10 maneiras de desenvolver resiliência na sobriedade

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Sobriedade é um conceito que às vezes é mal compreendido e, uma vez incompreendido, a abordagem para a sobriedade pode ser aplicada incorretamente. Para alguns viciados em recuperação, a sobriedade se traduz em uma fase de miséria, e não como um tempo para melhorar a si mesmo física e mentalmente. Apesar de terem ido à reabilitação, essas pessoas ainda podem se retirar de suas emoções. Eles se tornam ‘resilientes’ e pouco receptivos às pessoas e coisas ao seu redor.

Eles se envolviam em interações sociais, mas sua aparência externa é principalmente uma fachada; por dentro, seus sentimentos são em geral reprimidos. Embora esses comportamentos possam ser interpretados como um mecanismo de enfrentamento durante a sobriedade, isso não compensa a resiliência necessária para permanecer sóbrio a longo prazo.

A adoção de uma abordagem tão problemática em sua jornada para a recuperação não ajudará sua causa. Em vez disso, é mais provável expor você a adversidades e estressores que podem derrubar o forte que você construiu contra o vício.

Sobriedade é um tempo para se reconciliar com a vida e a positividade nela. É um momento de realmente abraçar seus afetos e tornar-se emocionalmente disponível, aumentando assim seu progresso durante a recuperação. Mais ainda, é uma oportunidade para desenvolver uma forte vontade de alcançar seus objetivos.

Como a resiliência se relaciona com a sobriedade?

O vício é uma doença forte, e combatê-la requer muita vontade e determinação – exige resiliência. Em referência à recuperação de dependências, resiliência é a capacidade de um indivíduo adaptar um estilo de vida saudável e permanecer fiel à sua recuperação contra todas as probabilidades. Faz parte das estratégias de bem-estar emocional que um viciado em recuperação pode aprender durante a Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) na reabilitação de drogas abrangente.

Como posso desenvolver resiliência na sobriedade?

Segundo estudos psicológicos, existem três características aplicáveis ​​que uma pessoa sóbria deve possuir se quiser ser resiliente em sua recuperação.1 1 Para ajudá-lo em sua jornada para a recuperação, discutimos essas características (como as três primeiras) juntamente com outras abaixo.

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1 Aceite a realidade

A aceitação é o primeiro passo para ser resiliente. Você precisa entender e aceitar que a mudança é constante e se acostumar com a realidade atual. Agora, sua verdade é libertar-se do vício e ficar sóbrio. Para conseguir isso, você deve fazer sacrifícios e abandonar alguns hábitos antigos ao adotar e praticar os termos de um estilo de vida saudável. Ao aceitar a realidade, você colocaria consciente e subconscientemente sua energia para se adaptar a cada parte dela, desenvolvendo assim a resiliência no processo.

2) Acredite na causa

Você não pode lutar por aquilo em que não acredita. Se você acha que a sobriedade é um meio insignificante para uma vida saudável, seria difícil para você viver de acordo com seus valores. Ao acreditar e defender os valores da sobriedade e da vida saudável, você será capaz de fazer esforços conscientes para ser fiel à causa o tempo todo. Através de sua crença, você pode enfrentar quaisquer estressores e gatilhos que possam surgir diretamente.

3) Ser capaz e disposto a improvisar

Uma das maneiras mais rápidas pelas quais as pessoas voltam ao vício é deixar-se surpreender pelos desafios que enfrentam. Se você realmente aceita a realidade de ser sóbrio, também deve reconhecer as incertezas que possa enfrentar ao longo do caminho.

Faça uma anotação mental para não se deixar impressionar ou ceder a emoções ou gatilhos que podem levá-lo a se entregar. No entanto, você deve se preparar para manobrar essas instâncias de qualquer maneira possível, sem prejudicar você ou os outros.

4) Não tenha medo de tomar ações

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Mesmo que você tenha improvisado um meio de lidar com um estressor que representa uma ameaça à sua sobriedade, há chances de que você não o implemente. Alguns gatilhos surgirão em cenários que o fazem adivinhar sua abordagem à sobriedade. Por exemplo, quando os amigos com quem você costuma beber compulsivamente continuam chamando você para se juntar a eles para tomar um drinque.

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Você não deve ter medo de dizer não a essas ofertas, principalmente se isso o coloca em risco de recaída.

5) Torne-se mais tolerante

Você precisa tornar-se mais tolerante a dores ou desconfortos que possam surgir se você se aproximar da recuperação. Essas dores e angústias podem estar na forma de sintomas de abstinência, mas ceder a elas porque são insuportáveis ​​pode arruinar todos os esforços que você fez para permanecer sóbrio.

6 Crie marcos de sobriedade

Essa é uma abordagem que sempre ajudou os adictos em recuperação a permanecerem sóbrios. Ter um objetivo à vista aumentará sua resiliência na sobriedade e o ajudará a cumprir seus objetivos. Para cada estressor que encontrar, pense no objetivo à frente e evite-o.

7) Aprecie seu progresso

Como seres humanos, todos nós tendemos a proteger ou lutar pelo que apreciamos. Você deve aprender a reconhecer e celebrar todos os progressos que você faz com sobriedade, mesmo os mínimos. Ao fazer isso, você cria um forte formidável que o impede de voltar atrás.

Celebrar seu progresso em todos os momentos servirá como um lembrete futuro para não arruinar seus esforços para ficar sóbrio. Consequentemente, ajuda a resiliência à sobriedade.

8) Não mora no passado

O arrependimento não é um dos ingredientes da resiliência. A fixação em seus erros passados ​​causará um atraso no progresso que você está tentando fazer. Tais fixações desnecessárias provavelmente farão você se sentir horrível, reduzindo assim sua crença em si mesmo e no que está fazendo atualmente. Uma vez que a confiança se esvai, a resiliência na sobriedade pode ser comparada à luz minguante de uma vela, um pouco de brisa, e ela desaparecerá.

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9 Envolva familiares e amigos

Sobriedade não é uma jornada só para você; as pessoas ao seu redor também têm um papel a desempenhar. Apesar da probabilidade de querer lidar com as coisas sozinho, você também deve aceitar o apoio de pessoas que ama. Isso lhe daria um sentimento de pertencimento e a vontade de não desistir da sobriedade.

10) Inscreva-se em um programa de vida sóbrio

Para as coisas que você não pode aprender sozinho, você pode optar por aprender com especialistas. Ao escolher um programa de vida sóbrio ou aconselhamento virtual (considerando a pandemia), você aprenderá, entenderá e valorizará os princípios da sobriedade. Além disso, você pode escolher entre uma variedade de opções de terapia e aconselhamento, projetadas para ajudar os adictos em recuperação a desenvolver resiliência inabalável enquanto sóbrios.

Referências:

  1. https://www.psychologytoday.com/us/blog/ending-addiction-good/201501/recovery-and-resilience-connection

Emily é uma escritora de saúde e bem-estar que gosta das coisas simples da vida. Ela escreveu artigos para sites como Briarwood Detox e continua a espalhar educação e conscientização com seu trabalho.


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