é uma das melhores maneiras de melhorar o seu humor. O problema é que, quando você se sente deprimido, malhar se torna a última coisa que você tem energia o suficiente para fazer.

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Use este truque psicológico para começar – prometa a si mesmo que só precisa se exercitar por 10 minutos. Defina um cronômetro e pare quando ele disparar. No entanto, quando você começar a fazer essas endorfinas fluírem, provavelmente vai querer terminar o treino.

7. Diga não ao Nightcap

O álcool canta um doce canto de sereia quando você se sente deprimido – faça como Odisseu e amarre-se ao mastro. Recuse-se a deixar cair alguém em sua casa, se necessário, ou peça a seu cônjuge que tranque o armário de bebidas e esconda a chave.

A razão é que a bebida mexe com os níveis de seus neurotransmissores. Ele afeta a dopamina, o glutamato, o GABA – todos afetam o seu humor. Embora você possa temporariamente amortecer suas emoções, você se sentirá muito pior depois – e não por causa da ressaca.

8. Identifique sua rede de suporte

Quando tudo dá errado, você pode se sentir tentado a se isolar. “Ninguém se preocupa com meus problemas” e “todo mundo tem sua cruz para carregar” predomina em seus pensamentos.

Alcance mesmo assim. Seu sistema de apoio social pode lembrá-lo de seu valor intrínseco, independentemente do seu trabalho, moradia ou tamanho da carteira. Eles também podem lhe dar a perspectiva necessária para seguir em frente.

9. Realizar uma ação gentil

Parece irônico, mas a melhor coisa que você pode fazer quando se sente para baixo é erguer outra pessoa. Isso porque o voluntariado aumenta os níveis de serotonina e oxitocina, entre outros neurotransmissores. Todos eles resultam em um aumento de humor.

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Passe algum tempo socializando gatinhos em um abrigo de animais local. Pare e dê o troco do seu almoço para a pessoa que está segurando uma placa na esquina – sem julgar como eles podem gastá-lo. Se você tiver recursos, compre uma refeição para eles também.

10. Tente dormir mais profundamente

Você sabe o quão mal-humorado você se sente depois de virar e virar. Tente dormir o suficiente.

Se você achar que o fechar os olhos é evasivo devido à ansiedade ou depressão, procure ajuda. Se isso não for possível em suas circunstâncias, os remédios naturais às vezes podem funcionar. O chá de valeriana é uma boa opção, mas leva tempo para se formar em seu sistema – espere duas semanas. Pílulas anti-alérgicas de venda livre, como o Benadryl, levam alguns para a terra dos sonhos.

Use estas 10 dicas para se manter forte quando parece que tudo está dando errado

Quando parece que tudo está dando errado, permanecer forte pode ser um desafio. As 10 dicas acima podem ajudá-lo a ficar com os pés no chão quando o mundo parecer um ciclone tentando derrubá-lo.

Autoria:

Mia Barnes é a editora-chefe da BodyMind.com. Ela adora escrever sobre saúde e bem-estar com foco em tópicos de bem-estar mental. Ela espera que sua escrita incentive aqueles que a leem.


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